26 abril 2008

HISTÓRIAS DO CUBAL

Há, já escritas por muitos de nós, 1050 páginas de histórias sobre o Cubal.
Já deram origem à publicação de nove volumes, que se quiserem podem ler no nosso site: www.cubal.no.sapo.pt
Se quiserem, estamos prontos e agradecidos, a receber histórias de todos vocês, o que certamente nos irá enriquecer.
Um abraço
Henrique

24 abril 2008

Cubalenses

Homenagem da família Narciso, aos meus pais Júlia e Raúl.

1. No casamento dos meus pais.
2. O meu pai Raúl (dtª na foto) na oficina Narciso
3. Idem, ao fundo
4.Idem à esqª
Vou ter de falar com o meu pai, para saber o nome dos restantes elementos.
5.Trabalho da Catarina, em homenagem aos meus pais.
************************
Catarina,
Como já tive oportunidade em dizer, agradeço-vos imenso a oportunidade que nos proporcionam ao partilhar estas fotos, que não conhecia, dos meus pais. Não calculas a emoção que foi para todos nós.
Muito obrigado
Ruca

22 abril 2008

20 abril 2008

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - GRAÇA PIRES

Cubal que saudades da minha meninice
Olá Ruca:
Acho que não estou enganada a teu respeito, éramos vizinhos, o meu pai (José Pires) e o meu irmão João (do talho) tinha o talho em frente da casa dos teus pais onde a tua mãe tinha o salão de cabeleireira e onde eu cortava o cabelo, a oficina de automóveis do teu pai era ao lado do talho? estou certa! O meu nome é Graça Pires e (tenho quase 46 anos), e brincávamos todos juntos, tu, eu o Ramiro, a Alice e o Zé Valverde que eram irmãos e o pai vendia peixe seco (também não sei deles). Havia um Rui que também brincava connosco e que vi logo após o 25 de Abril de 74, na Nazaré, lembro-me também dos filhos do Sr. da Foto Lig, mas eram mais novos do que nós. Havia também a São (Vinhas ou Vinhais)não me lembro bem do nome, que a mãe tinha uma peixaria ao lado do talho,era mais velha do que nós e tinha dois irmãos também mais velhos. Vi há muitos anos os irmãos Garruço(que viviam em Coimbra), e que os pais tinham uma loja perto da escola primária onde andámos, ao lado do quartel,lembras-te que quando içavam a bandeira e tocavam o hino, tínhamos que nos por em sentido no recreio? Da ginástica no átrio da escola? De rezar antes da escola começar, e cantarmos o hino nacional? (a minha professora era a Ana Maria Paulista que eu adorava). Lembras-te das corridas que faziamos com pneus? De brincarmos aos polícias e ladrões e subirmos às árvores no quintal dos Valverde? E da tua mãe gritar por ti, quando deixava de te ver do salão? Só podes ser tu na altura em 74 eras filho único, lembro-me de poucos nomes, pois perdi o contacto com toda a gente, porque vim embora em Agosto de 1974, e vocês ainda ficaram todos. Diz-me uma coisa a Vanda Alves chama-se Vanda Carla Gomes Alves? Se é dá-me o contacto. Era a minha melhor amiga e colega no Colégio da D. Cecília também era colega da Anabela afilhado Sr. Duarte (enfermeiro do CFB),com quem também perdi o contacto.
Eu actualmente vivo na Gafanha da Nazaré.
Obrigado
Graça Pires
********************************************
Graça!
Que fantástica memória!!! É TUDO VERDADE! Em tão pouco tempo, fizeste-me reviver o passado e a nossa infância. Que bom! Obrigado. Lembro-me perfeitamente das nossas brincadeiras (e que tão fielmente retratas!!- Parabéns-) , e dos nossos amigos comuns. Manda-me uma foto tua se tiveres daquele tempo. Quero relembrar-me de ti porque não estou com a mesma "clareza" em relação a ti. Acho que sei quem és, mas estou com algumas dúvidas. Falei com o meu pai, que perguntou pelo teu irmão João. O Ramiro -estive uma vez com ele há mtos anos atrás.(eles são de Lamas de Orelhão). O Rui - que tinha tb um irmão mais novo e uma irmã mais velha (ela trabalhou no escritório da oficina do meu pai), tb estive com ele +- em 1976 e nunca mais soube dele. O Gil , Celeste e um dos filhos -estive há pouco com eles aqui em Lisboa e estão bem. Falei com o António Mário Garruço a semana passada. Estão em Coimbra. A Vanda Alves é ela mesmo. Não tenho o contacto mas vou tentar . Como disse, foi uma coincidência tê-la visto na RTP1 de onde tirei as imagens para o blog.; a São é Vinhais (Múrias) e não sei se está cá em Portugal ou em Angola.( tem 2 irmãos o Meno e o Mico). Eram mais velhos , mas sobretudo a São brincávamos muitas vezes todos juntos.
Bem Graça, muito obrigado por "apareceres". Envia-me a foto que te pedi e outras que eventualmente tenhas do Cubal.
Um beijinho enorme e foi um verdadeiro prazer ter notícias tuas.Vai dando notícias.
Ruca

Do Cubal a Lourenço Marques - Ano 1970

1. Em 1970, quando o Gil fez a "ponte da amizade" entre Cubal e Lourenço Marques, no seu automóvel Mazda. Uma bela aventura de certeza e que poucos tiveram o privilégio.