19 maio 2012

Os meus pais - JÚLIA E RAÚL

Júlia e Raúl  em Portugal

1

2- A paixão do meu pai, pelos automóveis, é bem evidente nestas fotos.


Esse "bichinho" foi-me transmitido desde muito criança. Lembro com satisfação os ensinamentos do meu pai na condução e eu traquinas pegava no Suzuki Front da minha mãe, no Jeep Willys, etc. e lá punha aquilo a andar ....


A 02 de Setembro de 1973, com 11 anos de idade, participo numa Gincana automóvel de adultos, no Campo de Futebol do Recreativo do Cubal. O nossa grande amigo Amílcar Vinhais, na atribuição de prémios, ofereceu-me uma Taça que ainda a guardo com grande carinho. Não tenho fotos desse evento.
Se alguém as tiver , envie-me pf.



3-A entrada da casa os meus avós maternos Flórido e Irene.



4-Em Benguela (Capital de Distrito) na cidade das acácias rubras:


O BMW 3.0 CS , a minha mãe Júlia e eu.

O BMW,
numa imagem em que tomei a liberdade de utilizar da página
 Facebook da Paula Pinto da Cruz.
A viatura, nesta imagem, ainda não era propriedade do meu pai.

Rui Gonçalves (Ruca)

11 comentários:

fernando amaro disse...

RAUL
ADOREI O TEU BLOGH ,FIQUEI EMOCIONADO,EU SOU O JOSE FERNANDO PIRES AMARO FILHO DO SAPATEIRO EZEQUIEL,HOJE MORO NO RIO DE JANEIRO MAS A MINHA SAUDADE É MUITO GRANDE DO CUBAL E DE ANGOLA.
RECEBE UM GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS.
JOSE FERNANDO PIRES AMARO

Anónimo disse...

Ruca, é sempre BOM ver/rever o nosso CUBAL e os CUBALENSES!
ADOREI esta "viagem" no tempo!
Continua com este Blog, nunca somos muitos para recordar a terra que nos ensinou a sermos diferentes: CUBALENSES DE ALMA E CORAÇÃO!
Um abraço.
Anabela Borges

carlos cruz disse...

caríssimo Ruca:
Parabéns pela ilustre ideia de pôres os cubalenses em interacção. Há uma pequena diferença de idades entre nós, pois tu és de 62 e eu de 48 motivo porque talvés não te lembres de mim, conheci bem os teus pais,teus dois tios maternos e teus avós. Se bem me recordo o teu pai é sobrinho do sr. Gonçalves do bar Chipútia pai do Chico,pois bem: eu sou Carlos Cruz, morava por detrás do bar "SAGRES" do João Rodrigues. Voltarei mais tarde para um contacto mais alargado e por agora, aqui fica aquele saudoso abraço para todos os cubalenses e para todos que lá passaram. Para ti Ruca, um caloroso abraço de parabéns. Abraços aos teus pais, até breve..........!
Carlos Cruz

Rui - "Ruca" disse...

Meu Caro amigo Carlos Cruz,
Obrigado pelo teu comentário. Penso q me lembro de ti . Tudo o que disseste sobre mim e meus pais está correcto. Acho q o teu pai tinha uma camioneta... qdo estiver c/ com os meus pais falarei de ti. Vai dando notícias.. e participa tb no NOSSO blog. recebe um abraço nosso e uma vez mais obrigado pelo teu comentário. Ruca

Anónimo disse...

Caro amigo Ruca:
O Carlos Cruz a que te referes, é meu sobrinho (Calica)mais + ou - da tua idade, filho da minha irmã Ana E do meu cunhado Aurélio que moravam em frente ao Francisco Fontoura pai da Carmen. Eu sou filho de Carlos José da Cruz,que foi chefe da revisão de material do C.F.B.,sou neto do 2.º europeu a fixar residência no nosso querido Cubal, Teodoro José da Cruz, que aí havia chegado pouco depois do 1.º europeu Francisco Ferreira " que mais tarde ficou conhecido por "CATÔTO". Sou igualmente irmão do José Maria da Cruz e do Luís que foram torneiros do C.F.B., colegas do Brito marido da Dª Amélia Guerra,que foi minha professora na escola primária n.º 40, para quem mando um beijinho com muita amizade, não esquecendo a nossa veterana Dª Carmelina a quem deixo aqui um beijinho de iterna saudade.
Até breve Ruca e Cubalenses em geral.
"Carlos Cruz" cubalense de gêma.

Anónimo disse...

