Páginas obrigatórias do nosso Blogue cubalense

27 janeiro 2010

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Isabela Valadas

Oi Ruca,
Provavelmente nao te lembras de mim. Eu sou filha da Olga Valadas,vivo na Escocia onde estou casada ,tenho cinco filhos por isso levei tanto tempo a contactar-vos.
Parabens pelo belissimo trabalho.
Gostaria que todos aqueles que se lembrem de mim,mas que tenham em conta o facto de eu nao poder ser solicita a responder.
Um abraco de saudade a todos os muanhas.
Isabela Valadas
****
Cara amiga,
Bem-vinda ao nosso espaço. Mais um elemento da família Valadas vem até nós. Ainda bem que o fazes. Aqui fica também a tua nota.
Sempre que os teus "pimpolhos" te deixarem participa também... se tiveres fotos envia.
Abraços
Ruca

Variante do Cubal

Variante do Cubal

O comboio chegou ao Cubal em Junho de 1908, proveniente do Lobito e continua a ser o percurso. Vamos viajar um pouco sobre a história da Variante Cubal: o terreno acidentado e árido colocava problemas técnicos de difícil solução. Ao quilómetro 54, por exemplo, foi necessário utilizar um complicado sistema de cremalheiras, porque, em dois quilómetros de percurso, o comboio passava da cota 97, no Lengue, para a 236, em São Pedro.
As cremalheiras foram abandonadas em 1948, com a construção da variante do Lengue. Em 1972, foi iniciada a construção de um novo trajecto entre o Lobito e o Cubal, que ficou concluído em Outubro de 1974 – a variante do Cubal.
A distância entre o Lobito e o Cubal passou de 197 para 153 quilómetros. O número de curvas, de 415 para 122 e o raio mínimo, de 100 para 350 metros. Em 31 de Dezembro de 1974 o CFB possuía 103 locomotivas a vapor. Doze anos depois, a 30 de Junho de 1987, só 16 se mantinham operacionais. As primeiras locomotivas diesel foram adquiridas em 1974.
O troço Lobito-Cubal, após muitos anos de interrupção, foi reinaugurado no dia 18 de Dezembro de 2004, mas só arrancou definitivamente em Julho de 2005 devido a obras de manutenção e restauro da ponte sobre o rio Halu, a 79 quilómetros da cidade do Lobito, com cerca de 300 metros de comprimento e 10 de largura. A circulação dos comboios faz-se agora três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas.

in Jornal de Angola Online´
Extraído do artigo com o título:
"Universidade leva progresso ao Centro e Sul"
27Jan2010


26 janeiro 2010

Grupo de amigos Ferroviários - CFB Cubal


1.
Moreno, Brito, Albano......
quem ajuda na identificação destes amigos?
2.

Ruca
Junto te envio duas fotos antigas de Ferroviários. Na foto 1 estão o Moreno e o Brito (genro do Guerra) e não me lembro do nome dos outros meus colegas.
Publica estas fotos a ver se alguem se lembra dos nomes.
um abraço
*******

Aqui vão mais alguns nomes que recolhi junto do meu pai,Zé Manel.
Foto 1-cima da esq. para dir.
??,Canais,Brito,Inspector...,??,??,??. No meio-Machado(sentado),??,Mano,??(telecomunicações),??,??.
à frente- Moreno e velho Ribas.

Foto 2- Machado electricista,Lino,Zé Manel e Moreno.
O meu pai lembra-se de todos mas os nomes.....!! Aproveito para mandar um abraço do meu pai ao Romão.

Victor Oliveira.