13 novembro 2009

Mensagens amigas pelo 2º Aniversário do blogue do Cubal

Meus Caros amigos e amigas,
Vcs estragam-me com "mimos". Obrigado a todos pelas mensagens de apoio e carinho que me enviaram, quando do 2º aniversário do nosso blogue.
Grande abraço com amizade.
Ruca
###############################################
Oiiii Ruca
Um pouco atrasada mas venho pra. te agradecer a homenagem que fizeste a mim e ao meu irmão, valeu. Já consegui o contato com Deolinda e a Miló só está faltando o Vítor Manuel, não consegui. Talvez possas me facilitar esse contato. Aproveito pra. te dar os parabéns pelo aniversário do Blog. Vamos fazer muitos anos ainda. Afinal ele é nosso também. Parabéns mais uma vez e tudo de bom pra. ti.
Tenho outro endereço : zeliapuffy@hotmail.com . Este uso mais.
Um abraço.
Zélia Bento
***************************************************************
Amigo Ruca,
Muitos parabéns pelo 2ºniversário do nosso blog.
E para comemorar envio-te estas fotos, tiradas em Benguela aquando das minhas férias em 2007-2008.Brevemente mandarte-ei mais.
SAUDAÇÕES CUBALENSES
ESTAMOS JUNTOS.
Deolinda Gonçalves
***************************************************************
Olá Ruca!
Um sonhador que concretizou um sonho de todos os que, cá ou lá (Cubal) aqui vêm diariamente, de forma mais ou menos participativa, em busca de notícias de gentes que fizeram parte de nós.
Conheço alguns casos de amigos meus (nunca estiveram em África) que visitam o blog e ficam admirados fazendo-me comentários muito elogiosos e surpreendentes. Devo dizer-te que este é um grande testemunho histórico das nossas vidas pois concluo que muita gente com alguma cultura e que nos lê, só aqui percebeu a verdadeira dimensão da nossa forma de estar em África, tanto a nível pessoal como material.
Contaram-se muitas histórias, fantasiaram-se muitas vivências, confundiu-se o real com o imaginário mas aqui nesta página há factos, fotos, palavras e comportamentos. E passados tantos anos as relações de amizade, solidariedade e camaradagem permanecem e não podia ser de outra forma!...
Quem eram os que iam para aquelas as terras? A história explica um pouco.
As fotos são pérolas preciosas que nos trazem à memória vivências passadas que o tempo, às vezes, teima em apagar mas o coração não deseja.
E como se diz, mude-se o espaço... mude-se o tempo...mas que os amigos permaneçam.
Continuem, os que podem, a enriquecer este espaço e a ti que tiveste a iniciativa e porque nos tens sempre actualizado com muito "perda" de tempo... o meu obrigada.
Parabéns para ti que tiveste a iniciativa e porque a continuas.
Parabéns aos que de forma muito desinibida aqui expõe o seu "património"pessoal. E também gostaria de dar os parabéns ao blog do Henrique Faria que também visito desde o início.
Parabéns!
Bia
***************************************************************
Caro Ruca
O que me ocorre nesta data escreve-se com poucas palavras, mas que são sentidas: Parabéns por este espaço de encontro dos cubalenses.
Espero que continues a manter este blog com a garra que te reconheço.
Um abraço.
Mimi Peixoto
***************************************************************
Não poderia deixar passar uma data tão importante sem que te fizesse saber o quão especial é para mim a existência do teu, agora "NOSSO" blog. Calculo que às vezes seja necessária uma boa dose de paciência , trabalho e muito amor para o manter em bom ritmo mas sendo filho de um homem de carros e oficinas saberás com toda a certeza que muitas vezes é preciso apenas um bom "empurrão" para que o carro pegue de novo e continue sem problemas.
Devido a este bebé de 2 anos, já tive a alegria de comunicar com pessoas a quem pensava ter perdido o rasto para sempre.
Não te canses desta obra tão valiosa para todos os Cubalenses.
Deus te ajude.
Um grande abraço de parabéns .
Celeste Alves

***************************************************************
Meu caro Ruca.
Passados que são dois anos sobre a entrada do nosso Blog, uma feliz iniciativa com que brindaste toda a comunidade Cubalense, venho deixar-te aqui o meu grande agradecimento, pela forma como conseguiste unificar toda esta comunidade, dispersa por todos os Continentes do Globo.
Na tua nota sobre o 2º Aniversário do Blog, vens agradecer a colaboração de todos mas, quem deve na realidade agradecer-te tão feliz iniciativa e, muito trabalho investido no Blog, somos todos os que sentimos a saudade e, a necessidade de vir aqui em busca de mais uma noticia que nos divulgue e aproxime de mais um amigo, companheiro e até um familiar perdido, é um feito que não tem precedentes, e que, vale por tudo o que conheci na vossa comunidade há cerca de 40 anos.
Por tudo isto, meu caro amigo, o primeiro a estar de parabéns neste aniversário, és tu como o grande obreiro e comandante desta Nave da Corrente Cubalense, depois todos os Cubalenses e amigos do Cubal, essa bela cidade que um dia conheci e que, ainda recordo com saudade.
Para ti Ruca.
Para todos os Cubalenses espalhados pelo Mundo.
AQUELE ABRAÇO.
Pedro Jorge
***************************************************************
PARABÉNS e obrigada por nos proporcionares momentos de felicidade e tão boas recordações, do nosso querido CUBAL!
Graças ao teu empenho, todos nós podemos ter o privilégio do verdadeiro reencontro da família Cubalense!
Continua com essa determinação, amigo Ruca!
Um abraço.
Anabela Borges e Victor Oliveira
***************************************************************
Parabéns pelo teu esforço e um obrigada pela participação de todos aqueles que por aqui passam e deixam testemunhos que nos ajudam a matar saudades da nossa bonita terra...
Aurora Sérgio
***************************************************************
Pelo teu empenho e desempenho nesta aventura de cubalenses tão bem sucedida um grande abraço de parabéns e de motivação para continuares sempre....
Francisca Isilda
***************************************************************
Ao grande obreiro Ruca
Parabéns por este maravilhoso trabalho.É justo este reconhecimento.
Registo com agrado esta data,que também é a data meu aniversário
Parabéns Ruca e a todos Cubalenses.
Força...
Francisco Prata

