17 janeiro 2009

Cubal e Cubalenses

1. Cubal -Piscina do Ferrovia.
Vamos descobrir quem aqui aparece! 2.
Olga Valadas, Lizeth, Arminda, ...., Lucilia e Marinela- 196?

3.
Norberto Amazonas e Telmo

4.
Necas (João) Abreu- 1960

5.
Modistas - Turma da Amélia Guerra

Cubalenses

1.
2.
3.
4.
Catarina, Peço-te legendagem para estas fotos. ruca

16 janeiro 2009

Sugestões do Pedro Jorge

Olá Amigos Cubalenses:
Sempre que posso venho aqui dar uma visita. Quase sempre encontro mensagens novas mas, tenho a certeza que apesar dos problemas do passado, há muitas muitas histórias bonitas para contar no Livro de Visitas, neste nosso Ponto de Encontro criado com muito mérito e trabalho do nosso Amigo Ruca.
Serão essas histórias, contadas por quem as viveu, que além de alimentarem o Blog, mantêm vivas as belas recordações do Cubal cidade onde tantos de vós nasceram e por certo viveram dos melhores anos das vossas vidas. Como já várias vezes citei no Blog, não sendo natural daquela bela cidade, vivi lá alguns meses, tendo ficado marcado pela saudade. Por isso compreendo as vossas razões e até magoas, por isso ,através do Blog poderão afogar essas causas negativas, relembrando os bons velhos tempos, reencontrarem aqui velhos amigos de infância. Pensem nisso. É uma forma de manterem viva a vossa cidade, aquela que vos ficou gravada na mente. Àqueles que já aqui costumam vir e os que estão no Orkut Hi5, desafiem outros a entrarem nesta interessante comunidade, que, embora virtual, é muito mais do que isso.
Mantém-nos mais próximos. Um exemplo: dos cento e tal amigos que tenho no Hi5, cem são Cubalenses ou afins, é muito bom poder comunicar com quem já estivemos fisicamente próximos. Vamos por isso alargar esta grande comunidade.
Por hoje deixo-vos aqui um Grande Abraço.
Para ti amigo Ruca, grande arquitecto deste evento especial,
Um Abração do sempre amigo,
Pedro Jorge
****
Olá Pedro,
Um muito obrigado pela habitual colaboração. Considera-te também um dos arquitectos principais do nosso blog. A tua presença diária faz-se notar e sinto-a sempre quando faço a manutenção do blog.
Este teu post é, sem dúvida, super pertinente. A ideia em abrirmos também um espaço no Hi5, não foi minha, mas sim de vários cubalenses que me foram sugerindo.
É um belo complemento a este nosso espaço. E só o sabe quem lá vai. Por isso, reforço o apelo do Pedro Jorge e, mais uma vez, convido todos amigos cubalenses a registarem-se (é grátis! e não são necessários dados pessoais) e acederem. Familiarizem-se e verão! Para quem se esqueceu, basta clicar aqui, ou insiram este endereço no vosso browser:
um abração e mais uma vez obrigado pela colaboração constante.
Ruca

15 janeiro 2009

Convite - Vamos fazer a chamada!

Olá Ruca:
Um Bom Ano para ti já que ainda não tive oportunidade de o dizer. O mesmo se aplica ao teu blog que espero permanência constante na Web.
Envio duas fotos minhas, uma com 17 anos e outra recente nos meus 52 anos.E aqui reitero o apelo da Canduxa a quem já tive oportunidade de telefonar, no sentido de a nossa turma do 3º, 4º e 5º ano no Liceu do Cubal (1º no mercado e depois no edifício do sindicato) se reunir neste teu/nosso espaço e podermos estar novamente "juntos" depois de 35 anos.


Alguns já disseram presente (Salinas, Ângelo, Alfredo, Canduxa, Dadinho, Tadeu Rabino, Patatas).

Vamos lá, "aproveitem-se" do Ruca que ele deixa.
Um abraço carinhos para ti Ruca
Tózé

****

Caro Tózé,

Obrigado pelas palavras amigas. Naturalmente, fico com uma satisfação especial, quando verifico que o nosso blog continua a cumprir a sua missão. Vamos fazer que este "elo" continue sempre. É preciso que todos continuem a colaborar.

Como dizes, "aproveitem-se" ! Mas calma aí!!! Só mesmo do NOSSO BLOG!!!! ;-))

um abração e continuem sempre!

Ruca

Vamos fazer a chamada?

Já tive o prazer de contactar com alguns dos meus colegas e amigos do Cubal.
Existem ainda alguns, dos quais a lembrança dos nomes me atraiçoa e embora vá perguntando a uns e outros, o mesmo lhes acontece.Gostaria de os contactar, a minha turma do 3.º ano foi no ano de 1972, ainda a funcionar no mercado juntamente com a turma do 4.º ano.
Vamos fazer a chamada?

