12 julho 2018

Palestra em alusão ao 42º aniversário do Cubal

Administração promove palestra em alusão ao 42º aniversário do Cubal .
Cubal - Uma palestra sobre a fundação e desenvolvimento do município do Cubal, marcou quarta-feira, a abertura das festividades do quadragésimo segundo aniversário da região, a assinalar-se a 23 do mês em curso.

O administrador municipal em exercício do Cubal, Júlio da Silva Kwanza Santos, que orientou a palestra defendeu na ocasião, coesão e unidade dos munícipes em torno das acções dirigidas para o bem estar das populações e apelou a contribuírem de forma consciente no progresso e desenvolvimento da localidade.

Considerou que a participação do cidadão, aliada aos esforços do Governo, levará o município a estar bem servido e resolver o mais rápido possível as necessidades básicas das populações.

Salientou que os trabalhos de reabilitação e ampliação da barragem hidroeléctrica do Lomaum em curso, a construção de raiz de um posto de abastecimento de combustível e loja de proximidade em fase conclusiva demonstram o empenho do Governo na melhoria e aumento da oferta dos serviços sociais básicos as populações.

Segundo o responsável, a requalificação da cidade do Cubal aliada a remodelação de lancis e asfaltagem das vias são acções previstas para o ano em curso.

A palestra contou com a presença de membros do Governo, autoridades civis, eclesiásticas, tradicionais entre outros convidados.

Para dimensionar a data, varias actividades desportivas, culturais e recreativas estão a ser realizadas no município.

O município do Cubal, com uma superfície de 4.794 quilómetros quadrados, possui três comunas nomeadamente Capupa, Tumbulo e Yambala. Tem uma população estimada em 306 mil habitantes que se dedicam fundamentalmente da agricultura e pecuária.

Esta localidade foi fundada em 1912 e elevada a categoria de vila em 23 de Janeiro de 1968, até então pertencente ao concelho da Ganda, através da portaria numero 15.371 decreto numero 48.033 de 11 de Novembro de 1967, pelo despacho do então governador de Angola, Camilo Augusto de Miranda Rebocho Vaz, que até Novembro de 1974 o concelho do Cubal era formado pelos postos de Quendo, da Hanha, da sede e do Caimbambo.

O Cubal é habitado pelas tribos Vahanhas, Kissanjes, Mungandas e Bocoios que se fixaram na região por proporcionar a pratica da agricultura e caça.
in Angop
21-01-2010 11:01

1 comentário:

Anónimo disse...

O CUBAL,foi despromovido?!!!! Já não é cidade??!! E a Tribo dos MUANHAS,existe ou não?!!!!