14 fevereiro 2009

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Jorge Amorim

Prezado Ruca
Já deves estar habituado a ouvir manifestações de alegria por possibilitares contactos, por isso só te digo, muito mas muito obrigado, pela genial atitude que tiveste.
Após todo aquele turbilhão que foi 75, muito ou nada se passou, mas garantidamente uma coisa ficou, gratas memórias de tempos tranquilos e alegres que por lá passamos.Sou natural de Nova Lisboa, mas devido à profissão dos meus pais, CFB , meu pai António Amorim Pinheiro revisor, minha mãe Maria Nascimento, enfermeira no hospital CFB, fazia com que andasse de terra em terra. Cubal 64/67 1ª vez, depois 72/75, fizeram com que a memória se localizasse mais nesse últimos anos.Soube através da Canduxa e vais-me desculpar mas não tenho ideia de ti , pelo aspecto deves ser bem mais novo do que eu , neste momento com 50.
Calculo que imaginas toda a alegria que tens causado. um grande bem haja, vou procurar participar neste blog com o intuito de rever bons e grandes amigos.Eu morava entre as casas do Dadinho (Golias) irmão da Sónia, e dos Martas, Fernando, Orlando, Rui.
Um grande abraço espero um dia poder ir aos convívios.
Moro neste momento na ilha Terceira, perto de Angra do Heroísmo.
Mais uma vez muito obrigado pela tua disponibilidade.
******
Caro Jorge,
BEM VINDO!
Obrigado pelas tuas simpáticas palavras. Temos poucos anos de diferença, mas naquela altura faziam diferença.
O que interessa é que, paulatinamente, nos vamos encontrando. Se isso também é fruto do nosso blog, acredita que é com imensa satisfação que recebo o feed-back dos amigos cubalenses e, como tenho referido, são um excelente tónico para dar continuidade a esta tarefa.
Fico na expectativa da tua participação futura. Até lá um forte abraço até essa Ilha lindíssima que te acolheu.
Ruca

Uma notícia triste

Ruca
O meu irmão telefonou-me a dizer que faleceu o Alcides (lembras-te que competia com ele nas corridas). Parece que teve um AVC.
Um abraço
Fernando Carona
****
Olá Fernando,
Infelizmente, confirmo a notícia triste.
O amigo Alcides Tavares, partiu há dias.
Fica-nos na memória,entre outras coisas como a amizade, a sua irreverência e paixão pelas máquinas motorizadas.
Os nossos sentidos pêsames à família Tavares/Pessoa.
Ruca

12 fevereiro 2009

Ganda e Cubal contarão com ensino superior este ano

Boas notícias para os cubalenses
O director provincial de Educação, Ciência e Tecnologia de Benguela, José Sessa Dias, anunciou essa semana, no município da Ganda, 221 quilómetros da cidade de Benguela, que os municípios do Cubal e Ganda, província de Benguela, contarão ainda este ano com instituições do ensino superior. Sessa Dias, que efectuou uma visita de supervisão e controlo, para avaliar as condições para do presente ano lectivo naquela localidade, cuja abertura oficial aconteceu a 02 deste mês, disse à Angop que o seu sector está a trabalhar para a consolidação, ainda este ano, da extensão do ensino superior nestes dois municípios do interior da província. Considerou necessária a criação de condições para a abertura de faculdades pública e privada nos municípios da Ganda e Cubal, visto que no sector educacional regista-se a existência de muitos finalistas que concluíram o ensino médio e esperam por uma vaga. Salientou que com base na legislação em vigor, o sector da Educação tem vindo a atrair alguns investidores privados no exercício da actividade docente do ensino universitário na província de Benguela, cuja Ganda e Cubal são os municípios constantes desta prioridade, tendo reconhecido as dificuldades ainda existentes de salas de aulas e professores para cobertura total do sistema de ensino na província. Durante a sua estada de algumas horas, o director visitou três escolas primárias em reabilitação, onde recebeu garantias dos empreiteiros que no prazo de dez dias duas delas poderão estar concluídas para a cobertura do presente ano lectivo escolar. Entretanto, o director provincial de Educação recebeu garantia do administrador municipal da Ganda, Job Sassando, que dentro das disponibilidades financeiras trabalhará para minimizar a situação da cobertura escolar e de igual modo ceder espaços para instalar o ensino médio e superior, quer público, quer privado.
in Angop
12-02-2009 19:07

Clube Recreativo do Cubal

Clube Recreativo do Cubal
Ano 1958 ou 1959

22º Encontro Anual no Parque do Luso - 05 de Julho de 2009

O Amílcar Vinhais contactou-me telefonicamente, para que aqui ficasse uma mensagem especial aos Cubalenses
Refere que o 22º Encontro Anual no Parque do Luso será como sempre no 1º Domingo de Julho, neste caso a 05 de Julho de 2009.
Este ano e aproveitando este nosso blog, como meio privilegiado para chegar a todos os amigos espalhados pelos quatro cantos do mundo, deixou um apelo significativo:
QUE TODOS OS CUBALENSES ESPALHADOS PELO MUNDO, ESTEJAM PRESENTES NESTE ENCONTRO ANUAL. VAMOS FAZER DESTE 22º ENCONTRO O MAIS "INTERNACIONAL" DE SEMPRE.
Assim meus caros amigos cubalenses aqui fica traçado um dos grandes objectivos para o Encontro do Luso. Que consigamos reunir o maior nº possível de amigos, incluindo todos aqueles que estejam noutros países. Façam um esforço adicional para estarem presentes. Vão preparando a viagem. Reservem o voo com antecedência. Queremos cá ter todos os amigos que que se encontram no Brasil, nos EUA, no Canadá, na Austrália, nos países Europeus, de Angola, nos países Árabes etc etc.
Coloquem desde já na V. agenda! O local já todos sabem onde é. Caso tenham dúvidas Cliquem aqui
Saudações cubalenses
Ruca

Recepção ao Governador Geral

Cubal . Ano 1957 ou 1958
Recepção ao Governador Geral

11 fevereiro 2009

Uma notícia triste

É com enorme tristeza que vos venho comunicar que o Norberto Querido Mendes nos deixou no dia 8 do corrente mês.
Que descanse em Paz.
Diny
********

Obrigado Diny. É sempre com muita tristeza que damos estas notícias.

Sentidos pêsames à família. Paz à alma do Norberto Querido Mendes.

Ruca

09 fevereiro 2009

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Joelma

Olá a todos. É com imenso prazer que conheci este blog. Sou de Benguela, mas a minha mãe Aurora Júlia Dias (Ju) , já falecida, é do Cubal. Queria saber se o nome é familiar a alguém. bjs a todos

Joelma

**************

Olá Joelma,
Obrigado pela tua visita.
Procura por algum testemunho da tua mãe e envia para aqui ser publicado. Certamente alguém se lembrará dela.
Aparece sempre!
Beijos
Ruca