10 novembro 2010

3º Aniversário do blogue do Cubal

Caras e Caros amigos cubalenses e amigos do Cubal,

O nosso espaço virtual, faz três anos de existência.

Como tem sido habitual nos anos anteriores, deixem-me partilhar este momento especial com todos vós,  destinatários do trabalho que se tem desenvolvido ao longo destes 3 anos.
Estou convicto que o “mundo cubalense”, ao longo deste período, ficou mais pequeno ou seja, passamos a saber o paradeiro de uns e de outros, com a possibilidade em trocar mensagens e notícias, volvidas algumas décadas de incertezas, partilhando deste modo  emoções, afinal o lema principal do nosso blogue. Por vezes também tivemos notícias, que não desejaríamos, quando soubemos do desaparecimento de amigos, que nos deixam imensas saudades. E este ano, como sabem e aqui foi divulgado, foram muitos os casos que nos deixaram incrédulos e com imensa tristeza. 

Muita coisa se tem passado ao longo deste tempo.

Cingindo-me ao último ano de vida, poderei salientar como actividade relevante do Blogue, o seguinte:
  • Divulgação, dos Encontros dos Cubalenses no Luso e em Mira, conforme indicações das respectivas comissões organizadoras. Foi efectuado agendamento e criação dos eventos também no Facebook, convidando quem se encontrava registado.
  • Foi desactivada a página na Rede Social Hi5, tendo sido substituída pela página cubalense no Facebook. Teríamos de estar na vanguarda do fenómeno social evidente e que estava a despontar, sabendo que a especificidade desta rede social poderia ser uma enorme valia, potenciando aquilo que o blogue estava a fazer: A reaproximação de todos nós amigos e amigas cubalenses. Em boa hora foi feito, traduzindo-se actualmente em 233 amigos, que partilham entre si a mais diversa informação.
  • Colmatando uma falha existente, foi criada, acessoriamente à página “Cubal Angola Terra Amada!” e “Diáspora Cubalense”, uma nova página “Cubal, hoje – Cidade em Progresso!”, onde são publicados testemunhos, eventos, notícias do Cubal nos dias de hoje. Para esta nova página, estamos a contar também com ajuda e colaboração de cidadãos actualmente residentes no Cubal, destacando o amigo Dinis Chaves, que tem feito um trabalho fabuloso, tendo em conta as dificuldades de rede de internet na região do Cubal. A título de exemplo, o Dinis Chaves, já se tem deslocado propositadamente a Caimbambo, para nos enviar imagens, uma vez que a rede naquele local se encontra menos saturada. O Dinis Chaves tem sido um caso de abnegação e dedicação mais recente e que gostaria aqui destacar pelo exemplo positivo e a seguir.
  • Temos efectuado a manutenção na Enciclopédia Livre- Wikipédia no endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubal
Muitas curiosidades me têm proporcionado o nosso blogue. Para não vos maçar, vou apenas citar a última. O Director de uma grande empresa espanhola de manufacturação de produtos em sisal, entrou em contacto comigo, após verificar os posts das Fazendas de Sisal no Cubal.
Referiu-me que antes de 1975 importava sisal das Fazendas do Cubal. Entretanto e face às contingências históricas, isso deixou de ser possível, orientando as suas importações para a Tanzânia e Kenya (importa anualmente 150 contentores de sisal daqueles países) . E agora pedia a minha ajuda desta forma “(...) Despues de enviar correos a todas la oficinas comerciales existentes en Angola, sin exito, me pongo en contacto con usted para ver si me puede dar alguna informacion sobre plantaciones de sisal y empresas que se dediquen a exportar fibra de sisal”(...).
Dei como resposta a informação possível e que recolhi para o efeito.

Por tudo isto e muito mais, gostaria agradecer a todos aqueles, que têm contribuído para que o blogue permaneça vivo, ao enviarem-me para o meu email:  cubal.ruca@gmail.com os testemunhos do Cubal e cubalenses ou facultando-me fisicamente os mesmos, para publicação nas páginas do blogue. Foi graças a estes amigos e amigas (cujos nomes se encontram no lado direito do blogue em “Etiquetas”) que tudo foi possível. MUITO OBRIGADO A TODOS!

Fui, ao longo do tempo, convidando amigos a integrarem-se neste trabalho. Uns de imediato aceitaram, enviando testemunhos ou na ausência comentando no blog. Outros um pouco mais tardiamente. E outros ainda aguardo que me digam alguma coisa após as promessas iniciais e cheias de expectativas. O blogue continua à espera destes e de todos que queiram manter a chama acesa. Comigo podem contar, pois tentarei manter o lema "Não corras atrás das borboletas, cuida do teu jardim e elas virão até ti".

