10 novembro 2008

1º ANIVERSÁRIO DO BLOGUE DO CUBAL

Meus Caros cubalenses e amigos do Cubal.
O 11 de Novembro tem, para todos nós, um significado especial. E por coincidência ou não, o nosso blogue surgiu nesse mesmo dia, do ano de 2007.
Tudo começou, quando visitava pela enésima vez o baú de fotos de Angola, que muito carinhosamente os meus pais guardam em sua casa e que felizmente “sobreviveram” à atribulada viagem entre os dois continentes a 26 de Outubro de 1975.
Sempre que visito esse baú, mais propriamente uma pequena mala de cânfora também sobrevivente, vêm-me à memória belos momentos da minha infância passados na companhia dos meus pais, avós, tios e amigos. Por esse motivo os revejo com alguma frequência.

Até que surgiu a ideia em partilhar esses testemunhos na esperança que os mesmos suscitassem também uma partilha de emoções entre a comunidade de amigos cubalenses espalhados por este mundo.
E ideia foi-se desenvolvendo, restava saber como a divulgar.
Sem conhecimentos na construção de sites ou blogues mas com uma vontade indómita, criei o nosso espaço, colocando as primeiras imagens e de seguida, fazendo uma pesquisa pela Internet e por vários sites onde aparecia uma ou outra imagem do Cubal, fui retirando alguns endereços de e-mail de cubalenses, amigos e familiares destes.
Uma primeira mensagem de divulgação, foi enviada, na enorme expectativa que alguém respondesse ao apelo:
Aqui transcrevo relembrando a mesma:
“ (…) assunto[CUBAL - ANGOLA - Terra amada !] 11/11/2007 12:26:00 AM
enviado por bloguer.bounces.google.com
Olá a todos os Cubalenses e amigos do Cubal.
Sou o Rui Gonçalves, era mais conhecido pelo Ruca, filho de Raúl Gonçalves (o Raúl da Oficina de automóveis) e da Júlia Flórido Gonçalves (Júlia Cabeleireira).
Esta minha iniciativa bloguista terá uma finalidade: A PARTILHA DE EMOÇÕES !
Para isso, conto com o apoio de todos e gostaria imenso (porque também sou um apaixonado pela fotografia) em partilhar fotos dos tempos em que convivíamos na nossa Cidade do Cubal.
Este blogue está assim numa fase embrionária e em construção. O meu email está disponível para me enviarem sugestões, contactos etc. Espero ter a V. participação e tempo para a concretização daquilo que será um local para a PARTILHA DE EMOÇÕES DOS CUBALENSES E AMIGOS DO CUBAL. Obrigado Ruca (…)”

Alguns terão recebido a mensagem e encarado a mesma com indiferença. Outros, pelo contrário enviaram-me de imediato o incentivo para continuar, dizendo-me que nada existia na Net com este modelo e predispuseram-se a enviar os testemunhos. Passados alguns dias, comecei a receber os primeiros e-mails com imagens. Fui contactado telefonicamente para facultar a morada para envio de Cd´s com imagens. Paralelamente, fui efectuando investigações, enviei email a ONGs e organizações religiosas para que partilhassem os testemunhos das suas passagens pelo Cubal. Alguns responderam. Entretanto, alguma informação começou a chegar à minha caixa de correio assim como por e-mail. De cada vez que recebia algo, era uma enorme alegria, que aumentava quando a partilhava com todos os nossos amigos que, cada vez em maior número, começaram a aceder ao blogue, não só em Portugal, onde estou, como do Brasil, Suiça, EUA, Espanha, Inglaterra, Angola, Alemanha, França, Bélgica, etc etc. Imensos cubalenses começaram a colaborar e a enviar os seus testemunhos escritos.
Houve necessidade de uma arrumação do blogue. Criamos um link para a “Diáspora Cubalense -
http://cubalenses.bloguespot.com/ onde publicamos fotos, do presente, da família Cubalense na diáspora e espalhados pelos quatro cantos do Mundo, assim como outro tipo de mensagens de cariz pessoal.

