23 agosto 2011

Tributo à Professora Laidita - por Isa Valadas

Este escrevi quando ainda vivia em Lenzerheide,Suíça em Agosto de 1986 e é dedicado a minha tão querida Professora LAIDITA!!!
 
No meu livro de autógrafos infantil,tenho uma quota que diz mais ou menos assim:
 
"Tudo o que fizeres fá-lo com Deus no coração"  Esta frase e lembrada e relembrada vezes sem fim em varias ocasiões da minha passagem por esta vida;
Ela leva-me ao passado,onde sentada na escola,ouvia a voz doce e carinhosa deste ser bondoso,meigo e atentivo as nossas necessidades de criança.
Com ela aprendi a ler,contar,escrever...
Aprendi também que a vaidade é fútil,a nada nos leva, aprendi que e melhor dar que receber;
Ela ensinou-me a respeitar o ser humano,ensinou-me que quem perdoa e feliz.
Aprendi com ela o sentido da família,amizade,amor pelo próximo.
Aprendi alegria,aprendi canções, aprendi tambem tristezas e orações...
Ensinou-me lições que jamais esqueci, ensinou-me a dar os primeiros passos na estrada da vida e,embora jamais a tenha visto, continua a ensinar-me a cada momento que passa, pois a marca da sua bondade esta gravada na minha alma e, sem saber, ela guia-me.
Há pessoas que nos marcam pelas mágoas que nos causam...Mas tu, minha doce professora, estás GRAVADA  pela bondade e devoção demonstrada!



Isa Valadas

2 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente a este tributo da Isa Valadas que não deixa de ter o especial sabor de nos relembrar-mos de tantos outros que mereciam igual menção, é com satisfação que hoje, passados tantos anos e três gerações depois ainda haja alguém com capacidade de escrever esta simples dedicatôria a quem dedicou muito da sua vida para transmitir algo da sua sabedoria. É uma dedicatória que expressa bem o que nos vai na alma e que a nossa memória não quer esquecer.
Gostei. Um abraço do Carlos Canais.

Milocas disse...

Fiquei muito sensibilizada com o que a Isa escreveu sobre a minha mãe, já lho tinha transmitido há uns dias quando me enviou o texto antes da publicação.
Sou suspeita para falar da professora Laidita, tão amada e querida pelos seus alunos, pais, amigos e familiares.
A Laidita está mais velhinha, mas continua doce e querida.

beijos e abraços

Miló