Páginas obrigatórias do nosso Blogue cubalense

16 agosto 2008

ENCONTRO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DO CUBAL

Chamo-me Henrique Faria e julgo não ser arrogante ao dizer que todos os cubalenses me conhecem.Sou filho da D. Cecília e do dr. Faria. Fui aluno do Colégio Eça de Queiroz, durante todo o tempo de escolaridade no Cubal.Orgulho-me destes três factos, como me orgulharia igualmente, se os meus pais fossem outros e se tivesse estudado noutro dos Estabelecimentos de Ensino do Cubal.Durante a minha vida no Cubal, tirando as rivalidades próprias do futebol, jamais me passou pela cabeça distinguir os meus amigos, pelo local onde estudavam. Tive e tenho grandes amigos, que nunca foram alunos dos meus pais. Durante o período em que tomei conta dos destinos do Encontro, convidei professores que não eram do Eça, sabendo da alegria que iria proporcionar a muita gente. Durante dezanove anos fui indo aos Encontros com este espírito. Gostando mais de uns que de outros, como acontece com toda a gente, mas vendo em todos irmãos que se encontram regularmente. Muitos já me pediram ajuda, que nunca regateei, não cuidando de saber se eram do Eça ou do Instituto, ou de...É por isso com grande desgosto, que vejo regularmente regressar à cena a velha questão que não existe, de que o Encontro é mais de uns que de outros.Como também vejo com grande desgosto, a necessidade de alguns justificarem que a festa é de todos.Com toda a franqueza, que aqueles que me conhecem sabem que uso, penso que este é um problema de gente insegura, que ainda não venceu fantasmas que só existem na cabeça deles.
Vão à festa, divirtam-se e ajam como Antigos Estudantes do Cubal.
Um abraço
Henrique Faria
Antigo Estudante do Cubal.

Vamos localizar ....

Relativamente ao post "Vamos localizar..." do Rui Lopes, recebi esta mensagem da nossa Francisca Isilda:

O Blog do Ruca continua lindo ... A propósito da Dirce ( filha do Vitor Rodrigues ) vou tentar ajudar o Rui ( não me lembro dele... ai meu Deus!...) pois um dos médicos que me trata ( Dr. Viriato Ferreira ) é natural da Ganda, sobrinho do Sr. Viriato da Fazenda Elisa e afilhado do Sr. Rodrigues do Hotel, isto é nas consultas de hora e meia ou duas em que temos tempo de falar destas coisas.. . eu vou perguntar-lhe pelo endereço deles, e se o conseguir logo te faço chegar, se entretanto tiveres conseguido diz , porque só vou para a próxima semana à consulta. Um grande abraço e que tenhas sempre esta luz que nos tem a todos ( cubalenses) unido( e reunido) outra vez . F. Isilda
***
**
O nosso blog é isto!!!
Enquanto houver cubalenses com esta garra e espírito de amizade / solidariedade demonstrado pela Francisca Isilda, poderemos ficar tranquilos.... obrigado Chica!
Ruca

Família Herculano Guerra

1. Maria do Carmo, Herculano Guerra e Fatinha- 1969

2. Maria do Carmo e Fatinha - 1969

3. Maria do Carmo e Fatinha - 1970

Encontro de Cubalenses na Terra de Vera Cruz

1.Arlete e Bibito Guerra

2.Da esquerda para a direita: Carla, Faro, Anita e Sofia Pena
3. Faro e Anita
4. Arlete e Carla Brito
5.Da esquerda para a direita (em pé): Hernani, Arlete, Luis Pena, Tereza, Faro, Bibito, Carla e Chico Valadas Abaixados: Zazo Guerra e Anita
6.



Encontro de Cubalenses na Terra de Vera Cruz

1.
2.
3.Da esq p/ a direita: Chico Valadas, Bibito Guerra, Luis Pena, seu genro Márcio, Bruno (filho da Anita Cabral), Hernani Cabral e seu genro Carlos
4.Luis Pena, Hernani Cabral, Bibito Guerra e Chico Valadas
5.

Visita dos amigos cubalenses à casa do Bibito e Arlete Guerra, em 12 de agosto de 2008, em Salvador, Bahia, Brasil.

Momentos para relembrar o passado e renovar as amizades para o futuro.

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Manuel Santos Porto

Manuel Porto:
Chamo-me Manuel Porto, estive no Cubal até 1975, data em que vim para Portugal. Sou filho do Henrique Porto e irmão de João Porto e Adozinda Porto. Vivia na Rua do Comercio onde os meus pais tinham um estabelecimento, tendo como vizinhos Francisco Palma e Maria da Conceição Palma e a sua filha Odilia Palma que casou com o Beto. Estudei em 1962 no colégio Eça de Queiroz em frente ao clube recreativo, nos anos seguintes estudei na escola primaria junto ao quartel militar. Apos a 4ª classe fui para a Escola Comercial e Industrial D. João II. Em 1971 trabalhei na farmácia do Cubal com o Sr Borges e o Dr. Quadrado professor na Escola Industrial e Comercial. Em Julho de 1975 regressemos a Sá da Bandeira com destino a encontrar uma coluna militar para seguir para África do Sul, onde em princípios de Outubro embarquei na cidade do Cabo com destino a Portugal.
Gostaria de reencontrar algumas pessoas que também lá tenham estado.