Actualmente estão publicadas mais de 2.300 imagens e testemunhos do Cubal no nosso blogue.
Ainda hoje recebo respostas de amigos que me dizem não terem dado, naquela altura, importância ao e-mail que enviei. Mas o interessante é que apesar disso ter acontecido, ainda hoje recebo o frutos semeados pela mensagem acima!
Tudo o resto se precipitou. Pela “garra” de alguns amigos cubalenses, o blogue foi alimentado com testemunhos fantásticos! Poderia aqui relembrar quem muito apoio me deu. Não mencionarei nomes, para não correr o risco de omitir involuntariamente o nome de alguém. Mas é fácil saber quem são os co-autores amigos do blogue. Os seus nomes estão em cada um dos post e mencionados no lado direito da página principal no local denominado "Etiquetas".
A todos eles aqui expresso a minha sincera gratidão e reafirmo que este nosso espaço só existe graças à colaboração que todos excelentemente deram! MUITO OBRIGADO!
Veio entretanto a divulgação de eventos, como o Encontro no Luso e de seguida o 19º Encontro do Antigos Estudantes. As Comissões organizadoras e participantes referem a importância que o nosso blogue teve na divulgação e mobilização.
Outros encontros e reencontros se têm verificado. Imensos cubalenses têm pedido o endereço de e-mail deste ou daquele amigo. Passados mais de trinta anos, muitos se têm encontrado ou correspondido. Tenho recebido imensas mensagens destacando o blogue como um ponto de encontro importante de amigos que não se viam há décadas.
Aproveitando as facilidades do hi5, criamos e divulgamos no blogue a comunidade social virtual cubalense, onde cada utilizador com registo poderá criar um perfil com um layout atractivo e comunicar-se directamente com vários cubalenses já registados. Poderão rever aqui:
Tem sido também um sucesso de adesão, uma vez que todos ficamos com os endereços um dos outros . E aqui já somos mais de 130! Aqueles que ainda não o fizeram, adiram sff.
Na
wikipedia também lá estamos com os endereços do nosso blogue.
Alguns Curriculum vitae tenho recebido, de pessoas (não cubalenses) em Portugal e noutros países, que pretendem ir trabalhar para Angola, na esperança que possa interceder junto de alguém ou de alguma entidade. Infelizmente nestes casos, como compreenderão, não tenho qualquer influência e não consigo ajudar.
Outros propõem-me negócios como intermediário em Angola!
Outros exemplos e situações me têm acontecido e que nunca imaginei, mas que são reveladores da força que o nosso blogue já tem neste ciberespaço.
Recebi há dias o seguinte e-mail da Revista Exame Informática:
(…) Caro Ruca, Serve este mail para o avisar que será publicada uma pequena avaliação ao blogue na próxima edição da revista - nº 162, Dezembro de 2008 - no caderno Soluções.
Com os melhores cumprimentos,(…)
Espero que o artigo não seja muito crítico negativamente ao blogue, ;-)) mas caso aconteça, será mais uma forma de corrigir ou tentar emendar o que está menos bem. A crítica será bem-vinda, especialmente quando é construtiva, como é apanágio desta publicação da Edimpresa.
Acredito e estou consciente que um dia os testemunhos irão, naturalmente, escassear e cada vez mais difícil será reunir informação sobre o Cubal, para aqui ser publicada.
Contudo, a semente está lançada e aqui ficará perpetuado o nosso humilde trabalho, permitindo também, que as gerações vindouras se apercebam do quanto fomos felizes na cidade onde nascemos e que nos acolheu!
É para mim uma enorme satisfação, quando alguém faz uma pesquisa na net com a palavra Cubal e tem como resultado imensa informação sobre a nossa Cidade. E uma parte dela leva-nos ao nosso blogue, através do link associado.
O contador de visitas, durante o ano que passou, registou mais de 19.000 visitantes com mais de 43.000 visitas ao blogue do Cubal. Não é meu objectivo fazer estatística nem quero que vejam nisto alguma vaidade. Esta informação serve apenas para aferir o acolhimento por parte dos destinatários do nosso blogue e se o objectivo está ou não a ser alcançado.
No mapa abaixo, poderão verificar de onde acedem com mais frequência ao nosso espaço:

(a dimensão dos pontos vermelhos são proporcionais à quantidade de acessos)

Espero continuar com a Vossa presença assídua e participação sempre que possível.
Vamos continuar com o nosso Blogue e contribuir para que o mesmo seja o elo de ligação, fomentando ao mesmo tempo o debate saudável e possibilitando novas ligações entre pessoas e a PARTILHA DE EMOÇÕES DOS CUBALENSES E AMIGOS DO CUBAL.

O BLOGUE COMEMORA O SEU 1º ANIVERSÁRIO!

TODOS NÓS CUBALENSES, ESTAMOS DE PARABÉNS!

Conseguimos encurtar distâncias, barreiras geográficas e sobretudo, reencontrar amigos!

O nosso bolo de aniversário

Foto gentilmente cedida por Gi Vilares

Abraço e obrigado a todos!
Continuem sempre!
Ruca (Rui Gonçalves)

3 comentários:

Anónimo disse...

QUERIDO AMIGO!

