25 março 2012

Narciso e Companhia Ltda

1.
Narciso e Companhia Ltda
2.
Narciso e Companhia Ltda
3.
Narciso e Companhia Ltda
4.
Narciso e Companhia Ltda
5.
Narciso e Companhia Ltda
6.
Narciso e Companhia Ltda
Ao lado esquerdo identifico o meu futuro pai Raúl Gonçalves (com o maçarico de solda na mão), enquanto colaborador da oficina do Sr Narciso. Há muitos anos mesmo!! Também se pode ver o Ernesto Santos. Obrigado Catarina! Ruca

7.
Sr Narciso dentro uma Ford

********
Nestes sítios virtuais, o nosso Amigo Ruca, reúne de uma forma tão carinhosa o passado e o presente. As boas recordações, dessa terra africana, são aqui reveladas por várias Famílias espalhadas pela nossa aldeia global…

Meu avô materno, Eduardo Narciso, foi para Angola no ano de 1949/50 rumo a uma vida melhor. Minha avó, Maria Manuel fica em Portugal com a minha mãe Maria Fernanda e vão para África somente no ano de 1955. Nesta nova terra nasce minha tia Margareth e a tia Maria João.

Meu avô Narciso iniciou o seu trabalho na fazenda “Fernando Alberto” do Sr. Sebastião das Neves. Aqui foi o responsável pela parte mecânica da fábrica de sisal desta fazenda. Posteriormente, estabeleceu-se na cidade do Cubal com uma oficina própria com o sócio Sr. Vieira.

Mais tarde, a firma passou a chamar-se Narciso e Companhia Ltda, na qual, minha avó ficou como sócia de meu avô.

Nesta época os seus negócios começaram a progredir e mais tarde tornou-se representante da marca Mazda no distrito de Benguela.

Paralelamente, e como hobby, o avô Narciso obteve uma fazenda onde se cultivava o Sisal. Muitos almoços, caçadas e convívios eram aqui organizados…

Enfim, muitas histórias reais se passaram e muitos de V/ se recordam certamente.

Minha avó, hoje em dia, ainda fala dessa terra, tão quente, onde a verdadeira amizade se fazia sentir numa forma tão Familiar.

Como um “Homem que não sonha é um Homem morto que caminha.”, sonho num dia caminhar nesta terra e levar o meu Primito João Ricardo a esta cidade, rica em recordações e repletas de meras miragens….

Para esta família Cubalense junto um álbum com várias fotos…
BOAS RECORDAÇÕES!!!
Laripo!

Ana Catarina Monteiro (Narciso)

17 março 2012

Miss Cubal - Foi há 39 anos.

Olá Ruca, envio-te este recorte de jornal ,porque faz hoje exactamente 39 anos, da realização deste evento.
Peço desculpa se não vai nas melhores condições, mas mesmo assim faço o gosto de partilhar esta relíquia, só não sei o nome do jornal em questão.
Obrigado por tudo o que tens feito em nome de todos nós Cubalenses.
Bjs 
DEOLINDA.

*****
A Deolinda, correspondendo ao Convite, envia-nos hoje este belo testemunho de um dos eventos que mais despertava paixões no Cubal.
Uma saudação especial à Miss Jovem 1973 Deolinda de Oliveira e obrigado por nos lembrares esta efeméride.
bjs
Ruca