Cândida (Canduxa)

14 janeiro 2009

REGRESSO

Não me importo de dar a minha opinião muito pessoal, sobre o meu regresso à minha terra.
Fui a primeira vez e desde aí tenho ido regularmente. Para quê passar férias em destinos turisticos estranhos, se o posso fazer na minha terra? Acresce o facto de toda a gente falar a mesma lingua.
No entanto não é isto que a Adelaide quer saber!
A minha terra continua na mesma. Os mesmos vetustos imbondeiros, a mesma cadência de cores, o dourado das anharas sem fim, as chuvadas torrenciais e magníficas, o mesmo pôr do sol mágico no risco do horizonte. É, a minha terra continua na mesma. O mesmo mar de águas tranquilas e quentes, os mesmos maboques e mangas, as mesmas goiabas e mamões, as mesmas massarocas assadas deixando um perfume no ar.
No entanto continuo a achar que não é isto que a Adelaide quer saber!
A minha terra continua na mesma. Um povo afável, que me tratou bem por onde passei, que nunca me perguntou se eu era estrangeiro ou "pula", que me tratou sempre de igual para igual.
As nossas cidades e em particular o Cubal, estão mais gastas por tantos anos de guerra, mas isso verdadeiramente importa-me pouco, face à importância de tudo o resto, porque tudo é recuperável com tempo e paciência.
Posso ser assaltado em Luanda, roubado no Lobito, posso ser insultado em qualquer sítio, mas verdadeiramente é muito mais perigoso, visitar S. Paulo ou o Rio de Janeiro ou Nova Iorque ou Pequim, ou Amsterdão.
Acho que era isto que a Adelaide queria saber!
O meu conselho é que toda a gente deve cumprir os seus sonhos sem medo de desilusões. Um dia, havemos de subir, como se diz na nossa terra e, nessa altura nenhum sonho já será possível.
Um abraço
Henrique

13 janeiro 2009

Por falar em viagens à nossa Terra...

Quando saí de Angola, a caminho da fronteira com a África do Sul, tive a oportunidade de me despedir da minha terra, tive a oportunidade de olhar as árvores, os pássaros e até mesmo os arbustos e o capim e numa linguagem muda me despedir, pois no fundo algo me dizia que aquele era um Adeus definitivo.Ao longo dos anos, a saudade tem apertado e por vezes é uma dor tão profunda que chega a magoar.... algumas vezes, ou melhor, muitas vezes tenho voltado em sonhos... outras vezes tenho pensado em ir até lá, para tentar encontrar o meu “berço”, mas aí bate o medo de me sentir em terra estranha, de não encontrar nada do que deixei, ou de não me reconhecer mais como aquela que ali viveu e nasceu....Tenho observado que muitos do grupo que visitam este blogue têm voltado a Angola.... por isso gostaria de lançar um desafio para que falem da vossa experiência, de tudo aquilo que sentiram, dos sentimentos que inundaram a vossa alma, se reencontraram o vosso “ninho”... enfim do que sentiram ao pisar aquele chão.
Um abraço!
Adelaide Serôdio
Brasil
********
Por coincidência da viagem planeada pelo Meno Fontoura à nossa Terra Amada, a amiga Adelaide coloca uma pertinente mensagem no nosso Livro de Visitas e que aqui se transcreve.
O desafio fica colocado a todos os viajantes no passado recente à nossa Terra. "... falem da vossa experiência, de tudo aquilo que sentiram, dos sentimentos que inundaram a vossa alma, se reencontraram o vosso “ninho”... enfim do que sentiram ao pisar aquele chão...".
Lembro-me do José Luís Pena, Henrique Faria, Rui Serpa, Miló entre outros, como amigos que nos podem dar os seus testemunhos porque já tieveram a experiência que todos gostaríamos.
Obrigado Adelaide.
Um abraço
Ruca

O Meno Fontoura vai a Angola e convida os amigos a encontrarem-se em Lisboa

Olá meus amigos,

Eu vou a Angola no próximo dia 28. Chego a Lisboa às 8h20 (TP 00949) e só parto para Luanda às 22h25.

Terei grande prazer em ver o máximo de amigos aí em Lisboa e beber um copo juntos. Se assim o desejarem e a situação de cada um permitir,então até ao dia 28.

Um abraço a todos.

Meno Fontoura

**********

O Meno, na sua ida a Angola, vai passar por Lisboa vindo de Geneve, onde vive. Os amigos poderão contactá-lo previamente e combinarem o tal "copo" de amigos, uma vez que a sua escala em Lisboa durará aproximadamente 14 horas. O voo é proveniente de Geneve COINTRIN INTERNATIONAL AIRPORT com chegada a Lisboa, pelas 08:15H, do dia 28 de Janeiro 09.

Ruca