Neste dia que a todos os Angolanos diz tanto, apenas te quero dar os PARABÉNS pela iniciativa e uma palavra de estímulo para que continues a dar a TODOS os CUBALENSES a alegria do renecontro com a nossa memória. Á nossa ANGOLA, o meu desejo de PAZ e PROSPERIDADE, que os "erros" de ontem, se tornem ensinamentos para um futuro risonho, de um jovem País que TODOS AMAMOS e que jamais esqueceremos.
Anabela Borges

Anónimo disse...

Tópico: Um Ano Depois. Caros Cubalenses e Amigos.

Um ano após a feliz iníciativa do nosso amigo Ruca, ao dar vida ao Blog Cubal Terra Amada, sendo hoje o maior ponto de encontro de uma comunidade, que, embora virtual foi antes física, e bem unída numa das cidades mais bonitas de Angola, Cubal, onde tantos filhos desta comunidade nasceram, cresceram, estudaram, fizeram-se homens e mulheres, construíram as suas vidas, onde muitos se uniram pelo matrimónio e deram à cidade novos filhos.
Contudo, há sonhos lindos e sonhos que acabam em pesadelo, e esta comunidade por imperativo de factos que todos nós conhecemos, viu um dia o seu sonho lindo interrompido e a sua união desfeita, sendo obrigados a deixar para trás a sua linda cidade, demandaram aos quatro cantos do mundo, refizeram as suas vidas e quando longe uns, e mais perto outros procuram algo que lhe recorde os tempos idos, nesta Grande Maravilha do Mundo._ Net, surge um veículo de trasmissão protagonizado pelo jovem e amigo Ruca, o Blog do Cubal, o ponto de uma nova União onde tantos cubalenses se têm reencontrado, recordando os seus bons e maus momentos.
Caros Cubalenses, já no Blog dei testemunho desta minha amisade para convosco, mas nunca é de mais reafirmá-la, eu fui cubalense por alguns meses, quando cumpría serviço militar, convivi com muitos de vós, os mais velhos claro, mas tambem os jovens e ficou-me na alma a saudade desse tempo, um dia ao procurar na net algo que me desse notícias do Cubal, encontrei este maravilhoso ponto de encontro que ontem fêz um ano e que visito todos os dias.
Por tudo isto, parabens Ruca, obrigado Ruca.
SAUDAÇÕES CUBALENSES A TODOS AQUELES QUE NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, foram e sempre serão filhos do Cubal.
Um amigo Pedro Jorge.
Responder | Denunciar infracção Enviado por Pedro Jorge

Caros Cubalenses e Amigos.

Um ano após a feliz iníciativa do nosso amigo Ruca, ao dar vida ao Blog Cubal Terra Amada, sendo hoje o maior ponto de encontro de uma comunidade, que, embora virtual foi antes física, e bem unída numa das cidades mais bonitas de Angola, Cubal, onde tantos filhos desta comunidade nasceram, cresceram, estudaram, fizeram-se homens e mulheres, construíram as suas vidas, onde muitos se uniram pelo matrimónio e deram à cidade novos filhos.
Contudo, há sonhos lindos e sonhos que acabam em pesadelo, e esta comunidade por imperativo de factos que todos nós conhecemos, viu um dia o seu sonho lindo interrompido e a sua união desfeita, sendo obrigados a deixar para trás a sua linda cidade, demandaram aos quatro cantos do mundo, refizeram as suas vidas e quando longe uns, e mais perto outros procuram algo que lhe recorde os tempos idos, nesta Grande Maravilha do Mundo._ Net, surge um veículo de trasmissão protagonizado pelo jovem e amigo Ruca, o Blog do Cubal, o ponto de uma nova União onde tantos cubalenses se têm reencontrado, recordando os seus bons e maus momentos.
Caros Cubalenses, já no Blog dei testemunho desta minha amisade para convosco, mas nunca é de mais reafirmá-la, eu fui cubalense por alguns meses, quando cumpría serviço militar, convivi com muitos de vós, os mais velhos claro, mas tambem os jovens e ficou-me na alma a saudade desse tempo, um dia ao procurar na net algo que me desse notícias do Cubal, encontrei este maravilhoso ponto de encontro que ontem fêz um ano e que visito todos os dias.
Por tudo isto, parabens Ruca, obrigado Ruca.
SAUDAÇÕES CUBALENSES A TODOS AQUELES QUE NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, foram e sempre serão filhos do Cubal.
Um amigo Pedro Jorge.

Anónimo disse...

Olá Ruca
Parabéns pelo 1ºaniversário do teu (acho que posso também dizer nosso)blog.
Bjs
Diny