DAPANDULA

Meu querido amigo:
Só hoje tive oportunidade e tempo para te dizer umas palavras.
Desde a primeira hora que estou contigo, como sabes.
Todos os dias visito o nosso blog.
Para ti e para todos os colaboradores e para todos os Cubalenses que aqui habitam, um grande abraço. E, venham mais cinco...anos!
Fiquem bem
Henrique

11 novembro 2009

2º ANIVERSÁRIO DO BLOGUE DO CUBAL

Meus Caros cubalenses e amigos do Cubal.
O nosso espaço virtual faz hoje 2 anos!
É com imensa alegria que partilho este aniversário com todos vós.
Considero que o objectivo principal que tracei quando da criação foi ultrapassado. Sinceramente, no início, estava longe de imaginar a adesão que fui sentindo ao longo do tempo.
Sabendo do poder da Net, estava convicto que este seria o meio ideal para a reaproximação de tantos amigos que a história ou os factores históricos separou.
Hoje mesmo, recebi o relatório das visitas ao nosso blogue, que partilho convosco:

Cubal - Angola - Terra amada !
-- Site Summary ---
Visits
Average per Day ................. 82
Average Visit Length .......... 5:19
This Week ...................... 572
Page Views
Total ...................... 170,712
Average per Day ................ 156
Average per Visit .............. 1.9
This Week .................... 1,095
Fonte:Sitemeter.Período de 03 a 09 de Novembro 09

São surpreendentes os acessos ao nosso blogue, não só de Portugal, como do resto do Mundo!
E isto graças a quem? A todos vós que colaboraram de uma forma ou de outra e na medida do possível, respondendo aos meus sucessivos apelos.
A todos os que na coluna do lado direito em “ETIQUETAS“ figura o nome, bem como a todos os outros que, comentando os posts, vão igualmente enriquecendo o nosso espaço, uma palavra apenas, ou melhor duas palavras:

MUITO OBRIGADO!

Sem a Vossa colaboração, nada deste trabalho seria possível. Daí a minha gratidão. Vamos continuar com o nosso Blogue e contribuir, cada vez mais, que o mesmo seja o elo de ligação, fomentando ao mesmo tempo o debate saudável possibilitando novas ligações entre pessoas e a PARTILHA DE EMOÇÕES DO CUBALENSES E AMIGOS DO CUBAL.

NÓS CUBALENSES, ESTAMOS DE PARABÉNS PELO 2º ANIVERSÁRIO DO NOSSO BLOGUE. CONTINUEM A PARTICIPAR COMENTANDO E/OU ENVIANDO TESTEMUNHOS.

Conseguimos encurtar distâncias, barreiras geográficas e sobretudo, reencontrar amigos!

Um grande abraço cubalense.

Ruca (Rui Gonçalves)



Link relacionado : 1º Aniversário do Blogue do Cubal

09 novembro 2009

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Manuela Borges

Ola!
Sou a Manuela Borges, tenho 44 anos, nasci na Caala, mas vivi cerca de 13 anos no Cubal.
Vivi na Rua Diogo Cão, sito nas traseiras da oficina do Sr Raul. Ouvi falar da D. Júlia cabeleireira. Estudei na Escola Primaria 40, até a 4ª classe. A minha primeira professora, foi a D. Maria do Carmo. A seguir foi a D. Lurdes Vilares a qual gostava muito de mim. Era das melhores da turma até estive no quadro de honra e recebi um livro.Tenho saudades das pessoas que era tudo como família, as festas, os colegas e o próprio Cubal. Gostaria de um dia me poder juntar à comunidade cubalense.
Para todos os cubalenses um grande abraço incluindo nosso grande amigo Ruca. Parabéns pelo teu blog continua sempre.
Manuela Borges
Vila Nova de Gaia
****************************************
Cara Manuela,
Obrigado pela tua presença, que espero tenha continuidade. Já te juntaste à comunidade virtual cubalense.Podes também marcar presença e aparecer nos Encontros anuais que aqui divulgamos.
Vem sempre até nós e se possível com testemunhos. Fala um pouco mais de ti.
Um abraço e obrigado pelas palavras amigas.
Ruca

08 novembro 2009

O FRASQUINHO DE AREIA

Com a tranquilidade que todos lhe reconhecemos, o Carlos Falcão retratou os pontos altos do nosso Encontro e entre eles destacou a oferta dos frasquinhos de areia.
Não é apenas um simples frasquinho de areia. É um pedaço da nossa terra. Provávelmente muitos de nós já pisaram aquele pedacinho.
É também um acto de amor. Imagino que a Mimi terá pensado em cada um de nós, quando se deu ao trabalho de ir buscar aquela areia, simbólicamente num local que todos adoramos, o nosso rio.
Para mim, quando lá estive, também trouxe um frasco de areia da Praia Morena.
Agora ambos estão na minha secretária, para que sempre que olhe para eles, me recordem quem eu sou e de onde vim.
Obrigado Mimi.

Henrique