31 janeiro 2008

Cubalenses


Cubalenses


Cubalenses


29 janeiro 2008

Cubalenses


Testemunhos


Behar Bidasoa é uma ONG que desde 1997 "está enviando anualmente tres o cuatro contenedores de ayuda humanitaria" para o Cubal.

O amigo do Cubal, Jesús Laguardia, autorizou-nos a partilhar as fotos dos seus "Cuadernos de viaje" ao Cubal. São testemunhos importantes da passagem daquela ONG pelo Cubal e Missão das Irmãs Teresianas e que irei publicar, no futuro próximo.



data 29/01/2008 19:49

Buenos días Rui Gonçalves !!

Ha llegado a mis manos tu email, referido al cuaderno de viaje que escribí a raiz de mis estancias en Cubal.Por mi parte puedes utilizar todo lo que te perezca del mismo. No hay mas interes en el mismo que hacer algo por el bien de los habitantes de aquella ciudad.

Nosotros, desde Irún seguimos en contacto con ellos y ayudandoles en lo que está en nuestras manos. El año 2007 hemos enviado 3 contenedores de ayuda con vehículos, maquinaria agrícola, equipamientos, material médico, ... y apoyo financiero para algún proyecto.Estamos contentos de formar parte de lo que pudieran ser "los amigos de Cubal", siempre que sea en beneficio de sus gentes.

Un cordial saludo. Jesús Laguardia.

Cubalenses

Cubalenses

27 janeiro 2008

Pôr do Sol único

Quem não se lembra do por do sol angolano ?

Notícias recentes

Gás de cozinha mais acessível - 22-01-2008
As populações dos municípios do Caimbambo, Cubal e Ganda, já não vão percorrer grandes distancias para a aquisição do gás de cozinha.
A Direcção Regional Oeste da Sonangol está a instalar uma esfera de gás no município do Cubal, com 150 metros cúbicos e uma capacidade de enchimento de 3000 mil botijas por dia.Os trabalhos de instalação avançam a bom ritmo e o administrador do Cubal, Veríssimo Sapalo, estima para quatro meses a conclusão das obras.

Cubalenses


Equipa do Recreativo do Cubal

Os 12 + 1 magníficos


Curiosidades


26 janeiro 2008

Cubalenses

1. Local: Igreja do Cubal. Data: 14 de Outubro de 1962
Esta retirei-a do álbum de fotos do meu baptismo.
Para já, não vou colocar qualquer menção aos ilustres convidados.
É uma surpresa aos mesmos. Pode ser que se reconheçam.

Convite

A partilha dos nossos testemunhos, está a dar os seus frutos.
Neste mapa, poderemos perceber a dimensão e a visibilidadade que estamos a ter por este Mundo fora. Os pontos a amarelo indicam de onde têm visto o nosso blog.
Não é este também um incentivo à maior participação de todos ?
Caro amigo.
SÓ COM A AJUDA E PARTICIPAÇÃO DE TODOS, PODEREMOS TER UM BLOG ACTUALIZADO, COM TESTEMUNHOS.
Participa, enviando testemunhos sobre o Cubal e Cubalenses.
Vamos partilhar emoções !
Saudações /Ruca

Cubalenses

11- Pires, quando trabalhava no Rádio Clube.
12- Futebol de salão. Equipas do Ferrovia e Recreativo
13. As meninas do Calenguer.

Manuel e Isaura - Pais do Fernando Henrique Pires

09.
Meus Pais, Manuel e Isaura ( Saudosos.)

Cubalenses

06- São, Toneco, Zé, filho do Loureiro, e filhos da Anita Valadas e Lirio
07- Toneco, e Xico Valadas num show particular
08- Gina Valadas, Toneco, e Xico Valadas

Cubalenses

01- Celso Correia
( filho do Sr. César Correia, mecânico da fazenda Caebanga.)
02- Toneco Louza, São Louza, Zé Louza (tchimboto), Tuxa e Pires
03- Antonieta Espinho e Alexandre Fonseca
04- Adriano e familia (irmão do Manecas, João, Coco, etc.)
05- Pires
*************************************************
Caro Ruca:
Saudações cordeais.
Que maravilha o nosso blog.
Vai esta modesta colaboração. Quando puder enviarei matéria escrita. Minha vida é parte em viagem, razão porque não posso ter a alegria de visitar, diariamente.
Meus nobres elogios ao teu trabalho, e claro à resposta dos nossos irmãos, que assim vão enriquecendo este blog, que já se pode considerar, uma obra prima.
Um grande abraço para ti e teus Pais.
/Fernando Pires./
*************************************
Ao Fernando H. Pires,
Saúdo esta outra participação, com excelentes testemunhos fotográficos sobre o Cubal e Cubalenses. Meu amigo continua sempre e obrigado.
Abraço
Ruca

