27 janeiro 2010

Variante do Cubal

Variante do Cubal

O comboio chegou ao Cubal em Junho de 1908, proveniente do Lobito e continua a ser o percurso. Vamos viajar um pouco sobre a história da Variante Cubal: o terreno acidentado e árido colocava problemas técnicos de difícil solução. Ao quilómetro 54, por exemplo, foi necessário utilizar um complicado sistema de cremalheiras, porque, em dois quilómetros de percurso, o comboio passava da cota 97, no Lengue, para a 236, em São Pedro.
As cremalheiras foram abandonadas em 1948, com a construção da variante do Lengue. Em 1972, foi iniciada a construção de um novo trajecto entre o Lobito e o Cubal, que ficou concluído em Outubro de 1974 – a variante do Cubal.
A distância entre o Lobito e o Cubal passou de 197 para 153 quilómetros. O número de curvas, de 415 para 122 e o raio mínimo, de 100 para 350 metros. Em 31 de Dezembro de 1974 o CFB possuía 103 locomotivas a vapor. Doze anos depois, a 30 de Junho de 1987, só 16 se mantinham operacionais. As primeiras locomotivas diesel foram adquiridas em 1974.
O troço Lobito-Cubal, após muitos anos de interrupção, foi reinaugurado no dia 18 de Dezembro de 2004, mas só arrancou definitivamente em Julho de 2005 devido a obras de manutenção e restauro da ponte sobre o rio Halu, a 79 quilómetros da cidade do Lobito, com cerca de 300 metros de comprimento e 10 de largura. A circulação dos comboios faz-se agora três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas.

in Jornal de Angola Online´
Extraído do artigo com o título:
"Universidade leva progresso ao Centro e Sul"
27Jan2010


26 janeiro 2010

Grupo de amigos Ferroviários - CFB Cubal


1.
Moreno, Brito, Albano......
quem ajuda na identificação destes amigos?
2.

Ruca
Junto te envio duas fotos antigas de Ferroviários. Na foto 1 estão o Moreno e o Brito (genro do Guerra) e não me lembro do nome dos outros meus colegas.
Publica estas fotos a ver se alguem se lembra dos nomes.
um abraço
*******

Aqui vão mais alguns nomes que recolhi junto do meu pai,Zé Manel.
Foto 1-cima da esq. para dir.
??,Canais,Brito,Inspector...,??,??,??. No meio-Machado(sentado),??,Mano,??(telecomunicações),??,??.
à frente- Moreno e velho Ribas.

Foto 2- Machado electricista,Lino,Zé Manel e Moreno.
O meu pai lembra-se de todos mas os nomes.....!! Aproveito para mandar um abraço do meu pai ao Romão.

Victor Oliveira.

23 janeiro 2010

Palestra em alusão ao 42º aniversário do Cubal

Administração promove palestra em alusão ao 42º aniversário do Cubal .
Cubal - Uma palestra sobre a fundação e desenvolvimento do município do Cubal, marcou quarta-feira, a abertura das festividades do quadragésimo segundo aniversário da região, a assinalar-se a 23 do mês em curso.

O administrador municipal em exercício do Cubal, Júlio da Silva Kwanza Santos, que orientou a palestra defendeu na ocasião, coesão e unidade dos munícipes em torno das acções dirigidas para o bem estar das populações e apelou a contribuírem de forma consciente no progresso e desenvolvimento da localidade.

Considerou que a participação do cidadão, aliada aos esforços do Governo, levará o município a estar bem servido e resolver o mais rápido possível as necessidades básicas das populações.

Salientou que os trabalhos de reabilitação e ampliação da barragem hidroeléctrica do Lomaum em curso, a construção de raiz de um posto de abastecimento de combustível e loja de proximidade em fase conclusiva demonstram o empenho do Governo na melhoria e aumento da oferta dos serviços sociais básicos as populações.

Segundo o responsável, a requalificação da cidade do Cubal aliada a remodelação de lancis e asfaltagem das vias são acções previstas para o ano em curso.

A palestra contou com a presença de membros do Governo, autoridades civis, eclesiásticas, tradicionais entre outros convidados.

Para dimensionar a data, varias actividades desportivas, culturais e recreativas estão a ser realizadas no município.

O município do Cubal, com uma superfície de 4.794 quilómetros quadrados, possui três comunas nomeadamente Capupa, Tumbulo e Yambala. Tem uma população estimada em 306 mil habitantes que se dedicam fundamentalmente da agricultura e pecuária.