14 agosto 2008

Vamos localizar ....

Esta é a Dirce Maristela, quando completou um ano de idade, filha do Vítor Rodrigues.
Ganhei pela grande amizade.
Se alguém souber do endereço deles por favor, gostaria contactar com eles..
Rui Lopes

*****

Estou certo que todos os cubalenses irão colaborar conseguindo informações que ajudem ao encontro.

Ruca

Cubalenses

1. Foto 1 e 2 Um grupo amigo num passeio de Domingo, eu (Rui Lopes) sou o que estou com o rádio. Estava ouvindo o jogo do Recreativo do Cubal que estava jogando.. 2.
3. Nesta foto está o Alvarito, acredito Fernando Neves, Campanhã, Rui Mendonça(eu), José António e uma parte do Carona.

"Efeitos" do NOSSO Blog.

Oi Ruca, tudo bem?

Mais uma vez, te agradeço pela tua atenção.Acabo de receber o endereço da Bita e já estou me comunicando com ela! Foi para mim muito gratificante receber notícias dela pois éramos bastante próximos aos pais dela e ao irmão, ela por, na época, ser ainda muito novinha talvez não se lembre de nós mas, não deixa por isso de ser maravilhoso nos comunicarmos com mais um cubalense que há muitos anos não sabíamos de seu paradeiro,

Para ti, teus pais, um grande abraço e mais uma vez muito obrigada!

Arlete

************
Penso que a Arlete Guerra, não levará a mal por eu publicar esta mensagem que me enviou. Mas, é por este e outros exemplos que o nosso blog terá de continuar sempre!
À Arlete Guerra e Bibito um beijo e um forte abraço.
Ruca

13 agosto 2008

ENCONTRO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DO CUBAL -2008.

Como Cubalense(também nascida na Ganda), não posso deixar de aqui dizer, que este texto da minha AMIGA Dinny, me emocionou!Por várias razões! Entre elas, porque também eu penso, que o Encontro dos Antigos Estudantes do Cubal(e aqui quero deixar bem claro, que este ENCONTRO, é MESMO para TODOS QUE ESTUDARAM NOS VÁRIOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO NOSSO QUERIDO CUBAL!!!)deve continuar!É nesse dia que voltamos a ser "kandengues", e recarregamos forças para enfrentar mais um ano de SAUDADE dos nossos AMIGOS/AS que partilharam memórias de um tempo que nunca vai morrer na nossa memória!É esse espírito vivido ali,naquele Encontro, onde se voltam a juntar os amigos e grupos de outrora, que devemos passar aos nossos filhos e netos, para que possam entender, o porquê de tanto falarmos no nossso CUBAL,(como muitos dos que têm ido com os pais e tios/as, já se sentirem CUBALENSES também!).Tenho, sempre que existe essa possibilidade,levado o meu filho Rui aos nossos Encontros, e embora ele não "curta" a música da nossa terra, nesse dia, "KAZUMBIS" entram na alma dele e é vê-lo, "GÓTICO", a dançar kizombas, merengues e tangos, sem parar...Por isso AMIGOS, vamos TODOS fazer com que este ENCONTRO não acabe, pois podem crer, que será a maior e melhor herança que poderemos deixar aos nossos descendentes: o valor da VERDADEIRA AMIZADE!Um beijinho para ti Dinny que tão bem soubeste transcrever este SENTIR tão bom e tão lindo!Para o "nosso" RUCA, mais uma vez FORÇA e OBRIGADO por nos dares tantas alegrias!Graças a ti e a este teu maravilhoso blog, que de certo te rouba tempo de descanso,a família CUBALENSE,voltou a reunir-se!
Anabela Borges
***
Pelo significado do comentário da Anabela, permitam-me transcrever o mesmo, neste post.
Obrigado Anabela pela simpatia das tuas palavras.
Bjs
Ruca

Fazenda do Sr. Terra - 1969

1.
Maria do Carmo, filho e Sr. Terra
2.
3.
Maria do Carmo e Fatinha (ao colo)

Legendas : Fatinha

12 agosto 2008

Rui Lopes e seus testemunhos

1.No Hotel Rodrigues
Eu (Rui Lopes) estudando para uma prova de biologia
2.Eu quando morava no Hotel Rodrigues, o garoto não sei quem é.
3.Foto tirada na Escola Industrial e Comercial Dom João II-1972 ou 1973

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Rui Manuel Mendonça Lopes

Uma foto com minha esposa e filhos
tirada em Janeiro de 2007 estavamos passeando na Ilha Bela uma das praias bonitas do Estado de São Paulo


