Páginas obrigatórias do nosso Blogue cubalense

09 fevereiro 2025

Sisaleiros do Cubal reunidos em momentos de confraternização nos idos anos 50

Nos idos dos anos 50, os sisaleiros do Cubal  reuniam-se  em momentos de confraternização, celebrando a prosperidade trazida pelo cultivo do sisal, um pilar da economia local.

Esta imagem histórica, gentilmente cedida por Fernanda Valadas, eterniza a camaradagem e o espírito empreendedor que moldaram a história do Cubal, um testemunho vivo da dedicação e visão destes pioneiros, que ajudaram a erguer um Cubal próspero e vibrante, refletindo o espírito empreendedor que ainda ecoa na sua história e heráldica (vide post anterior).
Ruca
Sisaleiros - 3 alemães:
Leo Jerschke (fazenda do Alto-Cubal), Georg Vogel (Gerente da Fazenda Coporolo); António Valadas (Fazenda Caviva); Emiel Trautner (Kiskeroff); Ramiro Santana (Santana e Pires)

Hernani Cabral, disse:
 Ruca ali não há nenhum Antonio, mas sim Ramiro Santana. O senhor Ramiro era tio do António Santana, Henrique Santana e do Fernando Santana. Conheço dois dos alemães mas não je lembro os nomes.
Trata-se do senhor Ramiro Santana. Foi ele quem adquiriu em Coimbra, os instrumentos para a Orquestra Aurora, filha  que assim se prestou homenagem pelo gesto de ter comprado os instrumentos.

Reinhard Jerschke, disse:
um deles é o meu pai Leo Jerschke. O outro Senhor Georg Vogel, e Emiel Trautner.

já corrigido

Se verificarem imprecisões avisem-me . Ruca



 

2 comentários:

Obrigado pelo contributo/comentário que será publicado brevemente.NÃO TE ESQUEÇAS DE INSERIR O TEU NOME.Abraço
Ruca