Convite / Memórias do Cubal! Fotografias de décadas revelam momentos e pessoas que marcaram a história do Cubal. Compartilha as tuas lembranças e histórias nos comentários ou por email: cubal.ruca@gmail.com Juntos, vamos enriquecer essa jornada no tempo!Respeito pelas memórias: Se alguém da foto, ou familiar, preferir a remoção, por favor, entre em contato. Preservar a história e o respeito pelas memórias é o meu compromisso.Junta-te a nós! Descubramos e celebremos o passado do Cubal! Ruca
Páginas obrigatórias do nosso Blogue cubalense
▼
O município do Cubal, a 171 quilómetros de Benguela, completou hoje 40 anos de existência desde a sua ascensão a cidade, com várias actividades políticas, culturais, recreativas e desportivas, cujo acto foi presidido pelo administrador local, Veríssimo Sapalo.
ResponderEliminarNa ocasião, Veríssimo Sapalo defendeu a necessidade do engajamento da população nas tarefas de reconstrução e unidade nacional como condução indispensável para o relançamento do desenvolvimento da localidade.
O responsável que falava na presença de entidades de diferentes estratos sociais e da população local, apelou a coesão dos munícipes em torno dos objectivos comuns, que visam promover o bem-estar social de todos.
Após uma abordagem da trajectória política, cultural, económica e histórica do surgimento do município, Veríssimo Sapalo, reconheceu que apesar dos esforços empreendidos na melhoria das condições de vida dos munícipes, muito ainda há para ser feito.
Para tal, exortou aos partidos políticos, igrejas e associações a mobilizarem esforços no sentido de sensibilizarem os cidadãos para a necessidade da importância do voto.
Por seu turno, em mensagem de facilitações por ocasião da data, o governador da província de Benguela, Dumilde Rangel, manifestou o empenho e dedicação aos desafios que têm sido enfrentados localmente, inerentes ao processo de reconstrução nacional de consolidação de paz e unidade de todos angolanos.
Dumilde Rangel apelou a necessidade da reflexão e promoção de debates e trocas de ideias, buscando em conjunto as melhores formas de ultrapassar e vencer as ingentes etapas que conduzirão a província ao desenvolvimento e bem-estar de todo o povo.
Comemorado sob o lema “Cubal cidade do Progresso” a efeméride foi abrilhantada pelo grupo de Majores de Benguela, partida de futebol entre as selecções do Cubal e Ganda e actividades musico-culturais.
Em saudação a data foram igualmente realizadas palestras visitas, campanha de limpeza a cidade, trabalhos de tapa-buracos nas principais artérias, debate sobre o processo de descentralização e desconcentração administrativa, palestras sobre cidadania, género, Vih-Sida e ambiente, culto de acção de graças, bem como actividades desportivas como xadrez, basquetebol, ciclismo e atletismo.
O Cubal localiza-se a este da sede capital de Benguela, com uma superfície de quatro mil e 794 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em 366 mil habitantes, equivalente a 67.678 famílias distribuídas pelas comunas da Capupa, Yambala, Tumbulo e sede do município.
A sua população é maioritariamente camponesa, dedicam-se a cultura de milho, massambala, mandioca, feijão, amendoim entre outros e praticam a pastorícia como a criação de gado bovino, caprino, suínos e aves.
Portugal Lusófono