Olá Ruca!
Estou enviando algumas fotos de quando estudava no Cubal, não me lembro do nome de todas as pessoas, mas talvez muitos que as vêm lembrar-se-ão e se por acaso troquei o nome de alguém dos que mencionei me desculpem, também estou enviando uma foto eu com minha família. (...)
Olha meu nome completo é Rui Manuel Mendonça Lopes, era conhecido como Mendonça ou Rui Mendonça. Depois deste ter descoberto este blog, já conversei por telefone com o José Fernando Pires Amaro que mora no Rio de Janeiro e qualquer dia nos encontraremos, o Carona já entramos em contacto por Email e também o Fernando Neves que qualquer dia também nos encontraremos.
Um grande abraço.
Rui Lopes
**********
O nosso amigo Rui Lopes, envia-nos também outros excelentes testemunhos do Cubal. Irei publicá-los brevemente após tratamento das imagens.
Ao Rui e família uma saudação especial e obrigado por esta partilha.
Ruca

A propósito do 19º Encontro em Mira no dia 11/10/2008

Para Acabar? Mas nem pensar!
Estávamos todos muito animados. A tarde tinha sido excelente, com a chegada dos amigos (alguns que saudosamente não víamos há um ano, outros há um pouco mais, e outros um pouco mais ainda). Beijos, abraços, e as habituais perguntas: então o...? Vem este ano? Não? Que pena... e a...? Vem? Óptimo! Tenta-se pôr a conversa em dia, mas não é possível, pois somos interrompidos para mais beijos e abraços, e é solicitada a nossa presença em vários locais.
Quase sem darmos por isso, tal é a animação, já estamos a caminho do Porto de Honra, que passa rapidamente, pois temos que nos alindar...o jantar espera-nos e, com ele a oração de sapiência, o encontro com as nossas memórias, os prémios a quem se distinguiu nas competições de fisga e matraquilhos, e finalmente o baile com muita kizomba e alguns tangos. E o quino ou não fosse uma farra do Cubal!
Para alguns de nós esta animação já vinha de sexta feira (há que tentar prolongar o Encontro, só 2 dias sabe a pouco).
Mas, dizia eu, estávamos muito animados esperando o inicio do jantar , quando nos foi pedido para responder a um questionário (que a organização elaborou, e decerto terá tido os seus motivos) onde entre outras questões se perguntava se o Encontro era para acabar?
Por mim respondo: mas nem pensar!
Recordo-me perfeitamente do dia ( um Domingo, já lá vão 19 anos) no Luso, sentados na relva entre as cestas de piquenique, que um grupo teve a ideia de se fazer um encontro dos estudantes. Logo ali ficou decidido, e nesse mesmo ano em Setembro teve lugar o 1º Encontro na Figueira da Foz.
De lá para cá muita coisa mudou: criou-se uma Associação, uma Comissão Organizadora, existe já toda uma estrutura montada com fundo de maneio (pouco, é certo). Muitos vieram, alguns desses marcam presença todos os anos, outros por razões várias vão faltando. Só uma coisa não mudou: a Alegria e a Vontade de estar com os Amigos.
Por isso eu, como Cubalense que sou (nascida na Ganda), filha de um Cubalense por nascimento e neta de outro Cubalense por adopção recuso-me a aceitar sequer a hipótese do fim do Encontro. Por mim, por vós, e pelos nossos filhos que aqui encontram algumas das suas referências..Como dizia outro dia o meu sobrinho André “ó tia tenho que ir ao Cubal, sabes, também lá tenho origens.”
Por tudo isto aguardo ansiosamente pelo 19º Encontro , depois pelo 20º, pelo 30º, e muitos mais, até que pela razão mais forte deixe de estar presente fisicamente.

Bjs

Diny

11 agosto 2008

Cubalenses no Ferrovia

1.
Festa no Ferrovia
Guerra, Maria do Carmo e D. Clara (mulher do Simões, do cinema)

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Dadita Queimada

Olá, Ruca.
Sou a Dadita. Filha da D. Guida e de Eduardo Queimada. Tenho uma Irmã que se chama Paula. Eu era tua colega e vizinha no Cubal.
Vivia ao lado da Graça Pires, filha do Sr. Zé Pires.
Lembras-te de mim? Como é lógico, e apesar de ter vindo para a Europa com apenas 13 anos, ainda me recordo com saudade de muitos amigos e amigas daqueles tempos.
Bjos.
Dadita
email

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Carlos Freitas (Crispim)

Olá amigo Ruca.
Por curiosidade acedi ao site dos amigos do Cubal, com espanto meu encontrei pessoas e imagens com as quais partilhei muitos momentos bons da minha infância.
Passo a apresentar-me: Sou filho do Crispim, estudei no Instituto do Cubal, residi em casa do Lousa, mais tarde em casa do Flórido, conheci perfeitamente o Pica, o Carona e outros que estudaram no Instituto. Convivi mais de perto com o Eduardo Flórido e o Joaquim Flórido, aos quais envio um abraço e um beijo aos pais deste últimos.
A todos os Cubalenses envio um grande abraço.
A si Ruca um voto de agradecimento pela oportunidade que me deu em reviver tempos belos que passei nesta terra magnifica.
O meu bem haja e espero manter contacto em breve com os moanhas.
Até breve
Carlos Freitas (Crispim) meu email