Ao criar a página no Facebook, sabia à priori que a tendência dos amigos, seria destes colocarem nas suas próprias páginas pessoais os seus testemunhos cubalenses, preterindo o blogue. Sabia e tinha consciência que este facto iria acontecer. Por esse motivo tive sempre o cuidado em mencionar no Facebook que gostaria que considerassem a página da rede social como uma extensão do blogue. Se colocassem na sua página pessoal /mural  as imagens/testemunhos do Cubal, o convite formulado foi sempre no sentido  que enviassem, em simultâneo, para as colocar no blogue. Infelizmente, na sua maioria, isso não está a acontecer. Colocam na página do Facebook e não pretendem ou não enviam para o blogue . Estão no seu direito.
No BLOGUE, os testemunhos cubalenses ficam concentrados num único espaço cubalense (NO NOSSO BLOGUE), podendo ser analisados e consultados em qualquer momento e em qualquer parte do mundo, por pesquisa de temas ficando os mesmos disponíveis na Internet quando se efectua uma pesquisa, por exemplo nos motores de busca Google, Yahoo!, etc. No Facebook isso não acontece. Se alguém efectuar uma pesquisa no Google, nunca irá encontrar as imagens ou temas que cada um tem na sua página pessoal, nem sequer os comentários que aí foram efectuados. Porque só os amigos podem visualizar! Daí estar a perder-se uma enorme oportunidade para que os nossos testemunhos sejam vistos e apreciados universalmente e não apenas pelo número reduzido de amigos que temos no Facebook. Relembro que existem muitos cubalenses que acedem ao blogue e não estão no Facebook, devido a factores vários , como p.e. pouca apetência, faixa etária elevada e com pouca predisposição, desconhecimento, desconfiança das redes sociais, etc.etc.

Como devem calcular, para mim também se torna difícil continuar a “implorar” continuamente para que coloquem os testemunhos e partilhem os mesmos no blogue. Ou se tem vontade em fazer parte deste projecto, ou não! Ou se tem vontade em partilhar, ou não! Ou se tem vontade em divulgar aquilo que foi e é o Cubal, ou não! Como tenho dito, o blogue não é meu: É NOSSO! e gostaria que todos assim o considerassem.

Se me demonstrarem que o Facebook, poderá substituir na totalidade o blogue, agradeço que o façam. Pode ser que mude de ideias e se acabe com o blogue a favor do Facebook ou outra rede social. Estou aberto à mudança, desde que tenha ajuda de todos e que me demonstrem que um é melhor que o outro.

Lembrem-se disso e deixem de lado o espírito de não partilha. Não me parece que o espírito cubalense seja esse. A pequenez nunca foi lema cubalense.

Como curiosidades:
O nosso blogue, ao longo do último ano, foi assim visto em todo o Mundo (número de visitas e páginas vistas):

****
-- Site Summary ---                     
          Visits

            Total ....................... 71,412            
            Average per Day ................ 121            
            Average Visit Length .......... 7:07            
            This Week ...................... 847            

          Page Views

            Total ...................... 242,980            
            Average per Day ................ 345            
            Average per Visit .............. 2.9            
            This Week .................... 2,414            

Temos, actualmente publicadas 5600 imagens /testemunhos do Cubal (não contabilizando as imagens dos Encontros anuais em Mira e Luso)

Por tudo isto, peço a colaboração de todos para que o blogue continue a ser a referência e “…o elo de ligação de todos os cubalenses, onde se fomente o debate saudável, possibilitando novas ligações entre pessoas e a PARTILHA DE EMOÇÕES DOS CUBALENSES E AMIGOS DO CUBAL.”

O futuro e a continuidade do blogue está nas mãos de todos! Não gostaria que a chama se apagasse!

Recebam uma saudação cubalense e estamos todos de parabéns!
Rui Gonçalves (Ruca)

4 comentários:

Fontoura disse...

Caro Ruca; li com atenção as tuas palavras, e, como participante neste nosso blog, te encorajo vivamente a nunca baixares os braços, embora possas ter a impressão de que o facebook tenha tirado um pouco de vida ao blog,eu penso que continua a ser o elo de ligação mais importante de todos, os que como tu,amam o Cubal.
Assim meu amigo, que a tua coragem e determinação possa ser sempre contagiante para todos nós.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Amigo Ruca,
Estou plenamente de acordo com o teu desabafo.
Os cubalenses estao-se a dispersar entre o nosso blog e o FB.
Agora ate ja foi aberto no FB "Cidade do Cubal".
Porque? Nao comprendo ja que no nosso blog temos tudo o que nos interessa.
Tenho imensa pena de nao poder colaborar mais com fotos, ja que tenho milhares delas, mas nao aqui onde vivo.

Um dos meus hobbies favoritos desde a minha infancia e a fotografia. Sempre andei com a camara atras de mim. Imaginem a coleccao que tenho.
Talvez um dia eu consiga expor aqui tudo o que tenho.
Faco o apelo aos cubalenses para que se apercebam da diferenca entre o Facebook e o nosso Blog.
Pensem nisto e verao que o nosso Cubal e o nosso Ruca merecem mais e melhor.
Um abraco
Fernanda Valadas

Anónimo disse...

Caroa Ruca:
Parabéns por mais um aniversário do nosso Blogue.
Só um genuíno Cubalense com tu consegue manter este cantinho de recordações com grande qualidade.
Conta sempre comigo
Um abraço amigo
Fernando Carona

Rui - "Ruca" disse...

Caros Meno Fontoura,Fernanda Valadas e Fernando Carona.
Obrigado pelos V. comentários e amizade. Um abraço Ruca