30 maio 2010

Despedida do Subchefe Valentim Cardoso- PSP Cubal e outras histórias

Caro Gonçalves:
Não resisti à ideia de guardar estas fotos só para mim. Elas fazem parte da história do Cubal e evolução que a mesma cidade começou a sentir a partir da data, 10AGOS63, e não só, com a inauguração de mais um departamento estatal (PSP), com algumas peripécias que é salutar recordar.
O que se segue, é o relato do meu amigo Jacinto, filho do 1º.Comandante do Posto do Cubal com a célebre motorizada que eu possuía aí nessa cidade e com a qual vivi momentos de certa forma hilariantes, como a perseguição que fiz,quase até Caimbambo,
a um rapaz, filho de gente graúda de Benguela, que fugindo a uma operação stop e ainda por cima a fazer habilidades com a sua motorizada HONDA, despeitava assim, os agentes, de forma a serem motivo de riso, por parte dos espectadores, na sua maioria raparigas estudantes do liceu aí do Cubal. Dessa perseguição ocasionou um grande despiste para mim e para o perseguido, devido a um grande lençol de água existente na estrada, com alguns metros de comprimento e o resultado de termos feito o percurso a pé, de cerca de 3 a 4 quilómetros até à PSP do Cubal. enlameados e descalços e motorizadas avariadas, mas cumprindo-se o essencial respeito pelo agente da autoridade, legalmente instalado no local para uma operação stop, face a uma desobediência e um pouco mais.
Segue-se a transcrição do que escreveu o meu amigo Jacinto:

....amigo Vinhas, acabei de receber o seu email, tudo nos conforme...e desde já lhe agradeço incluindo os que já me tinha enviado.
Recebi também o convite para Aderir à sua Rede no Windows Live, á qual já aderi....mas com respeito a isso, falamos mais tarde.
Amigo Vinhas, vou-lhe deixar o meu contacto,.... para combinarmos a melhor maneira de podermos estar num bate-papo... Vinhas, talvez seja melhor enviar-me o seu contacto, visto eu ter o meu custo de chamadas, net e tv num só pacote....(chamadas Nacionais, Países da U.E., Canadá e USA) conclusão, a importância a pagar é única... portanto está á vontade.
Amigo, já que estamos numa de Recordar é Viver.....ainda se lembra da sua NSU, (Azul e Branca) em que só a não levava para a camarata porque não cabia lá?? Agora vem a melhor....não é que este ......, lhe pede para dar uma voltinha....vai lá mas tem cuidado....não te estiques....não, o Sr. Vinhas, sabe que eu ando devagar....porém a voltinha, saiu furada, porque meti-me num sítio de areal....e acabei por vir com ela (NSU) á mão e o guarda-lamas da frente partido.
No percurso até ao Posto, fartei-me de dizer mal da Minha vinda ao Mundo...
estava a uns 100m do Posto, vem o Amigo Vinhas ao meu encontro, e ainda tenho na memória as primeiras palavras, que me disse:
- Então Jacinto, estás bem? Eu estou, mas a sua motorizada, partiu o guarda-lamas e não funciona.
Deixa lá, antes isto do que uma perna partida...Sr. Vinhas, não diga nada
ao meu Pai, mas esteja descansado que eu vou pedir á minha Mãe dinheiro da
minha mesada e pago isso....Oh, o que eu fui dizer....Se fizeres isso é
meio caminho andado, para contar ao teu Pai....oh miúdo, isto fica aqui
enterrado,ok....
Amigo Vinhas, para não fugir ao tema, aqui lhe envio mais umas Fotos....
Um Abraço deste seu Amigo,
J. CARDOSO

1ª. foto.
Da esqª/direita:
Manuel das Neves Gaspar, João Horta Cardeira e eu;

2ª.foto.
. Da esqdª/direita:
Arlete (?), uma filha de um construtor civil, que residia próximo da PSP (1ª. rua à esquerda), uma menina que não consigo identificar. Vasco Tinoco de Santa Clara e António Dias da Costa;


3ª. foto.
Só consigo identificar o Padre José Ribeiro

4ª.foto
Da esq/Direita:
Subchefes Valentim Cardoso e Januário de Jesus Amaro, ambos já falecidos. O segundo vitima de acidente de viação no Cubal.

5ª.foto:
Da esqdª/direitas:
António Dias da Costa, desconhecido e eu.
6ª.foto:
Esqdª/direita
1º.plano:- João Horta Cardeira, o filho mais novo do Suchefe Valentim Cardoso e ao lado deste último, sua esposa com uma menina que não
consigo identificar, a seguir o Jacinto Cardoso, filho do referido Subchefe, por fim Manuel das Neves Gaspar.
2º. plano:-
Vasco Tinoco de Santa Clara eu
3º. plano:
Mário Comprido, António Dias da Costa e José Santos


Nestas fotos, tiradas na festa de despedida do Subchefe Valentim Cardoso, está todo o efectivo do Posto do Cubal, à excepção do agente de serviço e o seu auxiliar.

Com um forte abraço do,

Edmundo do Ó Vinhas

04 maio 2010

Grupo de quem nasceu, vive ou viveu no Cubal, está no Facebook.

Grupo de quem nasceu, vive ou viveu no Cubal - Distrito de Benguela está no Facebook.
Regista-te no Facebook para te ligares a Grupo de quem nasceu, vive ou viveu no Cubal - Distrito de Benguela.
Grupo e local ideal para a partilha de contactos e não só, de todos os nascidos no Cubal, que vivem ou lá viveram, ascendentes e descendentes de todos os anteriores, bem como para todos os outros amigos do Distrito de Benguela- Angola-

Adere a mais esta iniciativa do nosso blog.
O Blog do Cubal