11 outubro 2010

CUBAL EM DESENVOLVIMENTO

Com a autorização do Director da Valor Acrescentado, irei postar futuramente, o artigo de Out.2005 da autoria de José Luís Magro e Lilas Orlov. Aqui fica a nossa gratidão às entidades referidas.


CUBAL EM DESENVOLVIMENTO
O Cubal tem cerca de 306 mil habitantes. É o maior município do interior da Província de Benguela. Porém, para que o seu desenvolvimento socio-económico seja uma realidade é necessário reconstruir o Caminho-de-ferro de Benguela e criar uma boa estrada asfaltada que ligue aquela região à capital provincial.

Angola tem duas realidades: a do litoral e a do interior. Não é o único país do Mundo onde existem tais realidades. Vale a pena recordar um bocado a História e lembrarmo-nos das guerras entre o meio rural e o meio urbano, bem como, a forma como estas marcaram a nossa civilização ao longo dos tempos.No caso particular de Angola, é fundamental minimizar as assimetrias entre o litoral e o interior. É importante que se tenham dados estatísticos e amostras fiáveis da evolução socio-económica do interior e que se faça um estudo profundo da interioridade do país, pois só assim, será possível analisar casuisticamente, quais os meios necessários para conceder melhor qualidade de vida aos seus cidadãos.
Todo o angolano, independentemente do seu extracto social e credo religioso, tem direito à Saúde e ao Ensino. Mas sabemos que essas duas vertentes são diferentes entre os grandes meios populacionais e o interior – basta dizer que nos grandes meios já existe Saúde privada, passando-se o mesmo com o Ensino. Também os hospitais e estabelecimentos de ensino, do Estado, aí existentes, estão melhor apetrechados. Não tenhamos ilusões, só se atraem técnicos e jovens para o interior, proporcionando-lhes as infra-estruturas mínimas. E estas, funcionam como o “ovo de Colombo”, ou seja, depois de construir e/ou reconstruir o eixo rodoviário do país, tudo o resto virá por acréscimo.

Sem comentários: