26 setembro 2010

A nova Igreja é uma obra que dignifica a cidade do Cubal e A Cidade do Cubal está mais pobre. - artigo extraído do Semanário Sul


Foto 1 - Página do "Semanário Sul"

Para melhor leitura, transcreve-se o texto da Foto 1, gentilmente cedida  pela Ana Catarina Monteiro (Narciso), que daqui saúdo e agradeço pela excelente colaboração que presta ao nosso blog. Para além desta página a Ana Catarina remete-nos outros excelentes testemunhos históricos da Cidade do Cubal, que aqui irei publicar, quando efectuar o respectivo tratamento (imagem e texto).
Efectuei também o destaque dos anunciantes que boa memória nos trazem. Como calcularão o anúncio do meu pai (na foto 5) trouxe-me à memória algo que não consigo descrever pela alegria enorme que senti e que os meus pais irão recordar com saudade. 
Obrigado Catarina. Ruca
**
A nova Igreja é uma obra que dignifica a cidade do Cubal
Foto 2
Igreja em Construção
O grande imóvel que é já a nova Igreja do Cubal, vem preencher mais uma importante lacuna até aqui existente na vida da cidade.
A garra com que grande número da população se lançou ao empreendimento está ali bem vincada, com o moderno e funcional edifício que é a nova igreja.
Abordamos o grande mentor da obra, o Padre José de Jesus Soares Ribeiro, e à queima-roupa, perguntámos-lhe:
A quanto monta a obra ? — Cerca de 3,000 contos — respondeu-nos.
E prosseguindo perguntámos mais: Considera pronta a 1ª fase e a segunda adiantada?
— Sim está quase completa a segunda fase, pois falta só a cobertura interior, os vitrais e mármores. Espero que a torre fique definitivamente concluída, dentro de 30 dias.
— Quando espera começar a utilizar a nova Igreja?
— Nos princípios do próximo ano, ou seja logo que sejam colocados os vitrais, que ficarão representando dezasseis cenas bíblicas, desde a Árvore da Vida até à descida do Espírito Santo, tudo em vidro a cores.
— Quanto já gastou?
— À volta de 1.200 contos em dinheiro e cerca de 600 contos em materiais oferecidos.
— Diga-nos, Padre José. Qual a capacidade do templo e qual a altura máxima da torre ?
— O templo está calculado para albergar à volta de 1,500 pessoas, e a torre ficará com o miradouro de 46 metros de altura e com a cruz, atingirá um total de 55 metros.
E a terminar, formulámos mais uma pergunta. Tem tido auxílios?
— Sim em especial da população e Governo Geral que concedeu um subsídio de 250.000$00. Depois urna pequena ajuda do Governo do Distrito, outra do Bispado da Diocese e mais uns quantos, pequenos. Mas a obra, vai andando.
E nós Cubalenses, sentimo-nos orgulhosos.


***
A cidade do Cubal está mais pobre
Há pessoas que pela sua projecção, a sua forma típica e a sua popularidade, se tornam como um “cartaz” vivo da uma cidade. São pessoas de tal forma conhecidas e influentes que passam a ser consideradas como uma “instituição” da terra. A expressão poderá ser um pouco exagerada na sua dimensão, mas no fundo temos de concordar que é assim mesmo. Isto vem a propósito de dois grandes homens, dois conhecidíssimos nomes na vida da Cidade do Cubal : os Srs. Jean Luc e António Cabral, pessoas muito estimadas por toda a população, dada a acção que ambos deram com o seu esforço para o desenvolvimento e projecção da cidade, que da lei da vida foram libertados. As suas figuras deixaram de aparecer nos lugares comuns e as suas vozes deixaram de se levantar para judicialmente focarem assuntos de capital importância para a urbe, mas as suas memórias perdurarão para todo o sempre nos anais gloriosos do Cubal.
Jean Luc - António Cabral — presentes.

****
O correspondente no Cubal do "Semanário Sul" era o Jugiba ou seja o nosso Gil Barros. Presumo que o texto terá sido por ele elaborado quando da publicação naquele semanário. Ruca

Pormenor dos anúncios publicados:
Foto 3
Faria Santos & Irmão, Lda


Foto 4
Farmácia do Cubal

Foto 5
A REPARADORA TRANSMONTANA
de
Raúl José Gonçalves

1 comentário:

Ana Catarina Monteiro disse...

Olá Amigo! Como sempre as palavras que partilhas no cantinho virtual do Cubal são rodeadas de um carinho muito especial!
Até que tenha elementos referentes a esta cidade tenho a maior satisfação de partilhar com esta família virtual. Aqui procuramos TODOS recordações do passado e um sorriso para o presente...

Meras recordações que estão fechadas em baús e ganham uma nova vida virtual.
Quando olhei para a publicidade da empresa do teu Pai, lembrei-me da alegria que poderia dar este pedaço de papel esquecido no tempo!!!

Logo quando possível irei digitalizar mais algumas novidades! Temos que manter este blog vivo em factos da história, para gerarem, alegrias no presente.
Bem-haja Ruca e o teu empenho é realmente notório. Quem corre por gosto não cansa!
Um beijinho também para os teus pais.
&
Laripo para a família virtual do Cubal!!!