16 outubro 2010

Homenagem a um grande Presidente da Câmara Municipal do Cubal - FERNANDO DA SILVA VILARES

Na " contabilidade" da Vida ... Gratidão não admite débito
BOLETIM CULTURAL DOS SERVIÇOS CULTURAIS DA
CÂMARA MUNICIPAL DO CUBAL
Boletim nº 4 de Novembro de 1973





Artigo assinado pelo, também saudoso amigo, Nuno de Menezes
http://cubal-angola.blogspot.com/2007/11/homenagem-ao-nuno-de-menezes.html
NA «CONTABILIDADE» DA VIDA...GRATIDÃO NÃO ADMITE DÉBITO

As gerações vivem o mesmo caminho, aquele mesmo caminho que deixa os ho­mens passarem, para só depois e mais tarde, incompreensivelmente, surgir então a chamada «homenagem póstuma»; rebate de consciência pagando ainda que tardia­mente, o quanto se deve a alguém.

Pensam ainda os homens (esses mes­mos que fingem não conhecer o valor dos homens), como um recalque sem peso nem medida, que existe o chamado receio do ferir «a modéstia» de cada um, como fuga de um merecimento, pois que na verdade, essa mesma «modéstia» não é nestes casos, mais que um brazão nobre de quem cumpriu e soube ser.

A Cidade do Cubal, esta terra “que cresce e aparece”, tem no livro de “conta­bilidade” do seu tempo, em aberto, um lançamento a fazer na coluna da GRATI­DÃO, para saldar uma dívida.

Trazer aqui o nome de FERNANDO DA SILVA VILARES, mais não que para nós o acordar de uma justiça, pelo muito que com ele está relacionado todo este grito de progresso com que nos ufanamos hoje.

Corria o ano de 1951, quando FER­NANDO VILARES, chegou a esta terra. Na sua bagagem, apenas o seu curso de topografo, e a força indómita e rebelde, num desejo duro, de fazer para si o que poderia dividir com os outros. Irrequieto e possui­dor de um volume enorme de desejo ar­dente, difícil não lhe foi escolher o árduo e difícil caminho, não se negando a cum­prir o que sonhara o renascer de uma cidade.
Foi então que, gratuitamente dá a sua preciosa colaboração profissional ao Muni­cípio, até 1962, data em que passou a aven­çado.
Chamado à primeira casa da terra, aí se firma como Vereador atento e combativo, de 2 de Janeiro a 31 de Outubro de 1967, sendo a 1 de Novembro do mesmo ano a 18 de Outubro de 1968, tomado a cadeira no exercício da presidência, passando a primeiro munícipe a 19 de Outubro de 1968, cargo que ocupou atentamente e irrepreen­sivelmente até 14 de Março do corrente ano.

Passar a pente miúdo toda uma obra que deixa legada a esta cidade, pois que a FERNANDO DA SILVA VILARES lhe cabe grande parte do ser para ser o que será, basta nomear ou enumerar:

Todo o vasto complexo do abaste­cimento de água à cidade, captação, armazenamento,   estação   de   tratamento e distribuição;
Remodelação da rede de baixa ten­são;
Construção da rede de alta tensão e postos de transformação;
Implantação do Plano de Urbani­zação;
Construção do Mercado Municipal, Estádio Municipal e os actuais Pa­ços do Concelho;
 O actual repovoamento florestal, que muito veio valorizar a actual lagoa do Unge, onde longe não virão os dias será ponto de encontro como cartaz turístico.

E tantas outras obras que ficaram no silêncio, como seja a sua assiduidade e presença nos diversos sectores camarários, como hoje acontece como Chefe da 2ª Repartição do nosso Município.

Não foi por acaso que trazemos para esta edição deste nosso BOLETIM, a sua presença, mas num merecimento pleno de razão e força, a dizer a quem quer que seja mesmo à surdez incompreendida, que o nome de FERNANDO DA SILVA VILARES, merece hoje, para que hoje fique no ama­nhã, ligado a esta terra que é afinal a sua cidade CUBAL. “a cidade que cresce aparece”.
Gentes do Cubal:
Paguemos   a   nossa   dívida   de   GRA­TIDÃO

Porque não HOJE, a rua, a praceta “FERNANDO DA SILVA VILARES”, a perpetuar o AMANHÃ?

NUNO DE MENEZES (Novembro de 1973)

1 comentário:

Olivia Borges Abreu disse...

Sem dúvida, um grande Homem que amou, lutou e engrandeceu aquela terra. Um Homem que não se passeou apenas e vaidosamente pelo corredor do poder. Um Homem de vastos horizontes. Li a entrevista e parecia um discurso actual e de alguém com vontade de gerir a sua terra com competência. E geriu!Um exemplo para os políticos de hoje. Bem-haja Fernando Vilares!