Esta localidade foi fundada em 1912 e elevada a categoria de vila em 23 de Janeiro de 1968, até então pertencente ao concelho da Ganda, através da portaria numero 15.371 decreto numero 48.033 de 11 de Novembro de 1967, pelo despacho do então governador de Angola, Camilo Augusto de Miranda Rebocho Vaz, que até Novembro de 1974 o concelho do Cubal era formado pelos postos de Quendo, da Hanha, da sede e do Caimbambo.

O Cubal é habitado pelas tribos Vahanhas, Kissanjes, Mungandas e Bocoios que se fixaram na região por proporcionar a pratica da agricultura e caça.
in Angop
21-01-2010 11:01

19 janeiro 2010

Cubal, Dia da Comunhão Solene - Ano 1956

Palmira, Teresa Tavares, Júlio, Olga e a Manuela
***
Olá Ruca,
Aqui te envio para ser publicada uma foto no dia da Comunhão Solene em 1956.
Com a Palmira, eu, Júlio - irmão da Palmira, a Olga e a Manuela (colegas da Escola Primária).
Penso que foi um momento muito bonito nas nossas vidas.
Recordo com muita saudade as minhas amigas e gostaria de um dia encontrá-las para podermos matar saudades.
Eu já as vi nas fotos dos Encontros, bem como ao José Luís Pena.
Teresa Tavares

17 janeiro 2010

Inauguração do Chiputia Bar - Cubal (Bº Camunda 1963)

Da esqª: Subchefe Amaro (falecido no Cubal, em acidente de viação), Alferes Comandante do Destacamento do Cubal, ??um amigo cujo nome desconheço, o Santa Clara, eu-Vinhas, o Padre José Ribeiro, o Dias, ??outro amigo que desconheço o nome, o Domingos e por fim o Amílcar Vinhais.

Caro Ruca:
É bem possivel que algumas pessoas inseridas nesta foto, excluindo o subchefe Amaro que infelizmente faleceu no Cubal vitima de acidente viação, outras também chegado ao fim da lei da vida, contudo, outras felizmente poderão reviver por nesta foto, os bons velhos tempos em que tinham de idade menos quarenta e cinco anos.
Todos eles faziam parte de um grupo de amigos leais e sinceros uns para outros. Eram bons tempo e a confirmar vejamos, menos 45 anos de idade.
Esta foto tirada no Cubal, e inaugurou-se nesse dia um Bar, de um residente, creio que conhecido pelo Chiputia (CHIPUTIA BAR).
Saudações cubalenses do

14 janeiro 2010

Inauguração do Posto Policial do Cubal, em 10 Agosto 1963

Cubal, 10 de Agosto de 1963

Caro Ruca,
Junto lhe envio uma foto tirada no dia da inauguração do Posto Policial do Cubal, em 10AGOS63. Foi uma data marcada na história do Cubal. Esse Posto teve como efectivo 1ºSubchefe, 7 guardas e 2 auxiliares.
Eram bons tempos, convivíamos em perfeita harmonia com a população e desse efectivo saíu algum tempo depois três graduados.
Com um abraço do
EdVinhas.-

01 janeiro 2010

Cubalenses

1.
Em pé da esqª: Teresa Tavares,____,_____ ??
Em baixo da Esq:_____,_____,________ ??


Esta é a única recordação que tenho dos tempos em que vivi no Cubal.
Gostaria que esta foto fosse divulgada no nosso site, a fim de poder matar saudades dos amigos e amigas daquele tempo maravilhoso.
Este é o segundo mail que escrevo, pois, parece-me que me enganei no correio electrónico. Na foto, eu sou a primeira, em pé, à esquerda.
O meu nome e: Maria Teresa Santos Tavares
Eu era amiga da família Canais e de tantos outros. Se souberem desses contactos digam-me. Sinto muita falta das amizades desse tempo, é mesmo uma lacuna na minha vida.
******
Cara Teresa e restantes cubalenses,
Começamos bem o Ano Novo, com este belo testemunho. Espero que consigamos identificar os restantes amigos que se encontram na foto. Para o efeito, conto com a ajuda de todos.
Aproveito para informar a todos os participantes do blog do Cubal, que se me remeterem testemunhos e não os virem publicados no prazo máximo de 1-2 semanas é porque algo de anormal se verificou no envio. Tenho por hábito acusar a recepção dos testemunhos e depois publicá-los. Se alguém me enviou e não os viu publicados, agradeço que me seja dada a devida nota com novo envio.
Obrigado
e BOM ANO 2010!!!!!!!
Ruca