26 novembro 2009

Um mês após o 20º Encontro

Caros Amigos,
Passado que está cerca de um mês do nosso encontro, o 20º, entendemos ser agora o momento ideal para falarmos um pouco sobre a nossa experiência.
Os objectivos são muito simples: partilhar convosco o que sentimos e perceber onde podemos melhorar de modo a reforçar o grande objectivo de que já no próximo encontro, o 21º, sejamos mais a participar e que no final todos possamos sentir que valeu a pena mais este encontro dos nossos encontros.
Recebemos inúmeros comentários o que desde já agradecemos. Dos que adoraram, dos neutrais e daqueles que de todo não gostaram. Uma certeza podem ter: valorizamos todos da mesma forma e vamos tê-los em conta na preparação do próximo encontro.
Quando iniciámos a organização, definimos claramente o que pretendíamos e o aspecto primordial foi o de criar um ambiente e contexto em que cada um de nós pudesse desfrutar em pleno da amizade de todos os Cubalenses , não esquecendo aqueles que, mesmo sem terem bebido água do rio Cubal ou cheirado a terra sacudida pela chuva, se têm vindo a juntar a nós e que são, seguramente, a garantia da continuidade. Os nossos herdeiros, familiares e amigos ou seja, todos aqueles que connosco querem partilhar esta nossa festa.
Fizemos tudo a pensar em todos nós, Cubalenses, investindo o que de melhor temos e sabemos, acreditando sempre que a tolerância é e sempre será, apanágio das gentes do Cubal. Só assim conseguimos manter esta unidade depois de tantas provações a que fomos sujeitos, quando forçados a abandonar a terra que nos deu dos melhores momentos da nossa vida.
Em nenhum momento interiorizámos a ideia de ser “o nosso encontro”. Pedimos ajuda, ouvimos sugestões, introduzimos alterações, seguimos conselhos e usámos a experiencia de outros etc., etc., abrimos a porta a que todos pudessem contribuir e todos vós o fizeram mesmo que apenas marcando a vossa presença em Mira. Aliás, um dos mais importantes objectivos por nós delineados. O nosso Obrigado e os mais sinceros parabéns a todos pelo sucesso do nosso encontro.
Foi bom, divertimo-nos imenso, tivemos oportunidade de estreitar amizades, de perceber o quanto somos iguais e diferentes e de sentir o peso da responsabilidade. Conhecemos pessoas, que mesmo não tendo qualquer afinidade com a terra, quiseram brindar-nos com a sua disponibilidade e amizade proporcionando-nos bons momentos. Também a eles o nosso agradecimento.
É por tudo isto que temos força para enfrentar de novo um ano mais, mas tal como já referimos, continuaremos de mente aberta a tudo e todos os que possam contribuir para o objectivo maior: a unidade e o bem-estar de todos os Cubalenses.
No entanto, não há bela sem senão e reconhecemos terem existido alguns aspectos menos conseguidos. Serão seguramente reformulados e alterados. Temos a expectativa de que o 21º será certamente ainda melhor do que o 20º. Sentimos que com mais meia dúzia de eventos, até poderíamos dizer que éramos uns ”experts” em organização de encontros e não uns meros amadores voluntariosos com intenção de inovar e fazer mais.
Mas como sabem há que passar a pasta, outros haverá com excelentes projectos e muita vontade de os colocar ao dispor de todos nós, tornando a nossa festa em algo inesquecível e á qual ninguém quererá faltar. Nós, haja o que houver, não deixaremos de lá estar.
O próximo encontro já está aí… o tempo corre na medida da nossa vontade do reencontro.
Contamos convosco.
Um enorme abraço Cubalense
Mimi Peixoto, Faria de Sousa e José Lobo Pires

25 novembro 2009

Clube Desportivo Ferrovia do Cubal

1.
Clube Desportivo Ferrovia do Cubal
Cartão de sócio nº 386 de Joaquim João Pires
2.
Clube Desportivo Ferrovia do Cubal
Carlos Alberto filho do sócio Joaquim João Pires
3.
Clube Desportivo Ferrovia do Cubal
Carlos Alberto filho do sócio Joaquim João Pires
Acesso à piscina
4.

Caro Ruca,
Durante algumas arrumações, encontrei estes testemunhos, que estou certo farão recordar a todos, os bons tempos que passámos nos Bailes do Ferrovia e dos inesquecíveis banhos na piscina.
De facto, será uma surpresa para o meu irmão Carlos o mais novo, pois ele não sabe da existência destes cartões. Quanto ao meu Pai, e como alguém muito bem diz já voa para lá das cordilheiras mas, de qualquer modo estou certo que muitos se recordam dele.
Um grande abraço
José Lobo Pires
*****
Caro amigo José Lobo Pires,
Obrigado por partilhares estes belos testemunhos cubalenses.
Forte abraço
Ruca