Diretamente do álbum de família da irmã da Fernanda Valadas (e enviadas pela sobrinha Raquel), chegam-nos mais recordações preciosas da vibrante juventude cubalense, desta vez do ano de 1962! Vamos partilhar duas fotografias que captam um animado passeio de domingo em motorizadas.
O destino? A colina em frente à antiga ponte do caminho de ferro sobre o rio Cubal. Como conta a Fernanda, "fomos todos de motorizada", às vezes com dois ou três ocupantes por veículo, para um piquenique diferente. Era assim a diversão: ar puro, boa companhia, e a paisagem marcada pela linha do comboio.
Nesta primeira fotografia, vemos parte do grupo com as suas motorizadas. A Fernanda ajuda a recordar quem são alguns deles: o Toneca Mamede (que infelizmente partiu há muitos anos num acidente), a criança Carlitos Lopes (que muitos recordarão do Conjunto Ferrovia, nos anos 70), o irmão da Fernanda, Chico, a própria Fernanda, e o Carlos Santos (conhecido por 'Mombaka'), que pertencia à primeira comissão de militares colocada no Cubal após 1961.
![]() |
Imagem 1 |
![]() |
Imagem 2 |
A Fernanda Valadas identifica os presentes neste retrato de amizade: a Conceição Lopes, a Lucília Lopes, o Toneca Mamede (que na altura namorava a Conceição), a Anita Valadas (irmã da Fernanda), o militar Carlos Santos ('Mombaka'), o Carlitos Lopes (criança) , a Arminda Mendes (tia da Elisete e do Tonito Mendes), a Lizete Valadas (outra irmã da Fernanda) e, claro, a própria Fernanda.
Um testemunho fantástico dos laços de amizade e dos momentos simples e felizes que marcaram a juventude no Cubal daqueles tempos. Estas duas fotografias são um vislumbre precioso dessa camaradagem e alegria de viver. Um enorme obrigado à Fernanda e Raquel por nos abrirem estas janelas para o passado e partilhar connosco estas memórias tão ricas!
Ruca