11 dezembro 2007

Pedro Domingos Jorge - Também um Cubalense

Em 11/12/07, Pedro Jorge <_________@___.com> escreveu:

Meu caro Ruca,
Antes de mais, quero agradecer-lhe a feliz iniciativa de criar este espaço no Google, pois através dele, abriu-se uma janela importante, para que, todos os filhos e amigos do Cubal, possam reencontrar-se neste, como noutros locais de convívio, e partilhar as boas recordações dos bons momentos que uma comunidade, como a vossa viveu nesta linda cidade. Por certo não nos conhecemos, mas também eu fui contagiado pela vossa forma de ser e de estar naquela terra, cumpri uma parte da minha comissão militar na cidade do Cubal, devo dizer que fiz aí muitos amigos, que não mais esquecerei. Cheguei ao Cubal, no início de 1969 passei aí oito meses, ia a todos os bailes, ao Recreativo e ao Ferrovia, não foram oito meses de tropa, mas sim de férias, sem descurar a minha missão como era natural. Para citar quem sou, tenho que dizer-lhe que era enfermeiro militar,e o meu nome era Jorge, mas se ao fim de quase 40 anos não lhe citar as pessoas com quem mais convivi, ficará a saber o mesmo porque passaram muitos anos. Apesar de ter conhecido praticamente todos, havia os que falava-mos todos os dias, como por exemplo; o senhor Júlio e a D. Felismina do Café Tipóia, as filhas, Mira e Lénita, o irmão Júlio, a Olguinha Santos os pais,o senhor Sampaio fotógrafo a esposa e a filha, a Irene as irmãs Nela e Milú os pais, o senhor Padre José Ribeiro, o senhor Silva do Carivéra, a Professora Giza e os pais, o senhor Beja da C F B, o senhor Santos da Escola de Condução, a Nela do Rádio Clube, o Senhor Ferreira da Silva da Rádio de Benguela, o Pastilhas da Farmácia, o Telmo, o Pires, o Cravo e muitos outros que após 40 anos vão passando da memória. Por tudo isto, não podia deixar de ser um amigo do Cubal, curiosamente visitei este ano o Convívio dos Cubalenses no Luso, gostei imenso reconheci muitos dos participantes, não há duvidas de que é uma comunidade muito especial de uma Cidade muito especial, deixo-lhe aqui expresso o meu voto de continuidade para espaço que acredito vá crescer pois, conheço o vosso espírito e a vossa forma de estar, deixo também um abraço fraterno a todos os Cubalenses, no futuro, virei ao sítio todos os dias e em breve enviarei algumas fotos alusivas ao tempo que por aí passei Ruca, um grande abraço deste intruso, que certamente não conhece.« Força».
Pedro Domingos Jorge
----------------------------------------
Meu Caro Pedro Jorge,
A forma sensível como descreve a sua passagem pelo Cubal, revela muito de si, revela muito a amizade que tem por aquele local e pelos cubalenses que conheceu e a marca que aquela Cidade lhe deixou de forma indelével.

Bem haja meu caro amigo em reunir-se a esta comunidade, revelando o seu precioso testemunho. Espero /esperamos a sua colaboração na medida do possível, com o envio futuro das fotos ou outros testemunhos, para que possamos todos lembrarmo-nos uns dos outros, e recordar a nossa Cidade. Não se considere um "intruso", considere-se um CUBALENSE !

Receba um abraço com amizade e agradeço as palavras simpáticas sobre o blogue

Rui "Ruca"

2 comentários:

Anónimo disse...

Caros e amigos Cubalenses
É logico que seleccionei a minha identidade como "anónimo", tenho algumas razões para isso, mas adiante.Tenho imensa pena de não poder participar ou melhor de nunca ter participado dos espaços que nos são concedidos pelos meus grandes amigos Cubalenses, mas não sou muito dado a convivios.Por acaso descobri aqui este Blogue, que por não ser diferente de outros sempre tem a iniciativa de uma outra pessoa que não o Henrique que tanto tem puxado por estes espaços, mas com muito pouco proveito. Mas ele é um lutador e um grande Cubalense. Mas como ia a dizer temos então outro filho da nossa querida terra a tomar uma iniciativa feliz, aliás como todas as outras do nosso Dr.Henrique. Esta é também uma pequena introdução sómente a dar os parabéns ao amigo Ruca. Prometo que vou continuar a dar a minha contribuição. Tenho pena mesmo é de ter vivido quase 30 anos naquela linda terra e não ter uma unica foto para aqui colocar. No entanto prometo que vou tentar escrever algo que tenha algum interesse para este espaço.
Um abração para o amigo Ruca.

Rui - "Ruca" disse...

Antes de mais, meu caro amigo "Cubalense anónimo", sê bem vindo ao nosso convívio virtual, ao nosso espaço. Respeito o facto de não se identificar e compreendo que terá, certamente, razões para isso. Fico-lhe grato pelas amáveis palavras proferidas a meu respeito, que me incentivam a continuar.Obrigado!.
Tem sido um facto a colaboração preciosa de tantos Cubalenses que amam aquela Terra. Os que refere, e muitos outros que me têm dado o apoio que não me canso em pedir e agradecer. Só mesmo com a contribuição de todos este blog continuará. A esperança é que o mesmo continue, como alguém disse, a ser uma "portada aberta para todos os cubalenses" e continue a colaboração de todos onde o meu amigo está naturalmente incluído. Se pretender manter o anonimato, apesar de eu não o incentivar, poderá mesmo enviar-me um email com o que entender. Se for sua intenção, salvaguardarei sempre a sua identidade, assim como tenho feito às pessoas que me têm pedido, nomeadamente no que diz rrespeito a dados pessoais, contactos etc..
Uma vez mais, Obrigado e apareça sempre. Um abraço com amizade. Ruca