Meus amigos
Estamos falando de vários Carlos Cruz.
Podemos juntar o Carlos Alberto Cruz Alves(Calica) irmão do Emanuel,Teresinha,...filho do senhor Aurélio,neto de dona Filipa que morava por tràz de minha casa,e seus pais tinham o coméercio em frente do de meus pais com a boa mangueira,e a fazenda com larangeiras depois da ponte do rio Cubal. Ficando lá ainda comigo depois de 1975, o Emanuel,eu, o João Carlos,Camoço,Pinto,Horácio,vitorino,Vitor,Ernesto,Silvino,Fernando e outros amigos,nos divertimos bastante na minha loja. O Emanuel tocava bem a viola.Quanto à sua irmã Teresinha eu ainda fui beneficiado pelos seus serviços, nos registos centrais em Lisboa.
Quanto ao Calica tinha ido formar-se para Cuba, se a memória não me falha, já que a escola nesse tempo deixava a desejar em Angola.
Corrijam-me se estou em erro.
Um abraço a todos e boa continuação
Vosso amigo Meno Fontoura

Anónimo disse...

Se desejarem ver a Foto onde está o Calica assim como o seu irmão Emanuel desçam o "rato" até onde diz:ced. Fontoura, e é a 4°foto
Meno Fontoura

Anónimo disse...

Caro Meno Fontoura:
Começo por enviar um grande abraço para ti e para toda a tua família, com muita alegria por virtualmente vos ter localizado. Gostaria de revêr-vos a todos para assim estar mais perto do nosso Cubal. Ca dê os teus pais sr.Chico e DªAurora? dá-lhes lembranças minhas.
Pois bem Meno: eu sou o Carlos Cruz irmão da Ana Cruz e cunhado do Aurélio, sou filho do Carlos José da Cruz como já havia dito, e da velha Filipa Pilartes da Silva, sou consequentemente tio da Teresinha, do Emanuel, do Calica, da Helena, da Madalena,da Clarinha e Lélito, morava por trás de vocês e do João Rodrigues,por outro lado fazia frente com a Dªjúlia e com o Albano. Lembras-te de mim agora? É possível que sim. É claro que há vários Carlos Cruz, mas "MUANHA"? É este!...Os meus sobrinhos moram aqui ao pé de mim e fica aqui o convite formulado para uma visita que nos queiras fazer. O convite é extensivo aos teus pais e irmãos.
Aproveito agora esta ocasião, para deixar aqui o meus sentidos pêsames á família "Lago Bom" pelo falecimento da sua ente-querida Olíva, e dizer-lhes que acompanho sentimentalmente a sua dôr.
Um abraço Meno, e um candando a todos os Cubalenses.
Calos Cruz

Anónimo disse...

Amigo Carlos Cruz
Eu lembro-me bem, não somente de ti,Mas de toda a boa família a que pertencias.Onde estão os demais?
Os meus pais encontram-se em Genéve e lá vão indo com o peso da idade.A Carmen também vive em Gevéve e o Fernando Em Vila-Real.Eu embora trabalhe em Genéve vivo na França visinha.
Através deste blog tenho encontrado muitos conhecidos e amigos que nunca esperei voltar a vê-los.
Também quero expressar os meus sentimentos à família Lago-Bom.
Vosso amigo que vos manda um grande abraço.
Meno Fontoura

carlos cruz disse...

Caro Meno:
É bom demais saber de vocês e saber sobretudo que estão bem.
A minha mãe,minha irmã Ana e meu cunhado Aurélio, infelizmente já não estão entre nós faz tempo.
Os meus sobrinhos, depois que souberam deste nosso bate-papo, ficaram ansiosos pelo momento em que te poderão contactar. A Teresinha, está aqui na conservatória do Registo Civil da Baixa da Banheira,o Calica trabalha em Corunha (Espanha), o Emanuel trabalha aqui na Auto Europa mas residimos todos aqui na zona do Barreiro. os demais estão bons. Quando é que se dispôem a fazer-nos uma visita? Vinde que sereis bem-vindos. Um abração para os teus excelentíssimos velhotes e para os teus manos. Para ti aquele abraço...
Bem hajam a todos os Cubalenses e até breve.
Carlos Cruz

Anónimo disse...

Como disseste Carlos Cruz,é muita felicidade ter conhecimento da situação actual dos nossos amigos,e sobretudo saber que estão bem.
Os meus pais, assim como a Carmen, ficaram radiantes de saber de vós.
Imfelizmente temos também as notícias dos desaparecidos o que nos entristece bastante.
Sabeis alguma coisa da família Batalha? Eu quando vim ouvi dizer que o Mingo estava no ministério das pescas,quato á Tercia, Tante Pobre, Guto,Beijamin e da mãe deles não sei nada.Gostava imenso de saber.
Da mesma maneira se cá viereis teremos uma piroada igual ás nossas para lembrarmos a nossa terra.
Só não teremos as vossas mangas e as do sr.Batalha ou ainda as do Zé Duarte, mas...
Um abraço a toda a família e a todos os cubalenses de coração.