04 novembro 2010

Testemunho de José Arménio de Almeida FONTOURA




Caro Ruca,
se permites gostaria de pedir a todos os Cubalenses que aproveitemos esta oportunidade para nos MANIFESTARMOS, escrevendo uma pequena mensagem, enviando fotos e também consultando o site http://www.cubal.no.sapo.pt/ onde podemos encontrar muitos endereços de pessoas conhecidas.

Ao José Luís Pena que tanto colaborou para a difusão de um site magnífico, não se deixe desencorajar, mas, pelo seu conhecimento e amor pelo Cubal, assim como pela riqueza de suas fotos, POR FAVOR faça renascer de novo a partilha no http://cubal-angola.blogspot.com/ a alegria de todos nós.

Também ao Henrique Faria, ao Tomané e a todos que tenham a possibilidade NÃO ABANDONEM e vamos aproveitar esta oportunidade no http://cubal-angola.blogspot.com/, colaborando e enriquecendo o mesmo, com documentos que nos recordem o Cubal.

Gostaria de me apresentar:

Chamo-me José Arménio de Almeida FONTOURA, nasci no Cubal em 14 - 7 - 1959.Meus pais, Francisco e Aurora Fontoura, eram comerciantes na Camunda , rua Diogo Cão ; casa e loja,feitas pelo senhor Fonseca). Meus irmãos são : Carmem Maria, Fernando Alberto e Elisabete.Estive no Cubal até 1981, depois fui viver para Benguela. Ainda nessa altura lá ficaram comigo no Cubal : meu tio João Alberto Fontoura (do Chissongo),Sr. Lopes e Da. Argentina ,Carlos Lopes da Jamba de baixo .Também ficaram lá: o Ricardo e o Mendes também do Jamba ,Pinto do Calenguer, D.Julia comerciante na Camunda e sua filha Adelaide (Laidita)que estudou no colégio Eça de Queiroz (e que depois foi estudar para Benguela),um familiar da D.Piedade (que ficou com o Pompilio a tomar conta das padarias),o Nascimento da Camunda,o Chico filho do falecido Gonçalves Chiputia do Bar,que está lá até hoje, o Cordeiro e o Marques da fazenda A.Pereira (Banja-Banja),a familia Aurélio,o Sr.Batalha e seu filho Domingos (Mingo).Os Rodrigues, comerciantes. Ramos das panelas …Estudei na escola primaria n°40, quando ainda existia o quartel da tropa portuguesa, depois na Escola Preparatória (salvo erro Trindade Coelho),e escola Industrial e Comercial D. Joâo II,no curso geral de electricidade. Tive como professores: na 1° , 2° ou 3° classe Carracho,3° ou 4°A filha do sr.Lopes e também o falecido Leonel (e sua famosa sabatina). Mais tarde o Engenheiro Falcão, o Maia (matematica) a Rita ( francês) Barnabé (t.manuais)….O continuo era o S.Silva.Como Colegas lembro-me de :Luis Alberto Benites de Sousa que está em Lisboa (seu pai era reformado do C.F.B.e abrira um boteco e discoteca na Camunda (Rebita), Carlos Alberto de Brito Claudio,(C.F.B.).Fernandinho,irmâo do Zé Duarte, Fernandes, Luis Filipe da Vinha Faria, Alzira Guedes Resende (que foi meu par nas danças "a barra da minha saia" e sua irmã Ana Maria. Viriato, Fátima, Anabela e irmã Delfina, Elisabete Carona, Silvino, António Albernaz ,filho de um agente da Policia, Simões filho de um escrivão do tribunal, Manecas, Leitão ( ...de bicicleta íamos apanhar esquilos na estrada da Ganda em frente ao Canjulo. Timoteo, Chipeio, André Mário Domingos, Tomané, Helder( Zé Cuzão), José Manuel da Costa e Silva , Manuel Antonio Pires Amaro da sapataria, em frente ao Zé Îlhéo(das goiabas e dos cães).Outros amigos : Teresa Canavez da Peixaria, Batista que morava perto do sindicato, Pilartes O Pratas do cinema, Céu Batista, Vitor Esteves Alves, Horacio da moagem, Seixas, a Gina Vaz, Emanuel e Kalica Alves. Portos, João do bar e ... perdoem-me dos que agora nâo me lembro. Alguns antigos amigos e colegas de meus irmãos que me recordo bem ,e ainda outros mais velhos: Clemente, Elga, Olga Valadas (o seu poema foi um dos mais bonitos que eu ja pude ler sobre Angola. Comoveu-me muito. Obrigada mil vezes). Sapatilhas, A Mena cunhada do Clanote que foi (salvo erro) ele que matou o hipopótamo no rio Cubal. Os Batalhas: Mingo ,Tanta, Pobre e Tércia. A Fatima Silva, Adozinda dos Santos Porto, Olga Faria de Sousa, Andrade, Carvalho Lopes,( filho do S.Lopes da sapataria),e tocava no conjunto do Ferrovia. Filomena Sarmento, Julio do Tipoia, Vitor