26 junho 2009

Vestidos de noiva de Edite Moreira


1.
2.
3.

Destacamento do Cubal - 4º. Pelotão da C.Art 739

"(...) No início de 1967 o meu Pelotão (4º. Pelotão da CArt 739) foi destacado para o Cubal. Esta localidade era considerada o “Entroncamento” de Angola. Grandes oficinas (...)

Vejam este post, num blog amigo "BATALHÃO DE ARTILHARIA 741"

23 junho 2009

Cubalenses

1.
2.
Cerimónia

Esta foto certamente foi tirada no Dia da Polícia, único dia em que as armas entravam na Igreja (17 de Junho). É o padre José Ribeiro que está a celebrar a Eucaristia. Foi pároco de Barroselas-Minho e faleceu há cerca de 2 anos.
Graça Ribeiro

19 junho 2009

Festa de Natal na PSP do Cubal

Foto 1:
Da esq. para Dt.ª:Subchefe Martins(Falecido); Rui Moreira; Gentil Martins e por trás CHIPACA Foto 2:
Subchefe Moura(Comandante da PSP); Luisa Moreira; Gentil Martins e atrás Fernando Moreira Foto 3
Subchefe Moura(comandante da PSP); Rui Moreira, Gentil Martins e por trás Fernando Moreira
Fotos e Legendas: Rui Moreira

Fazenda Utalala aposta também no agro-turismo

Meus Caros,
Lembram-se da Fazenda ex-Fernando Alberto ?
Vejam esta notícias do Jornal O País. Ali ao lado, no município do Cubal, situa-se uma outra fazenda, Utalala, com os mesmos propósitos que são a exploração da actividade agro-pecuária. Outrora importante centro de produção de sisal, o empresário Nelito Monteiro reconverteu-a e pretende transformá-la também num espaço para a prática do agro-turismo num futuro breve. Nelito Monteiro disse em entrevista a O PAÍS que actualmente a fazenda tem mil e setecentas cabeças de gado da raça nelori importadas do Brasil que têm estado a ser usadas para a melhoria genética do gado indígena por vias do cruzamento. Os números já lhe permitem sonhar com a venda de carne e mesmo produção de leite que por dificuldades de transporte em condições adequadas, ainda só esteja a produzir uma média de 50 litros por dia. “Neste momento só produzimos esta quantidade para o consumo dos trabalhadores da fazenda, porque teriamos que ter meios de transporte adequado para manter o leite conservado até ao ponto de venda.” Actualmente já se vende carne e é intenção do proprietário recuperar as infra-estruturas da fazenda, assim como investir na agro-indústria para, ali mesmo, serem processados Industrialmente sumos e compotas. A faceta do agro-turismo virá com a construção de mais bungalows a partir dos meios disponíveis localmente como aliás já acontece. “Tudo aqui foi feito com material recolhido aqui mesmo. Só a cobertura das casas é que foi feita com capim que mandamos vir do Cuvelai, na província do Cunene», disse. Monteiro esclareceu que contou com um financiamento do Banco de Poupança e Crédito para recuperar o complexo agro-pecuário, e clama por mais apoios ao empresariado angolano que já tem dado mostras de capacidade de gestão e de fazer o devido retorno do capital solicitado aos bancos. “O BPC é um banco comercial e como tal tem a sua política de juros que vamos ser obrigados a cumprir, mas estou seguro que o BPC há-de orgulhar-se pela aposta que fez no projecto de recuperação desta fazenda», referiu o empresário. Como qualquer actividade empresarial, este proprietário também tem sabido contornar alguns obstáculos, sendo o mais recente o do acesso à fazenda, agora melhorado com uma nova terraplanagem da picada. A relação com as populações ao redor não permite ainda expandir a sua actividade aos 5 mil hectares de terra consignados. “Só estamos a usar mil e quinhentos hectares, mas já estamos a tratar da questão com a administração”, pontualizou o empresário. Trinta trabalhadores garantem a gestão da fazenda que conta ainda com a assessoria de um técnico brasileiro que tem também a responsabilidade de formar os técnicos angolanos.Eugénio Mateuswww.opais.net

16 junho 2009

Cubalenses - Família Moreira

1.
Fernando Moreira
2.
Família Moreira: Rui, Edite Moreira, Luisa e primos de Malange
3.
Família Moreira: Luisa, Fernando Moreira e Rui
4.
Luisa, Edite Moreira e Rui
LAGOA
5.
Luisa, Edite Moreira e Rui
6.
Luísa e Rui
7.
Edite e Fernando Moreira

Na PSP do Cubal

1
Hastear da Bandeira Nacional
2.
Corpo da PSP do Cubal
3.
4.

Agradeço ajuda na legendagem destas imagens

15 junho 2009

Cubalenses

1.
Amigos : Vamos legendar estas imagens
2.
Amigos e Rui Moreira


O nosso amigo Rui Silva Moreira (cliquem aqui para se recordarem) voltou até nós mais uma vez. E desta feita cumpriu a sua promessa. Privilegia-nos com belos testemunhos de cubalenses que irei postar no futuro. Hoje, aqui deixo alguns deles.
Acessóriamente, envia-nos uma música de sua autoria, com arranjos de um amigo, dos tempos em que cantou fado de Coimbra. Vou estudar a forma de aqui colocar para todos ouvirem. Eu gostei imenso! Parabéns Rui!

Um abraço ao Rui e família. Apareçam sempre.

Ruca

10 junho 2009

Miss Cubal

Miss Cubal -Ano: 1972

22º Encontro Anual no Parque do Luso - 05 de Julho de 2009


O 22º Encontro Anual no Parque do Luso

será, como sempre, no 1º Domingo de Julho,
neste caso a 05 de Julho de 2009.
Vamos reunir o maior nº possível de amigos, incluindo todos aqueles que estejam noutros países. Em especial a estes, apela-se que façam um esforço adicional para estarem presentes.Vão preparando a viagem. Reservem o voo com antecedência. Queremos cá ter todos os amigos que se encontram espalhados pelos 4 cantos do mundo.

Façam com que o sonho se realize!
Coloquem desde já na V. agenda! O local já todos sabem onde é. Caso tenham dúvidas Cliquem aqui


05 junho 2009

Cubalenses


1.
Da esqª Ramos, Isaura e...
2.
Família Ramos
3.
Da esqª Isaura e ....
4.
Samuel e amigos
5.
Samuel e ....

Cubalenses

1.
Samuel com um amigo próximo do Cubal
2.
João e dois colegas nos comandos em Angola.
3.
Betinha
4.
João e dois colegas nos comandos em Angola.