16 dezembro 2007

Testemunhos / Opinião - de FERNANDO HENRIQUE PIRES

data 16/12/2007 16:38
Ruca:
Saudações cordiais.
Através do nosso blogger, obtive o contato do Arménio Fontoura. Menino de uma memória fantástica, pelo seu relato, recheado com fotos importantes, do passado e presente, fonte de inspiração, para enviar matéria modesta, para inserir no blogger, que é mais um álbum coletivo a somar.
" A DOR. A DOR DE UMA ALMA ARRANCADA DA PRÓPRIA TERRA, JOGADA NO FRIO DO EXILIO. QUE É TALVEZ, A DOR MAIOR, PARA A QUAL NÃO HÁ REMÉDIO."
Não devemos pensar mal, dos que procederam mal. Pensemos somente que estavam equivocados. Ombros fortes os nossos, para suportar tamanha carga.O inicio da SABEDORIA, é o reconhecimento, e a admissão da própria IGNORÂNCIA. Foi este sentimento, que faltou aos homens responsáveis, pelo medíocre processo da revolução, que rapidamente cavaram o enorme abismo, onde fomos jogados, junto com nossos irmãos Angolanos, Moçambicanos, etc. Fomos alcunhados de colonos exploradores, retornados, mas deixamos Países perfeitos, erguidos com muito suor, resistente como concreto, porque ao longo de três décadas, de conflitos e abandono, nossos pilares continuam servindo agora, me parece, para nova geração de colonos. Geração de chumbinhos (um pássaro aqui do Brasil), que não faz ninho. Coloca os ovos, no ninho do pardal, e este cumpre a missão, de criá-los.Quem vive de passado é museu, mas, afinal, é de um passado , que se desenha a nossa História, nossos rumos, após os tempos à deriva. Que dizer a nossos filhos? Estamos espalhados pelos quatro cantos do mundo, mas mantemos viva, a nossa razão, e o sentimento que nos move, de forma tão digna e abnegada, e não tem preço.Nada na vida deve ser temido. Somente compreendido. Pouco compreendi ao longo do tempo.
Aos irmãos Cubalenses, onde quer que estejam, minha admiração e respeito. Gostaria de saber noticias, do Antero Esteves Lima, Anabela Vaz Faustino, e irmão . Jaime Marques de Almeida, Álvaro M. Seixal Carvalho Ferreira, tentei contato, mas não tive resposta.
Destaco aqui, o empenho do Henrique Faria, e a iniciativa do Grande Cubalense mirim, Ruca Gonçalves. Para todos, meus votos de Boas-Festas.
Um abraço.
Fernando H. Pires
BRASIL
___________________________________________________________________________________
Meu Caro Amigo Fernando Pires,
Muito obrigado pela tua participação e opinião agora manifestada, no seguimento do convite que tenho formulado a TODOS os Cubalenses e amigos do Cubal.
Continua sempre !
Um abraço amigo
Ruca

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado Fernando Pires. Te fostes,embora jovem,uma pessoa que deixou boas lembranças aos cubalenses pelas participações no emissor regional.E depois de tanto tempo ainda se vê o amor por aquela terra. Bem aja.
Os meus pais e a Carmen gostaram imenso de ter notícias tuas.Um abraço deles e outro meu.
Fontoura (Meno)