04 setembro 2008

Fazenda Fernando Alberto (agora Fazenda Utalala)

1.
2.
3.
4.
5.

9 comentários:

Anónimo disse...

que bon ver alguem que faz qualquer coisa pela nossa querida fazenda. nao sei o que dizer estou sem palavras

Rui - "Ruca" disse...

Meu caro,
Infelizmente não colocou o seu nome. Poderá fazê-lo sempre que entender. um abraço ruca

Mumuila disse...

Conheci esta Fazenda no fim de semana passado, fiquei encantada...acredito que seja um dos melhores lugares de Angola. Esta lindissima e mt agradavel de se ficar la.

Bruno disse...

O meu avô chegou a trabalhar nesta fazenda por conta de outra empresa, na fábrica de Sisal... O dono, sr. Sebastião das Neves que ele conhecia, deu o nome dos dois filhos à fazenda, Fernando e Alberto.

Espero que os antigos donos da mesma perpetuem estas histórias às gerações vindouras. Dificilmente passará a mágoa com que foram obrigados a sair daquilo que construiram, trabalharam e amaram!


Emociono-me a ouvir estas histórias! Foi por causa dele que agora mesmo vim procurar por isto! Adoro as histórias do meu avô!

Unknown disse...

O meu querido pai, saiu de portugal, com 16 anos rumo a esta fazenda, lá se fez homem, casou em luanda, regressou, e acabou por se estabeleçer por conta própria, na compra e venda de gado, numa zona chamada de chicala, e
em 1974, volta sem nada!
Recordo como falava de Angola, as saudades, a tristeza de ter perdido tudo, de deixar para tras o sitio onde foi tão feliz, hoje procuro troda a informação que posso, de forma a reviver tudo o que dizia, já não o tenho.... para o escutar......a tristeza é grande, pois sinto que ficou muito por contar, ou eu, dei pouca atenção...........Obrigada, por me trazerem de volta um pouco do meu pai. OBRIGADA

Anónimo disse...

Nasci e cresci nesta fazenda que acredito que foi uma das melhores de angola, tenho um livro com o historial da mesma fazenda na qual o Sr: Sebastião das Neves antigo proprietário relata como foi difícil erguer esta fazenda com ajuda de sua esposa e muitos funcionários mencionados no livro. sai desta fazenda em 1979 e la voltei em 2008 levando comigo meus filhos e esposa para conhecer de uma terra que muito tivera falado. Meu avó materno de raça negra foi amigo de Sebastião das Neves razão pela qual tenho o livro escrito pelo Sebastião das Neves e enviado especialmente para o meu avó. Sempre que la vou deito lagrimas de pensar a tamanha perda que esta família teve. Obrigado

Anónimo disse...

Eu tambem sou do Cubal sou a Maria Ana da Cruz Correia ,nasci no Cubal , casei no Cubal e tive filhos no Cubal .
Tive de sair do Cubal por causa do 25 de Abril e estou em portugal a 41 anos.
obrigado e felicidades

Anónimo disse...

Eu também conheci um grande homem do Cubal, Sebastião da Neves sinto ter construído e deixado uma obra única numa fazenda que só quem conhece pode comentar.
À sua época outros de igual valor trabalharam a terra e foram enormes motores do desenvolvimentro local, para todos um enorme voto de honra!!

Unknown disse...

Meu Pai sobrinho de Sebastião Das Neves trabalhou com o tio 25 anos eu nasci no cubal e vivi na Fazenda até 1975 que fomos todos forçados a abandonar esta querida Fazendo e querido país que será sempre o meu ANGOLA😪❤