Silva, Pessera, Mimi Peixoto, Boto. A Tina Carrasqueiro (que foi meu par nas danças das festas da cidade)e sua irmâ Miló, Telmo, Campanhã. China (campeâo de motocrosse e orgulho dos jovens). Clarisse, Rui Batista , Céu e sua mãe D° Rosa).Liliana Pais, Fernando Pires e o Marques da Silva do emissor regional (toco sempre e discos pedidos ;um programa feito pelos ouvintes). Sr. Guerra e seus filhos Jacinto e o Bibito( que me deu boleia no seu Citröen quando em 1975 o carro em que eu seguia para Benguela avariou perto de Catengue onde formavamos as colunas com os caixotes para Benguela). Do Vitor Alves, sobrevivente de um acidente de avião no Lobito, o Formiga que estudou na Da. Cecilia.O Paulista que tocava no conjunto. Morais Sarmento, professor,D.Cândida parteira(que eu e o Benites de Sousa fomos chamar, correndo,quando minha irmã mais nova estava para nascer.Lembro-me de outros e alguns comerciantes : Os Sousas, Candimbas, Cardosos, e Alfredo, Rodrigues, D. Piedade, o Tipoia onde sempre comprava o meu alpino. Karivera, Sr. Peixoto que animava as nossas festas, o Chiputia onde jogavamos os matraquilhos, ou o bar João, o Saraiva (rebentaram uma bomba na sua casa quando entraram os sul - africanos com a Unita). O Araujo, Almeida, Porto, Campanhãs, Aurélio, D. Julia, Albano, Fernandes, Orlando da serraçâo, Horacio da moagem (onde eu brincava as escondidas na enorme montanha de milho) e filmes, Santos Menino da outra moagem, Canavezes da peixaria, João do talho, Raul mecânico, Elsa cabeleireira, Carona mecânico e nosso campeão de corridas de motorizadas e onde meu irmão Fernando foi aprender mecânica quando saiu da D.Cecilia, (graças a isso hoje é um excelente mecânico em Vila Real ). O Cabral e Valentim da serração, o Vinhais, Pinto do Kalenguer, Clemente da pensão, Vieira da escola de condução,(foi na sua escola de Benguela que eu tirei a minha carta). O Gil da Foto Lig, o Sampaio também fotografo, os enfermeiros Duarte do C.F.B.(onde levamos de urgência minha pequena irmã quando esta foi mordida por uma cobra) e Costa do Sindicato, (que me arrancou um dente quando eu tinha 7 anos). Perto do instituto (onde também tínhamos uma casa).Carrasqueiro e seu mini-mercado, Carolino do Gerequete, Ezequiel da sapataria, Miguel barbeiro, que também tocava viola. O João do talho, O Noro e D.Isabel (faleceu há pouco tempo em Blois , França. Também seu filho Joel faleceu num acidente em Portugal quando foi de férias.) O sr.Esmeraldo Dias Pinto, Delfina e filhos que meus pais tanto desejariam saber onde se encontram . Como Jogadores do meu tempo: Porto, Morais, Mendes, Valdir, Cristina, Bibezinho, Telmo , José Maria (Pomumo), Pompilio, Quim, ... Ai que saudades !!! E as Mini -Hondas? e os Piqueniques na lagoa do Johne, na casa abandonada, no Chissongo, no rio Cubal, perto da ponte da Cassiva ou perto da ponte do C.F.B., A lagoa da Caviva, seus patos e suas sanguessugas, e as nossas festas nos clubes : Recreativo (da vila) e Ferrovia. assim como a nossa piscina. O Terra, suas hortas e sua piscina. O Chimbasse, no Tondela, na fazenda da Ruth.As caçadas de crianças, primeiro de fisgas depois de pressão de ar : as cutes, rolas, pombos-verdes, catuites, zonguinhas, bicos-de-lacre, sacajoeres ,siripipis, viuvinhas e os primeiros jogos de bola primeiro com meias e depois com bolas de borracha, que se vendiam nos comércios. os jogos de bilhas, as nossas brincadeiras de criança (hoje bem diferentes)! Ai quanta saudade !!! Penso que esta palavra é bem conhecida de todos nós angolanos e cubalenses.Assim caros amigos estarei atento a todas as vossas mensagens, e, sempre com esperança (como disse Olga Valadas : um cubalense nunca desiste! de encontrar mais cubalenses conhecidos).
Uma vez mais, caro amigo Rui, muito obrigado e boa continuação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mano Meno não te esqueceste de nada revivi agora coisas de há mto tempo quase chorei,não te esqueceste aqui do Benites quando fomos chamar a parteira pis a Betinha estava a nascer uma abraço grande meu irmão!!!
Luis Alberto Benites de Sousa..