23 outubro 2010

Três residentes do Cubal apontam necessidades e aspirações



Rodrigo Guerra (Bibito)

Humberto Silveira, chefe de secretaria da Câmara Municipal

António Teixeira da Costa - enfermeiro

Publicidade a
Mário Rodrigues Fernandes

No decurso da nossa reportagem na bela cidade do Cubal, resolvemos auscultar a opinião abalizada de três residentes, situados em sectores diferentes, para aquilatarmos e aferirmos do encontro ou desencontro de opiniões.
Assim, começamos por ouvir o Sr. Humberto Silveira, chefe de secretaria da Câmara Municipal daquela cidade, a qual formulamos a pergunta comum:
— No seu entender, quais as necessidades e aspirações mais prementes da cidade do Cubal?
— Há uma necessidade absoluta: a criação de um Liceu, com os 2º - 3º ciclos, atendendo ao elevado número de alunos que, cada ano, concluem o ciclo preparatório. Também seria de toda a conveniência a construção de um aeroporto, que permitisse à DTA o estabelecimento de carreiras aéreas, pelo menos bissemanais, atendendo às necessidades cada vez mais prementes das deslocações rápidas — e muito mais nesta Angola imensa, onde as distâncias são medidas por centenas de quilómetros e muitas vezes por estradas de mau piso. «Uma outra necessidade seria a elevação dos Serviços Notariais de molde a permitir a celebração de escrituras e contratos, etc.
«No campo das aspirações, muitas há! A criação do distrito do Cubal, com sede nesta cidade; a criação da comarca; a construção de um complexo hoteleiro, com os requisitos necessários ao conforto e comodidade; a construção de um cinema funcional; a conclusão do Estádio Gimnodesportivo Fernando Vilares e a do Estádio Municipal e... tantas outras.
A mesma pergunta agora feita ao Sr. Rodrigo Guerra, que nos disse;
— Necessidades e aspirações são duas coisas diferentes embora vulgarmente se confundam. Por exemplo, temos as ligações rodoviárias, aspecto este em que o Cubal tem sido, de certo modo, desprezado. As estradas do concelho estão, de uma forma geral, em muito mau estado. As ligações Cubal/Caluquembe e Cubal/Lobito/Leste, de que muito se tem falado, continuam a não passar de intenção... O prejuízo que daí vem para a Economia da região é considerável por falta de vias de comunicação rodoviária e em boas condições. Parece paradoxal que a JAEA apenas tenha a seu cargo a estrada Cubal/Coporolo, com cerca de 80 km e em muito mau estado, e a restante rede (manutenção e construção de outras) a cargo do Governo do Distrito, que não dispõe de máquinas suficientes para a sua conservação, quanto mais para abertura de outras muito necessárias!
«Um campo de aviação, por incrível que pareça o Cubal, que desde os tempos de pequena povoação possuía o seu campo de aviação, não o tem agora.
«Reordenamento rural, um outro problema, pois milhares de indivíduos trabalhadores e suas famílias, habitam em bairros que mais não são que amontoados de pequenas e inestéticas barracas disseminadas sem qualquer ordem pela periferia da cidade. A condições de habitabilidade são praticamente nulas. Impõe-se, pois a necessidade da construção de mais bairros e em locais próprios. «Uma Associação Económica é uma das necessidades do Cubal. As centenas de actividades comerciais, industriais e agrícolas da região têm de estar à mercê apoiadas numa entidade que de perto sinta os seus problemas e os transmita superiormente por forma cônscia, colaborando com a administração pública na procura da melhor solução.
«Um parque infantil nos tempos que correm, já não é um luxo mas uma necessidade imperiosa. As crianças devem merecer todo o carinho das gentes que estão à frente dos destinos de uma cidade. No Cubal a criança não tem entretimentos adequados. Foi simples e puramente esquecida. Mas ainda estamos a tempo de remediar esse lapso e a construção de um parque infantil é coisa que deve ser encarada com simpatia.
"Iluminação pública também é deficiente, muito embora já se tenha feito alguma coisa neste campo. O crescimento da cidade não dá força à Câmara, que tenta remodelar a rede de modo a proporcionar ao Cubal a iluminação que uma urbe exige. Esta é uma das aspirações.
« Abastecimento de água, este um problema em vias de ser resolvido e ainda bem. Talvez que muito em breve o assunto esteja solucionado pelo menos tecnicamente, já o factor quantidade só à Natureza pertence...».
Por fim ouvimos o Sr. António Teixeira da Costa enfermeiro :
— Em primeiro plano e no meu entender, pois também estou a sofrer as consequências, é a falta de água. Este problema, que reputo de capital importância para a sanidade da cidade e higiene da população desde há muito que poderia estar resolvido e só o não está porque outros de somenos importância têm prendido as atenções de quem tinha por obrigação de dar prioridade a tão grave problema.
«Ainda há outros problemas por resolver e que julgo deviam merecer a atenção do município, tais como: acabamento da rede de esgotos e da asfaltagem das ruas da cidade; acabar-se com a construção do campo de aviação, há tanto tempo já iniciado mas que acabou por ficar à disposição dos mosquitos, praga de que a cidade é muito fértil. Também as crianças residentes nesta cidade têm necessidade de um parque Infantil, que é coisa que não há, onde possam passar umas horas de recreio a coberto de quaisquer riscos. Existe de facto um arremedo de um parque, mas desprovido de baloiços e de outros acessórios necessários à brincadeira da miudagem.
«E para já é tudo o que se me oferece dizer-
*********
Testemunhos digitalizados cedidos por Ana Catarina Monteiro (Narciso)
Transcrição do texto e manipulação das imagens: Ruca http://cubal-angola.blogspot.com/

Sem comentários: