13 março 2011

Teatro - Peça " O Costa d'África" -C. D. Ferrovia do Cubal 1967


1.
Em pé: Ferreira-Chefe Segurança CFB-,Mário Lopes Correia -Telefon.CFB, Morais, Inspector Albuquerque e esposa (CFB), José Luís Pena, Quim Santos, Prof. Leonel Teixeira Neves, Magueta, Gil.
Sentados: Fernandes (Casa Macaco), Isabel Costa Lima, Celeste Almeida, Teresa Terceiro, ????, Emília Fernandes, ????,Lília ALmeida e Aurora Fernandes.
Quem sabe o nome dos restantes ???

2.
José Luís Pena, Celeste Almeida, Teresa Terceiro, Isabel Costa Lima e Quim Santos

3.
???, Teresa Terceiro, Isabel Costa Lima, Aurora Fernandes,Celeste Almeida, Quim Santos, Lilia Almeida e Emília Fernandes

4 comentários:

fmartaneves disse...

É na verdade uma pena, e lamentável, que entre tanto pessoal do sexo masculino que consta e, de imediato reconhecido na primeira foto, amavelmente cedida pelo Pena, o único que é identificado por ????, será porque não se lembram do nome ou da pessoa em si? É que esse indivíduo, que participou, colaborou e ajudou, em tanta coisa no Cubal, nas marchas, em teatros, festas de alunos, partidas de futebol e tantas outras actividades, quase sempre ignorado, ou esquecido...É o professor Leonel Teixeira Neves, meu pai. Fernando Marta Neves

Rui - "Ruca" disse...

Fernando,
Obrigado pelo teu comentário. Na verdade, a foto por mim recebida e enviada gentilmente pelo José Luis Pena (a quem todos muito agradecemos pela excelente colaboração no blog pelos fantásticos testemunhos que nos envia), já trazia as legendas, como poderás aferir no canto inferior direito. O meu trabalho, para além do redimensionamento das imagens para publicação no blog, limitou-se a transcrever as referidas legendas (abaixo da foto 1). Ora como deves calcular eu era uma criança quando de lá saí.É natural que não reconheça a maioria das pessoas que nos testemunhos aparecem e, que muitas vezes, já nem os de mais idade se lembram. Daí não entender o início do teu comentário, quando referes que ..é uma pena, e lamentável... Por mim estou tranquilo pelo trabalho que tenho feito. Não me tenho cansado em apelar a todos que colaborem, mesmo só inserindo os comentários com identificação de todos os amigos. Este nosso local, ficará assim, mais enriquecido. Obrigadopor identificares o teu pai.
Lanço-te um desafio. Consegues identicar os restantes elementos da foto?
recebe um abraço com amizade
Rui Gonçalves

Anónimo disse...

Rui,
Longe de mim criticar o teu trabalho, que naturalmente e por aquilo que me apercebo, tem para ti mais de prazer do que trabalho, mas mesmo assim, não deixa de te tirar muito tempo de descanso, contribuindo para o gozo e satisfação de muitos, entre os quais me incluo.
A tua pessoa também não é por mim visada, nem sequer tal me passou pela cabeça.
Agora uma coisa é certa, eu assumi este blog como “nosso” e sinto-me à vontade, de contrário não estava aqui, para manifestar e partilhar a minha opinião, sentimentos e, no caso presente, alguma mágoa que certamente entenderás como natural.
Ser-me-ia muito mais fácil ignorar, mas, assim, não seria eu, e nem sequer seria honesto comigo, contigo nem com quem, acredito sem intenção – por a memória não ajudar – fez com que eu sentisse a tal pena, que é exactamente o Pena, este sim, na presente situação o alvo da minha intervenção.
O meu pai estava lá, e o Pena, que presumo tenha legendado as fotos, também e, isso é que me custou, pois foi de todos os elementos masculinos, o único que não foi identificado, e eu lamento.
Não questiono a colaboração do Pena a quem desde já agradeço o facto de partilhar connosco as fotos que são testemunhos da sua vida passada no Cubal que todos tanto amamos.
Mas, deixar escapar um parceiro de “ping pong”…
Quanto ao desafio…lamento e desde já peço desculpa às “interrogadas” jovens e respectivas famílias, pois não sou capaz de as identificar.
Nessa altura, eu também ainda era um jovem de 12 anos, a residir há muito pouco tempo no Cubal, embora me deslocasse para lá, vindo do Marco (fazenda) para as aulas no Eça, há cerca de um ano.
Também, com pena minha, eu não sou a melhor escolha para identificar quem quer que seja, lembro-me das pessoas, as caras não me são nada estranhas, quanto a nomes…, mas eu, sou eu!..
Um grande abraço para ti, outro para o Pena e outro ainda maior, para todos os Cubalenses e amigos, porque são muitos mais...
Fernando Marta Neves

Rui - "Ruca" disse...

Caro Fernando,
Entendo o que transmites. Continua a manifestar e a partilhar as tuas opiniões neste teu/nosso espaço.
O nosso blog, ficará mais enriquecido.
um abraço
ruca