07 fevereiro 2009

Uma notícia triste

Bom dia Ruca
Informo todos os cubalenses que conheceram ou foram alunos da Dª Maria Fernanda Ferreira de Abreu, no Colégio Eça de Queirós, que esta faleceu em Portimão no passado dia 26 de Janeiro de 2009.
Paz à sua alma.
Saudações cubalenses.
Bernardete
***
Obrigado Bernardete.
É com muita tristeza que damos esta notícia.
Os sentidos pêsames à família.
Paz à alma da Dª Maria Fernanda Abreu.
Ruca

05 fevereiro 2009

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Yara Lopes

Cubal, terra da minha querida mãe infelizmente já falecida, gostaria de ter a oportunidade de conhecer. Deve de ser um lugar lindissimo.Bjs a todos naturais deste município.
Yara Lopes
http://aryascafe.blogspot.com

04 fevereiro 2009

Viagem ao Cubal - Feliciano Cangüe

1.
ESCOLA PRIMÁRIA Nº 40
A nossa Escolinha está em obras.
Que saudades de ouvir o toque do sino (que não era um sino mas um pedaço de linha de comboio), onde o amigo contínuo batia com outro pedaço de ferro e que nos dava a alegria dos intervalos para brincarmos uns com os outros......
ruca

Efeméride, por Pedro Jorge

Olá Caro Ruca, Olá Amigos Cubalenses.
Divagando no tempo, recordando as coisas boas e más, que a vida nos reserva, há as que ficam para sempre gravadas na nossa mente. Nascido e criado no seio de uma família de humildes camponeses, numa pequena aldeia do concelho de Torres Vedras, depois de fazer a escolaridade obrigatória, ao tempo a 4ª classe, vim para então vila de Torres Vedras iniciar aquela que viria a ser a minha principal profissão, caixeiro de comércio alimentar. Nos anos 60-61 eclodia a Guerra Colonial em Angola, tinha eu 15 anos, para ser franco nunca me passou pela cabeça que um dia teria que tomar parte nessa guerra, os anos foram passando e eu ficava mais perto da hipótese de ter de ir à guerra.
Ingressei nas fileiras do exército em Outubro de 1966 e em Dezembro de 1967, embarquei no paquete Vera Cruz com destino à Angola. A 11 de Dezembro cheguei a Luanda, nesse mesmo dia rumei à minha primeira morada, Grafanil e aí permaneci 5 dias, dali parti para o Leste, Alto do Quíto. Foram duros dias de viagem em camions civis sem assentos, mas lá cheguei. Comigo viajavam mais 180 camaradas. Devo dizer que alguns dias depois já tinha a noção de que a guerra não era a brincar, todos os dias soavam tiroteios e foi assim durante 14 meses. Como tínhamos dado boa conta da missão a que fomos destinados, ao fim de 14 meses recebemos ordem de marcha para o sul da província, Lobito e Benguela. Não sabíamos mas calculávamos que seria melhor. No Munhango diziam-nos que íamos para a praia e não havia guerra.
Há precisamente 40 anos, concluídos hoje dia 4 de Fevereiro que eu chegava a uma bonita cidade com o nome de Cubal, a mais nova cidade de Angola. Eram 4 horas da manhã e ali fiquei com mais 30 camaradas os restantes seguiram para Benguela. Dia 5 às 8 horas da manhã já passeava pelas ruas da cidade. Parecia um sonho toda aquela tranquilidade, as pessoas alegres rumavam às suas ocupações e eu interrogava-me, mas esta gente não saberá que há uma guerra na província. É claro que sim por isso nós ali estávamos, e antes de nós os que rendemos nessa semana.
Meus caros os dias as semanas e os meses que se seguiram foram simplesmente bons. Bons porque havia descanso, porque nos sentíamos bem no seio da população, não vou repetir o que já várias vezes aqui testemunhei acerca disso, simplesmente excepcional, razão pela qual hoje sou mais um Cubalense no meio de todos vós, e passaram 40 anos.Por tudo o que na minha mente ficou gravado de bom e de mau, foi bom conhecer a vossa cidade, foi bom conhecer e conviver com muitos de vós, de tal forma que, hoje é dia de recordar esses bons momentos.
Para ti Ruca e para todos os Cubalenses onde quer que se encontrem,
AQUELE ABRAÇO.
Pedro Jorge

01 fevereiro 2009

Procura de cubalenses

Gostaria de receber notícias da familia do Sr. Franklin Ivens,sou filho do Sr. Januário Seixas, moro no Brasil.
Nelson Augusto Vogel Seixas

Professores do ensino primário capacitados no município do Cubal

A secção municipal da Educação do Cubal encerrou, ontem, um curso de formação pedagógica, no qual participaram 729 docentes do ensino primário e do primeiro ...
Notícia completa clica aqui

Procura de cubalenses

Olá Ruca eu sou o Luis Benites de Sousa
No blog li que a Canduxa Cardoso procura o contacto do Tómané .A ultima vez que estive com ele e com o Meno foi na casa de Angola pois se ela tentar por lá talvez consiga!
Outra coisa o Meno tem algum contacto para poder ser contactado lá em Angola? Mando daqui um forte abraço para o Zé meu amigo e vizinho lá no Cubal!
Vamos responder á chamada!
Um grande abraço
Luis Benites de Sousa
*********
Caro Luís,
Obrigado!
A Canduxa já me tinha enviado a seguinte mensagem :
"Olá Ruca! A colocação do apelo teve resultados imediatos.Ontem o irmão do Tomané ao ler o pedido no blog, mandou-me logo um e-mail, e hoje já troquei e-mails com o Tomané.Quero dar-te os parabéns pela forma como o teu blog está formatado e o fim que lhe deste
Bem-hajas Ruca.
Canduxa"
******
Quanto ao Meno, não tenho conhecimento se tem algum contacto em Angola. Mas sendo um participante activo do nosso blog, não me admira que ele aceda ao mesmo em Angola e veja a tua mensagem.
Um abraço a todos e obrigado pela participação pro activa
Ruca