Miss Cubal 1973 -Semanário Sul"nº118 de 12 a17 de Março de 1973











CUBAL
Na arrancada para os degraus de Luanda!...
Fernanda Lino Portela garante a presença do Distrito no concurso das "Miss" .
Com um entusiasmo indomá­vel, a cidade do Cubal, lançou--se na organização difícil de mais um espectáculo para a elei­ção de Misses. E na noite do último sábado, com o salão de Festas do Re­creativo bastante bem emoldu­rado de público, surgiram no palco, a inolvidável Riquita; a actual Rainha de beleza ango­lana, Maria de Lourdes Pinto e Maria de Lourdes Lino Portela, MISS/Cubal.
Marques da Silva e Marques de Almeida, dividiam entre si a locução.
O público começava a vibrar! Foi anunciada a constituição do júri, até ali mantida em si­gilo. Foi composto da seguinte forma: Maria Celmira Bauleth (Riquita), Lídia Quadrado, António Gonçalves («Notícia»), Dr. Albino Gonçalves Loureiro, António Joaquim Vieira e Luiz Eiras de Azevedo.
E as candidatas, começaram a surgir na «passarela», visto­samente engalanada, com o n.°1, Maria Luiza Correia Dias 17 anos, estudan­te, com o número 2, Anabela Faustino, vinte e um anos estu­dante; com o número 3, Lucília da Conceição Luiz 16 anos, es­tudante; com o número 4, Ofé­lia de Oliveira, 18 anos, estu­dante; com o número 5, Maria Eugénia Domingos da Silva, 18 anos, estudante; com o número 6, Elizabeth Prata Silveira Me­lo, 15 anos estudante; com o número 7, Ema Nice Pais, estu­dante, 16 anos; com o número 8, Anabela Espinha Costa, 19 anos estudante; com o número 9, Deolinda Soares de Oliveira, 15 anos, estudante; com o nú­mero 10, Maria José Domingos da Silva, 19 anos e com o núme­ro 11, Maria Fernanda Lino Portela.
Primeira passagem em traje de passeio, que o público subli­nhou com palmas, fornece a as primeiras indicações ao Júri. Depois, passaram em fato de banho, em teste «tira-teimas». As candidatas n.°s 2, 4, 5, 6, 7, 9 e 11, destacavam-se.
Depois o consagrado artista angolano, João Sequeira, acom­panhado por organista privativo e pelo Conjunto Recreativo, en­tusiasmou o público. Tricana, Aparício, Love Story e Oiça lá ò Senhor Vinho, interpretadas como só ele sabe, especialmente, prenderam o público que lhe tri­butou estrondosas salvas de palmas.
E após breve intervalo, surgiram novamente as candidatas, envergando belíssimos vestidos de noite. A assistência gostava do espectáculo e o Júri, come­çava a ter dificuldades. Depois MARIA EUGENIA DOMINGOS DA SILVA, foi eleita MISS INFORMAÇÃO. Veio ao palco, e aguardou «notícias». Beijou e foi beijada. O nosso camarada luandense António Gonçalves, antecipou-se na jogada, e foi o primeiro. O público votou na sua Miss, em votos inscritos no verso de cada bilhete. E foi anunciado o resultado: MISS PUBLICO/SIMPATIA CUBAL/1973, era também a candidata n.° 5, MARIA EUGE­NIA DOMINGOS DA SILVA. Foram escolhidas as cinco fi­nalistas, para MISS CUBAL/73. Das concorrentes nºs. 2, 4, 6, 7, 9 e 11 resultou um empate em pontos, entre as n°s. 4 e 6. De­sempatadas, foi eliminada a concorrente n.° 4. Finalistas por­tanto, n.°s 2, 4, 6, 7, 9 e 11.Das concorrentes n.°s 7 e 9, sairia MISS/JOVEM/CUBAL--1973. Atenta e difícil escolha! Ambas belas e fascinantes! E o Jú­ri decidiu: DEOLINDA SOARES DE OLIVEIRA, foi eleita. Depois, o problema maior! E a segunda Dama de Honor de MISS/CUBAL, foi eleita. OFÉ­LIA DE OLIVEIRA-ANABELA VAZ FAUSTINO, 1.a Dama de Honor e finalmente, MARIA FERNANDA LINO PORTELA, foi proclamada MISS/CUBAL/ 1973. Lourdes Pinto, Riquita e Lourdes Portela, emolduraram-Ihe o rosto com linda coroa. Faixa, manto e ceptro, foram colocados na nova Rainha de Beleza cubalense. A assistência manifestou-se favoravelmente, concordando com a decisão final.E nós também. Pensamos no entanto que a candidata n.° 2, reúne também condições para ir pisar a «passarele» do AVIS. Ofélia de Oliveira, possui uma beleza extraordinária. Mas não sabe tirar partido dela. Mais uns contactos, mais confiança em si própria e o título assen­tar-lhe-ia bem. E em beleza, foi feita a pri­meira eleição deste ano. A brio­sa cidade do Cubal, disse de sua justiça! Espectáculo agradável e com boa organização. Para­béns, portanto.
***************************************
Compilação extraída do "Semanário Sul"nº118 de 12 a17 de Março de 1973, por Ruca http://cubal-angola.blogspot.com/
Escreveu o artigo : Gil Barros ,em Março 1973
Fotos: Foto Lig

Convite da Maria Cubal



Caro Cubalense e amigo do Cubal.
Acabei de chegar do Cubal. 
Tenho visto o nosso blogue que, com a participação de todos, tem sido um excelente meio para reaproximar "velhos" amigos.
Continuem a enviar as vossas fotos e outros testemunhos (histórias, poesias etc) para o email do Ruca cubal.ruca@gmail.com  que tratará de inserir neste nosso espaço.
Partilhem esses tesouros que têm aí em casa, enriquecendo este nosso espaço.
SÓ COM A AJUDA E PARTICIPAÇÃO DE TODOS, PODEREMOS TER UM BLOGUE ACTUALIZADO
Participa!
Beijos
Maria Cubal

14 março 2012

Parabéns pelas Bodas de Ouro à Eufémia Vieira da Silva e João António Marques - Cubal, 10 de Março de 1962 (clicar na imagem para ver mais)

Cubal, 10 de Março de 1962
Francelos, 10 de Março de 2012
Bodas de Ouro

Eufémia e João Marques e quem mais ?
(Olguinha Santos, Elsa Pais, Marília, Paula Xavier, Gila, Anabela Afonso, Arlete Guerra, Júlia (parcialmente encoberta pela Paula) 
Identifiquem todos os intervenientes
O garoto de casaco branco e laço é o Rui Xavier. À sua frente está o Fernando Maia. Lá atrás em cima a 5ª de chapéu Paula Xavier


A a minha mãe Júlia, telefonou-me lembrando as Bodas de Ouro, pedindo-me para  colocar uma mensagem de parabéns aos grandes amigos Eufémia e João por esta data significativa, tão importante nas suas vidas. 
Não foi no dia 10, mas é hoje que o faço.


“Felicidades pelos 50 anos.
Pisem fundo no acelerador pois aos 60 virão as bodas de diamante e aos 80 as de nogueira/carvalho e por aí fora....”

Beijos e abraços com amizade
Júlia, Raúl e Ruca 
CONVITE DE CASAMENTO - Eufémia Vieira da Silva / João António Marques




12 março 2012

Cubalenses - Família Paulista (clicar na imagem)

1. 2.Meus tios: Zéza (trabalhava na Gardénia) e Cláudio Soares3. Morro de Salalé 4.A minha irmã Paula, eu e a Gracinha 5.Com as minhas primas na fazenda do Santana

Fotos e texto : Cristina Paulista

Etnografia angolana

1.
"Mocidade feliz - Angola - Ganda"
2.
"Vénus Negra - Ganda Angola"
3.
"Angola - Mulher Muganda"4.
"Caçador indígena - Angola - Ganda"
4.
"Capoeira gentílica - Região da Ganda"