07 dezembro 2008

Testemunhos cubalenses - Pedro Jorge

Olá Amigo Ruca
Nas minhas habituais visitas ao Blog, fico sempre mais satisfeito, dando como positivo o tempo que ali passo, recordando através de fotografias ou peças escritas, testemunhos vividos por uma comunidade de várias gerações, cujos progenitores escolheram para a realização dos seus sonhos, uma Terra com o nome de Cubal, com a força do seu crer e do seu trabalho, desbravaram terra virgem, criaram riqueza ergueram uma Vila que com o desenvolvimento e o progresso, imprimido pelos seus empreendedores, veio crescendo e, mais tarde foi promovida à categoria de cidade. Cubal uma bonita cidade que conheci ainda menina, pois tinha recebido a promoção, havia um ano ou pouco mais, fui parar naquela cidade, não para me fixar à semelhança dos seus habitantes, mas por motivo da Guerra Colonial que atingiu toda a antiga (Colónia de Angola), eu vinha do Leste e aí a guerra era dura não havia tréguas.Porém ali não havia guerra, vivia-se em Paz, com as devidas precauções.Era uma cidade de gente laboriosa, no comércio em serviços e indústria, tinha grandes plantações de sisal e algodão nas fazendas no exterior mas a pouca distancia da cidade, o que representava algo de mais valia na economia local e da colónia, reflectindo-se no País.ao tempo, 1969, surpreendeu-me o elevado número de estudantes que frequentavam as escolas, o associativismo era uma componente com posição de relevo, lembro-me dos desportos que se praticavam com boas instalações, com pessoas dinâmicas à cabeça das organizações, vi nascer o Poli-Desportivo do Recreativo do Cubal, a cidade tinha duas Estações de Rádio, Hospital, Tribunal, Câmara Municipal, Aeródromo e o Caminho de Ferro, que era também um pólo de desenvolvimento significativo para a cidade, aos fins de semana as pessoas juntavam-se em convívio, davam muita vida ás Colectividades.Foi assim que eu vi o Cubal, uma cidade na qual funcionavam os vários sectores da vida de uma cidade, sem diferenças das cidades pequenas ou Vilas da Metrópole. Ali encontrei pessoas maravilhosas, com uma forma de estar na vida muito diferente das pessoas da Metrópole, havia um convívio aberto, nos bailes a nossa integração foi imediata a gente jovem tiveram para connosco uma atitude de amizade que ainda hoje recordo com saudade, e não vou mentir, mas devo confessar que á chegada a Lisboa a poucas horas de sair do Barco, á parte da saudade de abraçar os meus familiares, não senti aquele entusiasmo do regresso.Para trás ficavam pessoas e uma vida diferente.Por isso, apesar de ter vivido intensamente os tempos da Revolução e, poder viver em Liberdade, foi muito duro, ver o desenrolar dos acontecimentos, que vos atirou para fora das vossas casas, e o quanto foi difícil reiniciar nova vida, e até sair do País para recomeçar, nunca aceitei o termo Retornados, razão que me leva a ter uma amizade especial aos Cubalenses.Um abraço Ruca.

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Angelo Sequeira

Olá Ruca,
Parabéns pelo blog,
Sou Angelo Sequeira, moro em Bruxelas e como tantos outros fui aluno do colégio Eça de Queirós onde tive como colegas entre outros o Formiga, Arsemiro, Ilda, Any, Abrantes, Marta, Isabel,Celeste Mata, Dadinho (golias), Tozé Monteiro (com quem estou todos os anos),Alexandre Perfeito, Fontoura, Natividade, Adolfo, Arménio (que ia cortar os bambus para a D.Cecilia).Tive também como colegas no liceu, Zezau, Cristina, Tozé que está em Viseu, Salinas o meu irmão Alfredo, Laranjeira entre outros.
Um grande abraço.
Angelo Sequeira

06 dezembro 2008

Viagem ao Cubal - Miló Carrasqueiro

1.
A caminho do Ferrovia pela Rua Infante D. Henrique, (penso que em frente à casa dos saudosos D. Alice e Sr. Valente e das amigas Francisca Isilda e Fatinha) temos as casas das fotos 1 e 2.
Quem morou aqui? Penso que numa delas a família João Carona. Penso não estar a fazer confusão. Ajudem-me quem se lembrar. (ruca)
2.
3. Clube Ferrovia do Cubal
4. Acesso às piscinas

O nosso livro de visitas

Meus amigos e amigas,
O blog tem um novidade de peso.
Foi inserido um "Livro de Visitas" Cubalense e de todos os amigos do Cubal.
Um local apropriado para dizermos tudo (ou quase) e que ainda não tenhamos dito no blog (respeitando sempre o próximo) .
Aqui poderemos "dialogar" uns com os outros. Será o nosso fórum, o nosso livro de visitas, o nosso chat, como se estivéssemos à mesa do café ou ao telefone a trocar ideias, sugestões com um amigo(a).
Sendo um link do nosso blog:
pretende-se que seja um complemento deste e não um substituto, ajudando igualmente a partilha de emoções de todos nós, fomentando a união e a amizade!
Aguardo pela V. colaboração e participação pró-activa, continuando também com a participação no nosso blog.
Com a introdução desta nova facilidade, irei descontinuar o local que tínhamos para o efeito "mural de recados". Parece-me que a mais-valia da troca é evidente. Aceitem o convite e vão já lá e coloquem uma mensagem aqui ou cliquem no canto superior direito em Guest book.
saudações
Ruca

