13 dezembro 2007

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - André Sobrinho

Meno, Nem imaginas a satisfação que tive em rever as fotografias da nossa bela terra, foi na realidade a melhor prenda de fim de ano que tive. Apesar de ser um pouco mais novo relativamente à tua geração (nasci em 1963), consegui reconhecer algumas pessoas. Pelas fotos notei que mudaste bastante. A recordação que tinha de ti era quando ainda eras um magricelas de bigode e com ar de "reguila". A tua carequinha e a barriguinha mostram que já muito tempo passou, mas no entanto continuas com um grande apego à Angola e um grande amor ao Cubal.
Na realidade os meus pais eram clientes da loja dos Fontouras. O meu velho já é falecido e a minha velha está no Lobito, apesar de passar a maior parte do tempo com os filhos em Luanda. Toda a minha família está praticamente em Luanda, com excepção de uma das minhas irmãs que está em Londres.
A última vez que estive no Cubal foi em 2005. Em 2008 provavelmente regresso à Angola e nesta altura farei uma digressão ao nosso Kimbo.
Obrigado pelo contacto do Vitorino. Eu era grande amigo do irmão dele, o Ernesto. Creio ter ouvido que um dos irmãos do Vitorino (o Ernesto ou o Nando) terá falecido, é verdade? Espero bem que não.
O Vilarinho que procuro é um dos filhos de um sr que era guarda nocturno (se a memória não me falha) e tinha uma loja na Camunda na rua do comércio depois da loja do sr. Xico, marido da D. Conceição. Uma das irmãs mais velhas dele se não estou em erro-Elza-, era casada com um dos Flóridos da moagem
Estudei com o Xico Vilarinho desde a Primária e mais tarde na Escola Preparatória até ao 25 de Abril. Os Vilarinhos se bem me recordo, são originários de Fátima.

Um abração

André Sobrinho -Chevron - Houston TX 77002
_____________________________________________
Eu recordo-me bem de si. Lembro-me que foste o último membro da família Fontoura a abandonar o Cubal e Angola.
Eu chamo-me André Sobrinho e sou filho de Sebastião Sobrinho (enfermeiro do CFB). Por muito tempo morei na tua rua, lá ao fundo em direcção a Camunda depois da loja do sr. Saraiva e da serração.
A última vez que te vi no Cubal foi já nos anos 80. Eu estava com o Nando, o irmao do Vitorino. Acho que chegaste a vender a tua casa/loja ao Vitorino, não foi?
O Vitorino e os Irmãos estão em Benguela, ele agora é um grande agricultor no vale do Cavaco. Eu estou de momento em Houston, Texas a trabalhar para a Chevron. Estou no ramo dos petróleos. Lembraste do comerciante Vilarinho da Camunda? Estudei com um dos filhos dele, o Xico Vilarinho. Gostaria de entrar em contacto com o Xico.
Um abraço forte, do tamanho da nossa terra
André Sobrinho Chevron - Houston TX 77002

5 comentários:

Rui - "Ruca" disse...

Os Vilarinhos, são de Vila Real... vou tentar obter informações do Xico, para dar ao André.

Anónimo disse...

Desde 1983 que estou empenhado na procura de pessoas do Cubal; amigos da familia,conhecidos ou colegas de escola.Certar buscas deram seus frutos,outras ainda não.
Tive a grande alegria de encontrar neste sit o que em outros não consegui, a saber, encontrar a família Esmeraldo.
Saber do paradeiro desta família foi uma das maiores felicidades que pude dar a meus pais,visto serem dos melhores amigos que tiveram,e tudo isto graças ao nosso amigo Ruca e seu amor pelo Cubal.
Encontrei também o meu amigo e colega de escola Pires Amaro o que me deixou muito feliz.
Agora procuro Carlos Alberto de Brito Claudio, se alguém souber dele por favor tenha-me informado.
Aproveitemos este maravilho ponto de encontro.
Um abraço grande para o Ruca e a todos os amantes do Cubal.

Anónimo disse...

Caro Ruca,soube de seu blog pelo Zeca (Fernando Amaro com quem tenho contacto, sou Humberto Lino Vilarinho,(Beto) irmão da Carla, sobrinhos da Aurea da livraria perto do colégio da D. Cecília, onde também estudei até o 3º ano, com o Terra, Miló, Celeste entre outros que me lembro com saudades; lembro-me de tudo da nossa cidade; vi a procura do André Sobrinho que está em Houston pelo Xico Vilarinho, filho do meu avô comerciante da Camunda, estive este ano com ele em Lisboa, fornecerei em breve o endereço dele, estive com a Elsa, minha tia, e o Quim Flórido a quem considero como tio, encontrei também no Porto o Amilcar Vinhais que me manda todo final de ano convite do encontro dos Cubalenses, que ainda não tive oportunidade de ir. Moro no Rio de Janeiro, casado com uma brasileira, e tenho uma filha já casada que mora em Portugal - Porto. Farei outros contatos, parabenizo pelo blog e espero receber recados dos amigos cubalenses. Meu e-mail é hjvilarinho@gmail.com.br

Rui - "Ruca" disse...

Caro Beto ,
Grato pelas palavras simpáticas sobre o blog. Fico feliz , por estar a proporcionar encontros entre os cubaleneses. Já dei as coordenadas (email)ao Xico e ao André Sobrinho para que possam relembrar-se da infância. Receba um abraço e continue a participar.

Anónimo disse...

Prezados,

Estou a procura de profissionais interessados em voltar para Angola para atuar como Contador em uma empresa multinacional do segmento petrolífero em Luanda.

Caso tenham interesse ou conheçam pessoas que possam se interessar o email para envio de CV é angola@acting.com.br

Obrigada,

Sandra