31 março 2012

Precisa-se foto, antes de 1975, da Escola Primária nr 40

Alguém consegue ajudar? Procurem pf nesses baús de memórias, para que a imagem seja publicada no livro da escritora Isabel Valadão. Caso encontrem enviem-me que a faço chegar à Isabel.
http://www.wook.pt/authors/detail/id/2155121

Olá, Rui!
Queria pedir-lhe um grande favor - se me arranja uma fotografia (com boa resolução) da Escola Primária antiga do Cubal, para eu incluir num livro de minha autoria, «A sombra do Imbondeiro», que vai ser editado pela Bertrand. Eu vivi no Cubal, mais propriamente, na Fazenda Elisa, em 1951, e frequentei a antiga escola primária. Tenho algumas imagens do Cubal que me cedeu o Carlos Pires, mas falta-me a da escola. Um amigo cubalense, o Henrique Faria, também me arranjou uma foto, mas não tem a alta resolução necessária para a impressão. Então, eu lembrei-me de si, que tem postado tantas fotos do Cubal no seu blogue e, como tal, talvez me pudesse arranjar a fotografia que eu tanto preciso. Ficaria muito grata, se me pudesse ajudar! Cumprimentos, Isabel

25 março 2012

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Mª Eugénia Domingos da Silva

Olá Ruca, Parabéns por tudo o que tens feito pelos Cubalenses. Andei mais uma vez a " visitar " o Cubal e suas recordações, e são tantas... pois é , vi o grande evento de MISS CUBAL e as suas lindas concorrentes, e eu estava lá, como Miss Informação, Simpatia e Público!!!39 anos é uma vida e adorei reviver aqueles belos e únicos momentos. Agradeço à Deolinda a bela ideia de lembrar belos tempos. Dentro de tantas fotos com tanta gente do meu tempo, logo estava uma que ainda hoje acho gira, pois a " diferença de altura " ( já não falo em idade... ),dava nas vistas. Num dos muitos bailes do Ferrovia, que me lembro ser numa passagem de ano, estou a dançar com o Lemos.... E outras mais, aonde vi a minha saudosa prima Fernanda Paulista, no casamento da Anita. Enfim, ainda tenho muito para ver, e mais uma coisa... a tua mãe, arranjou muitas vezes o cabelo da minha mãe, e quando havia festas, o meu e da minha irmã. Um grande beijinho para todas as " concorrentes do MISS CUBAL 1973 " e claro para ti também. Géninha

Narciso e Companhia Ltda

1.
Narciso e Companhia Ltda
2.
Narciso e Companhia Ltda
3.
Narciso e Companhia Ltda
4.
Narciso e Companhia Ltda
5.
Narciso e Companhia Ltda
6.
Narciso e Companhia Ltda
Ao lado esquerdo identifico o meu futuro pai Raúl Gonçalves (com o maçarico de solda na mão), enquanto colaborador da oficina do Sr Narciso. Há muitos anos mesmo!! Também se pode ver o Ernesto Santos. Obrigado Catarina! Ruca

7.
Sr Narciso dentro uma Ford

********
Nestes sítios virtuais, o nosso Amigo Ruca, reúne de uma forma tão carinhosa o passado e o presente. As boas recordações, dessa terra africana, são aqui reveladas por várias Famílias espalhadas pela nossa aldeia global…

Meu avô materno, Eduardo Narciso, foi para Angola no ano de 1949/50 rumo a uma vida melhor. Minha avó, Maria Manuel fica em Portugal com a minha mãe Maria Fernanda e vão para África somente no ano de 1955. Nesta nova terra nasce minha tia Margareth e a tia Maria João.

Meu avô Narciso iniciou o seu trabalho na fazenda “Fernando Alberto” do Sr. Sebastião das Neves. Aqui foi o responsável pela parte mecânica da fábrica de sisal desta fazenda. Posteriormente, estabeleceu-se na cidade do Cubal com uma oficina própria com o sócio Sr. Vieira.

Mais tarde, a firma passou a chamar-se Narciso e Companhia Ltda, na qual, minha avó ficou como sócia de meu avô.

Nesta época os seus negócios começaram a progredir e mais tarde tornou-se representante da marca Mazda no distrito de Benguela.

Paralelamente, e como hobby, o avô Narciso obteve uma fazenda onde se cultivava o Sisal. Muitos almoços, caçadas e convívios eram aqui organizados…

Enfim, muitas histórias reais se passaram e muitos de V/ se recordam certamente.

Minha avó, hoje em dia, ainda fala dessa terra, tão quente, onde a verdadeira amizade se fazia sentir numa forma tão Familiar.

Como um “Homem que não sonha é um Homem morto que caminha.”, sonho num dia caminhar nesta terra e levar o meu Primito João Ricardo a esta cidade, rica em recordações e repletas de meras miragens….

Para esta família Cubalense junto um álbum com várias fotos…
BOAS RECORDAÇÕES!!!
Laripo!

Ana Catarina Monteiro (Narciso)