01 março 2011

Memórias de uma infância e juventude plena, por Fernanda Valadas

Há anos que tento organizar a minha memória a fim de poder expor por escrito, retalhos da minha vida cubalense desde a infância a adolescência, e, acreditem, são tantas as histórias (estórias) e situações por que passei que me causam uma certa dificuldade na escolha.
 
Vou iniciar este ciclo falando de mim: 
-Quem não conhecia aquela   miúda "Maria Rapaz" que andava de calções, jogava a bola e hóquei em patins, andava de motorizada, brigava, e, sobretudo brincava de igual para igual com os rapazes e que sem saber já impunha o direito e igualdade dos sexos?
-Onde fui buscar inspiração para ter sido como fui? 
-Lembram-se dos livros da escritora britânica Enid Blyton?
-Lembram-se dos seus livros " As Aventuras dos Cinco"?  Comecei a ler esses livros quando andava na 3 classe, aos 8 anos de idade e quem mos emprestava era a Nazaré Miranda.
Eu lia e relia aquelas aventuras e... Como me faziam sonhar.
 A Zé era o meu ídolo e a personagem com a qual me identificava e foi a poder disso que tive uma infância e juventude recheadas de aventuras com situações caricatas, dramáticas, cómicas, de coragem, de perigo, de brigas, etc., etc., etc..
 
Poderia desde já começar a narrar essas situações, mas, vou guarda-las para mais tarde e poder assim recordar os grandes e bons velhos amigos que fui fazendo nessa época e que ainda hoje persistem no meu coração.
 
Quero agradecer a todos eles o facto de terem contribuído na formação do meu carácter e personalidade.
 
Da próxima vez começo a contar os flagrantes da minha vida.
 
Até lá,
Um grande abraço 
Fernanda Valadas

2 comentários:

Rui - "Ruca" disse...

Cara Fernanda,
Sinto que todos os cubalenses, estarão ansiosamente expectantes por esses testemunhos cubalenses.
Obrigado por vires até nós.
Abraço
Rui (Ruca)

Eduardo A. Flórido disse...

É e será sempre com grande orgulho, que naturalmente se pode dar as boas vindas a quem muito, vem engrandecer o BLOG que todos partilhamos, relembrando toda a mocidade perdida numa África que ainda se há-de encontrar, em perfeita sintonia de todos os seus ideais.
Por mim Fernanda será um prazer descobrir mais histórias da nossa, sempre querida cidade, nesta comunicabilidade virtual, mas encantadoramente deslumbrante, devido aos conhecimentos adquiridos...
SÊ BEM VINDA...