28 fevereiro 2009

Cubalenses

1.
Bibito Guerra, Álvaro Coelho e ?
2.
Álvaro Coelho, Franganito, ? , Telmo Alexandre e os garotos quem identifica?
Cubal - ano 1958-1959

3.
Para além do José Luís Pena em primeiro plano
quem identifica todos os outros cubalenses?

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Mimi Peixoto

Olá Ruca
Olá Cubalenses
Confesso, tenho sido avessa a este tipo de comunicações… Mas, apanharam-me!
Fiquei admirada com a quantidade de cubalenses que por aqui passam e não quis deixar de dizer “Saperê” a todos.
Não há dúvida que a saudade é como uma grande jibóia que nos aperta o peito!
Um abraço para todos os “muanhas”.
***
Olá Mimi,
Espero que estejas bem, assim como restante família... ainda bem que foste "apanhada".
Fazia falta a tua presença!
Todos esperamos que apareças mais vezes... é um prazer receber-te!
Um abraço
Ruca

27 fevereiro 2009

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Vitor Pena

Caro Ruca
Tens que levar em frente este teu trabalho,sei que não é tarefa fácil mas precisamos de ter o teu blog como nossa referência.Por vezes não é falta de vontade das pessoas mas muitos de nós não temos conhecimentos de informática o que nos impossibilita de participar como seria desejo nosso, pois ficamos na dependência da boa vontade de outras pessoas.
Um abraço
Vítor Pena (clica no nome para e-mail)
Huambo - Angola
****
Caro "Vitinho"
Que alento este!!! Obrigado amigo por dares notícias! Ainda bem que apareces, após a nossa agradável conversa telefónica num passado recente. Bem sei que o que dizes é, em parte, verdade... mas como tenho dito querer é poder... e há sempre alguém da geração seguinte que pode dar algum apoio.
O meu apelo é, sobretudo, para aqueles que sabem fazer e que colocam imagens dispersas noutros locais e que eu gostaria que também aqui o fizessem, porque iriam ser partilhadas por um maior nº de amigos... pode ser que o apelo seja sentido e que o espírito de partilha invada essas mentes amigas!
Um forte abraço e aparece sempre companheiro!
Obrigado
Ruca

25 fevereiro 2009

Apelo à participação

Meus Caros amigos Cubalenses.
A dinâmica que se pretende para o nosso blog, só será possível com a participação de todos. Desculpem-me a insistência que tenho manifestado. Mas se estivermos à espera que alguém participe e não fizermos por isso, depreendo que o nosso blog num futuro breve deixará de ter novidades.
Fico feliz pelos encontros que se têm proporcionado. Sinto que a estrutura está montada para que estejamos todos bem mais próximos que há ano e meio atrás. Existe agora a possibilidade de interacção entre os amigos cubalenses, sem a necessidade da intervenção do nosso blog.
Muitos têm sido convidados a participar. Alguns convites directos tenho efectuado, via email. Infelizmente, em alguns casos, não tenho recebido resposta. Certamente por falta de tempo(algo de que tenho também padecido ultimamente).
Verifico que nas redes sociais que criamos, como exemplo no Hi5, Orkut etc. algumas belas imagens sobre o Cubal e cubalenses, lá foram colocadas pelos seus proprietários. Independentemente dessa saudável divulgação, o que desde já apoio, gostaria de apelar a todos os que possuem imagens dispersas pelas redes sociais que as partilhem no nosso blog. Sou de opinião que assim teríamos este nosso espaço mais enriquecido e, estou certo, teriam uma visibilidade e partilha bem maior do que aquela que actualmente têm.
Habituem-se a partilhar no nosso blog! Desta forma todos os cubalenses (e não só) usufruirão dos testemunhos que marcaram as nossas vidas.
Mais uma vez aqui coloco o desafio, sobretudo àqueles que nunca participaram e é por demais sabido que têm muito para nos dar a todos.
Obrigado
Abraço
Ruca

Cubalenses

1.
2.
3.


Fotos enviadas por J.L.Pena , com refª Tomané

22 fevereiro 2009

Futebol de salão no Cubal

1.
2.

3.

Quem ajuda nas legendas?

Fotos enviadas por J.L.Pena. com refª Tomané

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Elizete Mendes

Sou a Elizete Mendes, talvez não te lembres de mim pois deves ser mais novo do que eu. Quando comecei a ler as mensagens não sabia quem tu eras, depois é que vi que és filho do Raul da oficina de automóveis. Conheço -o bem e ele também me conhece, assim como ao meu pai, Vitorino Mendes.
Fiquei satisfeita e até comovida ao ver as fotografias do nosso Cubal, assim como as das pessoas que lá viveram e que consegui identificar algumas delas. Também estudei no colégio Eça de Queirós e na Escola Comercial.
Alguns dos meus colegas foram: o Virgílio Lemos, o Paulista, o Álvaro Rocha... Sempre que puder aqui estarei para saber das novidades.
Bjs para ti e para os teus pais.
Elizete Mendes
**
Olá Elizete,
Que bom receber mais uma visita amiga.
Desculpa não me lembrar de ti. Mas isso é o que menos importa. O importante é que tenhas dado notícias, porque os teus amigos e conhecidos daquele tempo irão lembrar-se certamente. Os meus pais lembram-se e enviam-te uma saudação amiga.
Cá fico à espera das tuas visitas e se possível que as mesmas sejam também participativas. Assim espero.
Até lá.
beijos
Ruca

"Efeitos" do nosso blog e amizade

Olá Ruca!
É com imensa alegria que te comunico que mais uma vez através do teu blog encontrei (neste caso encontraram-me), imagina! a Celeste Alves, a nossa querida Celeste e o Vítor Alves assim como a família, estão bem e de saúde e vivem no Lobito. Para mim foi uma enorme enorme alegria.
Iniciaste uma obra gigantesca com muito amor e altruísmo.
Um grande abraço de agradecimento.
Canduxa
****
Olá Canduxa,
É com uma pontinha de emoção que recebo este tipo de relatos. Tenho de reconhecer que o nosso mundo cubalense ficou mais próximo. O nosso blog está a ter uma visibilidade que excede a minha ideia inicial e tem, sem dúvida, aproximado muitos amigos. O facto da família Vitor Alves ( de quem me lembro muito bem e a quem envio um forte abraço -meus pais Raúl e Júlia também) nos visitarem desde aquela linda terra do Lobito, só me deixa feliz.
Tudo resulta quando se faz com amor! E tens razão no comentário que fazes.
Obrigado por me dares conhecimento deste teu testemunho. Aqui publico para que seja exemplo motivador para que todos continuem a participar. Não interessa como participam. Interessa que participem.
um abraço e obrigado pela tua participação activa.
Ruca

IMBONDEIRO

O imbondeiro é um ser já moribundo,
Gigante preso em apertados laços,
Tronco rasgado em fissurados traços,
E de raizes mergulhando fundo.

Tem flores brancas, de um alvor profundo,
E longos frutos descorados, baços,
E os seus ramos semelhando braços,
Dizem raivosos um adeus ao mundo.

Como uma raça pecadora e má,
As suas flores não possuem já,
A força viva que germina o fruto.

É como um homem que já nada tem;
Perdeu seus filhos, sua esposa e mãe,
E arrasta em vida o seu próprio luto.


Cubal, 1962
Aurelino Faria.

NOTA: este poema foi escrito pelo meu pai. Ganhou na altura um prémio de poesia.
Um abraço
Henrique