🛶 Uma Viagem de Memórias: António Freitas de Oliveira no Cubal!
É com imensa alegria e entusiasmo que damos as boas-vindas ao colaborador do nosso espaço, o blogue CUBAL ANGOLA TERRA AMADA!.
Recebemos hoje o primeiro de vários textos e fotografias do nosso conterra António Freitas de Oliveira. O António, que está a preparar um livro baseado nas suas vivências de infância no Cubal, disponibilizou-se gentilmente para partilhar connosco alguns excertos em primeira mão.
O António traz-nos um olhar poético e profundamente pessoal, onde a recordação da terra se mistura com as paisagens, as figuras e as sensações de quem ali cresceu. A sua escrita, rica em expressões locais e em imagens que nos transportam no tempo, certamente irá despertar em muitos de nós aquele tão familiar e doce sentimento de saudade e reconhecimento.
Começamos esta colaboração com o texto "Visitas na Nossa Terra - I". Preparem-se para pedalar nos caminhos de areia, fintar galinhas e revisitar a "BaÃa Azul" e o "morro" do Cubal através dos olhos de um menino.
Sejam bem-vindos a esta viagem pela memória!
Visitas na Nossa Terra - (parte I)
As bicicletas levantavam a poeira que competia ao estreito caminho de areia 'doce de beijar borracha', sem importunar o óbito do kota Januário, ex-kapiangador do etÃlico azul de polir coronha de espingarda.
Os galináceos da aldeia fintavam o desfecho do Januário, desafios à morte em movimentos suicidas, 'valsas biscleteiras', danças do ventre em rodopio à kinga Ulisses!
A verdade é que o Tomé, kakuenje de um militar português, tremia junto com o capim soprados a vento descendente do morro, tudo o assustava, até os gambuzinos que atravessavam o atlântico para morder na BaÃa Azul, ali, aos olhos da Caotinha
- Então Tomé? Esses ananases? Apanhas? Ou preciso subir no escadote?
Bondades da infância, estigar o inocente pardal da Beira Alta, jeito de crescer africano com barba.
Todos os modos de ser criança são recriados nos anos somados, quando os cabelos da cal retirada dos tambores da missão do Kuando te fazem bater os sonhos, visitar os parentes que ficaram, os animais amigos, fecha só os olhos... vês melhor que na televisão, visitas a Nossa Terra.
(continua)
@ntonioFreitasdeOliveira (texto/fotografia)

Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo contributo/comentário que será publicado brevemente.NÃO TE ESQUEÇAS DE INSERIR O TEU NOME.Abraço
Ruca