04 dezembro 2008

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Nelson Seixas

Ruca,
Meu pai foi camionista e comerciante no Cubal Januário Seixas e seu irmão Alfredo Seixas.
Nasci nas plantações de sisal do rio Coporolo, meu avô um alemão que viveu em Angola 51 anos (George Vogel ,já falecido).
Moro no Rio de Janeiro.
Gostaria de ter notícias dos meus amigos do Colégio Eça De Queiroz,em especial a Elisa Ivens.
Estive em Luanda em 2007 a trabalho, mas não cheguei a ir ao nosso Cubal.
Obrigado pela oportunidade que você nos dá de matarmos a saudade de nossa terra,parabéns pelo blog.

03 dezembro 2008

BPC vai expandir rede aos municípios de Benguela

03-12-2008 18:42
BPC vai expandir rede aos municípios de Benguela
Cubal - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) vai, até ao ano 2010, abrir dependências nos nove municípios da província de Benguela, no quadro da expansão da rede e serviços daquela instituição financeira às várias circunscrições administrativas do país. O presidente do Conselho de Administração do BPC, Paixão Júnior, fez estas considerações terça-feira, no município do Cubal, 171 quilómetros da cidade de Benguela, durante a inauguração do mais novo balcão daquela instituição. De acordo com Paixão Júnior a expansão dos balcões do BPC enquadra-se no programa de melhoramento dos seus serviços e aproximação com as comunidades. Segundo o presidente, em Janeiro do próximo ano será inaugurado o balcão do BPC no município do Bocoio, seguindo da construção das dependências nas localidades do Balombo, Caimbambo e Ganda, e no prazo de dois anos atingir a região do Chongoroi. Avançou que uma outra inovação do sector reside na construção de “Balcões Multi-caixas”, com três a cinco áreas de atendimento, em várias localidades das cidades do país, para descongestionar os bancos. A inauguração do balcão do BPC no município do Cubal (Benguela) foi feito pelo governador de Benguela, Armando da Cruz Neto.
Durante a sua estada no Cubal, o governador visitará o projecto de agricultura junto à barragem do Dungo, a central de captação e tratamento de água, as obras sobre a ponte do rio Cubal, as obras de reabilitação do caminhos de ferro e outras infra-estruturas socio-económicas, assim como a 31º brigada das Forças Armadas Angolanas (FAA).

01 dezembro 2008

Quem tem algum testemunho da equipa dos Juniores do C.R. Cubal?

Olá Ruca:
Obrigado pois foi através do teu blog que foi possível receber o contacto de vários colegas de Liceu e poder partilhar a saudade desses tempos.
E, já agora, aproveito o teu espaço para pedir a quem tenha uma foto e a possa enviar para o teu blog, da equipa de juniores do C.R.Cubal treinada pelo Sr. Jacinto Marques e, onde pontificavam jogadores como o Zé Maria (que centro campista) o Augusto, o guarda redes (Cancelão-nome carinhoso posto pelo treinador), eu Tózé e outros que agora não me recordo do nome.
Um abraço
Tózé
***
Caro Tózé,
É esta a finalidade deste nosso trabalho! Obrigado.
Espero que alguém tenha uma imagem (pelo menos) dessa grande equipa de juniores e que nos envie. Aqui fica o apelo!
um abraço e participa sempre.
Ruca

Cubal vista parcial (de satélite)

Para melhor localizarem as imagens seguintes .
Para aumentar, clicar na imagem

Viagem ao Cubal - Miló Carrasqueiro

1.
Esta conheço bem. Cruzamento da Rua Infante D. Henrique em direcção ao Ferrovia, com a Rua Ferreira do Amaral.
Ao lado esquerdo era a casa (não visível) do Padre Zé. Do outro lado do cruzamento, temos a casa da fig.2, ao lado direito a casa do Valverde (apenas se vê parte do muro). Em frente e visível na imagem na esquina temos: o Talho do João, a Peixaria da D. Ulema (família Armando Vinhais) , mais acima a Foto Lig etc.
A seguir ao Talho do João,na direcção do Ferrovia, temos a oficina antiga do meu pai Raúl, e a seguir (edifício mais alto) a oficina e habitação mais recente.(ruca)
2.
Esta casa fica no mesmo cruzamento em frente à casa do Padre Zé. Nela vivi com os meus pais, até que mais tarde o Gil Barros para lá se mudou.(ruca)

3.Padaria
4.Instituto/secção liceal (frente ao Sindicato)
5.Instituto/secção liceal (frente ao Sindicato)