23 janeiro 2008

Cubal completa 40 anos de existência

Benguela, 23/01 – O município do Cubal, a 171 quilómetros de Benguela, completou hoje 40 anos de existência desde a sua ascensão a cidade, com várias actividades políticas, culturais, recreativas e desportivas, cujo acto foi presidido pelo administrador local, Veríssimo Sapalo. Na ocasião, Veríssimo Sapalo defendeu a necessidade do engajamento da população nas tarefas de reconstrução e unidade nacional como condução indispensável para o relançamento do desenvolvimento da localidade. O responsável que falava na presença de entidades de diferentes estratos sociais e da população local, apelou a coesão dos munícipes em torno dos objectivos comuns, que visam promover o bem-estar social de todos. Após uma abordagem da trajectória política, cultural, económica e histórica do surgimento do município, Veríssimo Sapalo, reconheceu que apesar dos esforços empreendidos na melhoria das condições de vida dos munícipes, muito ainda há para ser feito. Para tal, exortou aos partidos políticos, igrejas e associações a mobilizarem esforços no sentido de sensibilizarem os cidadãos para a necessidade da importância do voto. Por seu turno, em mensagem de facilitações por ocasião da data, o governador da província de Benguela, Dumilde Rangel, manifestou o empenho e dedicação aos desafios que têm sido enfrentados localmente, inerentes ao processo de reconstrução nacional de consolidação de paz e unidade de todos angolanos. Dumilde Rangel apelou a necessidade da reflexão e promoção de debates e trocas de ideias, buscando em conjunto as melhores formas de ultrapassar e vencer as ingentes etapas que conduzirão a província ao desenvolvimento e bem-estar de todo o povo. Comemorado sob o lema “Cubal cidade do Progresso” a efeméride foi abrilhantada pelo grupo de Majores de Benguela, partida de futebol entre as selecções do Cubal e Ganda e actividades musico-culturais. Em saudação a data foram igualmente realizadas palestras visitas, campanha de limpeza a cidade, trabalhos de tapa-buracos nas principais artérias, debate sobre o processo de descentralização e desconcentração administrativa, palestras sobre cidadania, género, Vih-Sida e ambiente, culto de acção de graças, bem como actividades desportivas como xadrez, basquetebol, ciclismo e atletismo. O Cubal localiza-se a este da sede capital de Benguela, com uma superfície de quatro mil e 794 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em 366 mil habitantes, equivalente a 67.678 famílias distribuídas pelas comunas da Capupa, Yambala, Tumbulo e sede do município. A sua população é maioritariamente camponesa, dedicam-se a cultura de milho, massambala, mandioca, feijão, amendoim entre outros e praticam a pastorícia como a criação de gado bovino, caprino, suínos e aves.
**********************************************************************
Registo aqui o comentário do http://www.portugallusofono.com/ a quem desde já muito agradeço pela actualidade. Ao Paulo Felizardo desejo-lhe as maiores felicidades também na continuação do seu excelente site, que convido à consulta.
Abraço
Ruca

Homenagem a Amigos Ilustres Cubalenses

21 janeiro 2008

Foto Lig de Júlio Gil Barros

O nosso amigo Gil da Foto Lig - Cubal, agora Laboratórios Fotográficos Preticôr Lda em Lisboa, honrou o convite do nosso blog, disponibilizando slides sobre o Cubal e Cubalenses. São testemunhos fantásticos sobre o Cubal, e que irei digitalizar cada um deles. Processo algo trabalhoso e moroso, mas que irei fazê-lo com todo o gosto, para poder partilhar com cada um de vós, nos próximos dias.
Aqui deixo a minha gratidão especial ao JÚLIO GIL BARROS, pela paciência que teve, primeiro em atura-me e depois ter de ir aos seus "arquivos históricos" seleccionar algo que ficará também aqui perpetuado e que muitas emoções nos irão proporcionar.
Obrigado GIL ! Obrigado Foto LIG !
Um abraço
Ruca

20 janeiro 2008

SAUDADE

Hoje recebi um telefonema com quarenta anos de atraso. De uma amiga e de um amigo. Lurdes Borges, minha colega e, Morais o homem com quem casou. Bateu-me a saudade. Aqui vai uma foto dos dois num dia feliz.

Henrique

17 janeiro 2008

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Cristina Carrasqueiro

Ruca,
Sou a Cristina Carrasqueiro e finalmente tive um bocadinho disponível, para te poder enviar algumas fotos para o teu blogue.....
Espero que sirvam para...
A PARTILHA DE EMOÇÕES DE TODOS OS CUBALENSES E AMIGOS DO CUBAL!

Vou procurar mais fotografias para depois te enviar.
Um beijo
Cristina

***************************
Cristina ,
Que bom é receber-te no nosso círculo de amigos.
Claro que os exemplos fantásticos que envias, irão contribuir para o lema do nosso blog :
A PARTILHA DE EMOÇÕES DE TODOS OS CUBALENSES E AMIGOS DO CUBAL!
Mexe e remexe esse baú das fotos e dá-nos sempre o privilégio de podermos partilhar.
Beijos
Ruca

16 janeiro 2008

Nova ferramenta para comentários inseridos

Caros amigos,
Com a finalidade de simplificar a leitura dos últimos comentários, foi instalada uma ferramenta no lado direito do blog, com o título "OS 8 COMENTÁRIOS MAIS RECENTES", que nos permite ter conhecimento mais rápido, das mensagens/comentários inseridos.
Parece-me que nos facilitará a todos.
Saudações
Ruca

13 janeiro 2008

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal -Francisca Isilda (Chica)

Olá Ruca
Sou Francisca Isilda ( Chica ).
Adorei ver as fotos e mensagens dos cubalenses, mas fiquei felicíssima por rever ( ainda que não presencialmente ) os teus pais e tios. Para eles um grande abraço .
Para todos os cubalenses um enorme abraço de saudade ...
Francisca Isilda
****************************************************************

Querida Chica,
Que saudades !!! Lembro-me bem de ti e da família...
Já sabes . Estás tb convidada a participares com algo, no nosso blog.
Recebe um beijinho de todos nós e muito obrigado pela tua mensagem.
beijo grande com saudades
Ruca

Cubalenses

1.Minha futura mãe Júlia, Eduardo e Fernanda Oliveira

2.Meus tios "Flóridos" - Da esqª p/ dtª: Joaquim, Eduardo e António

3.Eduardo, Joaquim, António, Raúl, Ruca e Júlia



4.Joaquim