06 dezembro 2008

Viagem ao Cubal - Miló Carrasqueiro

1.
A caminho do Ferrovia pela Rua Infante D. Henrique, (penso que em frente à casa dos saudosos D. Alice e Sr. Valente e das amigas Francisca Isilda e Fatinha) temos as casas das fotos 1 e 2.
Quem morou aqui? Penso que numa delas a família João Carona. Penso não estar a fazer confusão. Ajudem-me quem se lembrar. (ruca)
2.
3. Clube Ferrovia do Cubal
4. Acesso às piscinas

O nosso livro de visitas

Meus amigos e amigas,
O blog tem um novidade de peso.
Foi inserido um "Livro de Visitas" Cubalense e de todos os amigos do Cubal.
Um local apropriado para dizermos tudo (ou quase) e que ainda não tenhamos dito no blog (respeitando sempre o próximo) .
Aqui poderemos "dialogar" uns com os outros. Será o nosso fórum, o nosso livro de visitas, o nosso chat, como se estivéssemos à mesa do café ou ao telefone a trocar ideias, sugestões com um amigo(a).
Sendo um link do nosso blog:
pretende-se que seja um complemento deste e não um substituto, ajudando igualmente a partilha de emoções de todos nós, fomentando a união e a amizade!
Aguardo pela V. colaboração e participação pró-activa, continuando também com a participação no nosso blog.
Com a introdução desta nova facilidade, irei descontinuar o local que tínhamos para o efeito "mural de recados". Parece-me que a mais-valia da troca é evidente. Aceitem o convite e vão já lá e coloquem uma mensagem aqui ou cliquem no canto superior direito em Guest book.
saudações
Ruca

04 dezembro 2008

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Nelson Seixas

Ruca,
Meu pai foi camionista e comerciante no Cubal Januário Seixas e seu irmão Alfredo Seixas.
Nasci nas plantações de sisal do rio Coporolo, meu avô um alemão que viveu em Angola 51 anos (George Vogel ,já falecido).
Moro no Rio de Janeiro.
Gostaria de ter notícias dos meus amigos do Colégio Eça De Queiroz,em especial a Elisa Ivens.
Estive em Luanda em 2007 a trabalho, mas não cheguei a ir ao nosso Cubal.
Obrigado pela oportunidade que você nos dá de matarmos a saudade de nossa terra,parabéns pelo blog.

03 dezembro 2008

BPC vai expandir rede aos municípios de Benguela

03-12-2008 18:42
BPC vai expandir rede aos municípios de Benguela
Cubal - O Banco de Poupança e Crédito (BPC) vai, até ao ano 2010, abrir dependências nos nove municípios da província de Benguela, no quadro da expansão da rede e serviços daquela instituição financeira às várias circunscrições administrativas do país. O presidente do Conselho de Administração do BPC, Paixão Júnior, fez estas considerações terça-feira, no município do Cubal, 171 quilómetros da cidade de Benguela, durante a inauguração do mais novo balcão daquela instituição. De acordo com Paixão Júnior a expansão dos balcões do BPC enquadra-se no programa de melhoramento dos seus serviços e aproximação com as comunidades. Segundo o presidente, em Janeiro do próximo ano será inaugurado o balcão do BPC no município do Bocoio, seguindo da construção das dependências nas localidades do Balombo, Caimbambo e Ganda, e no prazo de dois anos atingir a região do Chongoroi. Avançou que uma outra inovação do sector reside na construção de “Balcões Multi-caixas”, com três a cinco áreas de atendimento, em várias localidades das cidades do país, para descongestionar os bancos. A inauguração do balcão do BPC no município do Cubal (Benguela) foi feito pelo governador de Benguela, Armando da Cruz Neto.
Durante a sua estada no Cubal, o governador visitará o projecto de agricultura junto à barragem do Dungo, a central de captação e tratamento de água, as obras sobre a ponte do rio Cubal, as obras de reabilitação do caminhos de ferro e outras infra-estruturas socio-económicas, assim como a 31º brigada das Forças Armadas Angolanas (FAA).

01 dezembro 2008

Quem tem algum testemunho da equipa dos Juniores do C.R. Cubal?

Olá Ruca:
Obrigado pois foi através do teu blog que foi possível receber o contacto de vários colegas de Liceu e poder partilhar a saudade desses tempos.
E, já agora, aproveito o teu espaço para pedir a quem tenha uma foto e a possa enviar para o teu blog, da equipa de juniores do C.R.Cubal treinada pelo Sr. Jacinto Marques e, onde pontificavam jogadores como o Zé Maria (que centro campista) o Augusto, o guarda redes (Cancelão-nome carinhoso posto pelo treinador), eu Tózé e outros que agora não me recordo do nome.
Um abraço
Tózé
***
Caro Tózé,
É esta a finalidade deste nosso trabalho! Obrigado.
Espero que alguém tenha uma imagem (pelo menos) dessa grande equipa de juniores e que nos envie. Aqui fica o apelo!
um abraço e participa sempre.
Ruca

Cubal vista parcial (de satélite)

Para melhor localizarem as imagens seguintes .
Para aumentar, clicar na imagem

Viagem ao Cubal - Miló Carrasqueiro

1.
Esta conheço bem. Cruzamento da Rua Infante D. Henrique em direcção ao Ferrovia, com a Rua Ferreira do Amaral.
Ao lado esquerdo era a casa (não visível) do Padre Zé. Do outro lado do cruzamento, temos a casa da fig.2, ao lado direito a casa do Valverde (apenas se vê parte do muro). Em frente e visível na imagem na esquina temos: o Talho do João, a Peixaria da D. Ulema (família Armando Vinhais) , mais acima a Foto Lig etc.
A seguir ao Talho do João,na direcção do Ferrovia, temos a oficina antiga do meu pai Raúl, e a seguir (edifício mais alto) a oficina e habitação mais recente.(ruca)
2.
Esta casa fica no mesmo cruzamento em frente à casa do Padre Zé. Nela vivi com os meus pais, até que mais tarde o Gil Barros para lá se mudou.(ruca)

3.Padaria
4.Instituto/secção liceal (frente ao Sindicato)
5.Instituto/secção liceal (frente ao Sindicato)

30 novembro 2008

Serviço público

Vejam (Na Diáspora Cubalense) se vos interessa e divulguem pois a medida abrange o funcionalismo público de todas as ex- colónias ultramarinas.

Serviço público

Recebi da Natacha Caldeira um email com o anexo:
http://www.dgtf.pt/ É o site da Direcção Geral de Tesouro e Finanças.
A QUEM INTERESSAR /... e divulguem!
Anúncio publicado no "Diário de Notícias", datado 18/11/2008
Ontem, um comum amigo descobriu este anúncio no "DIÁRIO DE NOTÍCIAS", metido no meio de vários e que quase passava despercebido, por razões óbvias.
Vejam se vos interessa e divulguem pois a medida abrange o funcionalismo público de todas as ex- colónias ultramarinas.