21 maio 2009

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Anabela Figueiredo

Ruca,
Grande companhia que arranjei nos cubalenses quando estou sozinha. Adorei todas as mensagens as fotos as musicas...Obrigada por nos matares saudades.Nasci em 1960, e vivi no Cubal até 1975.Já me vi em fotos e li mensagens de Amigos.
Obrigada por toda essa força.
Anabela Figueiredo
****
Cara amiga Anabela,
Bem vinda!
Obrigado pelas tuas simpáticas palavras em relação ao nosso blog.
Tal como tenho referido, verifica bem nesse baú e envia o que lá possas encontrar do nosso Cubal.
um abraço
Ruca

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Carlos Albano Figueira Henriques

Gostei de rever o Cubal!
Ainda reconheci algumas pessoas.A Isabel Vieira por exemplo.Mas a Fazenda Fernando Alberto, era um dos meus locais de pouso quando andava por aqueles lados.
Meu Pai era o Delegado de Saúde da Ganda e Cubal na altura,1958/1962, e eu nas férias lá ia com ele percorrer aquelas paragens todas. Tenho boas histórias desta Fazenda...e outras nem tanto.Gostei disto.Um abraço
Carlos Albano Figueira Henriques
****
Caro Carlos Figueira Henriques,
Bem vindo!
Continua a aparecer e se por acaso encontrares no baú familiar, algum testemunho do nosso Cubal envia para aqui partilharmos.
Grande abraço
Ruca

Efeméride

Cubal, 21 de Maio de 1972

Faz hoje 37 anos sobre a data em que uma tragédia passou rentinho à minha vida e à da minha família. O avião que vinha de Luanda para o Lobito caíra ao mar. Eu não sabia de nada . Fragilizada pela morte recente do meu Pai, nem tinha o aparelho de rádio ligado. A , minha filha mais velha tinha ido à missa ( era um Domingo) e aí tinha sido rezada missa pelas vítimas desse acidente, entre os quais Vítor Alves. Lavada em lágrimas , saiu a correr em direcção a casa, tendo sido interceptada pela minha querida e saudosa vizinha, Cândida Riobom, que a levou para sua casa, tentando consolá-la e dizendo-lhe sabiamente que não deveria ir para casa e esperar com ela por mais notícias.. Foi então que fui surpreendida pelas dezenas de pessoas que queriam dar, em primeira mão a notícia de que o Vítor era um dos três sobreviventes dessa grande tragédia. Ainda hoje permanecem nublados os acontecimentos desse dia mas recordo, com clareza a ida a casa do Morais, ao cimo da minha rua ,para poder ouvir a confirmação, sob palavra de honra ,de um colega do Morais, rádio amador, de que o Vítor era um sobrevivente. Tudo o que se passou a seguir foi vertiginoso . A chegada de mais e mais gente a mostrar a sua alegria e solidariedade, e eu sem saber o que fazer, até que chega a Suzete e o Necas Silva Carvalho, meus bons amigos e colegas da Escola que, juntamente com a minha Mãe e Cândida me metem no seu carro rumo ao Lobito. Uma viagem que mal consigo lembrar, a não ser que, à entrada do Lobito, havia uma operação stop e que ao saberem de quem se tratava nos escoltaram até ao Hospital. Aí, as cenas de desespero eram tão grandes que os meus temores regressaram. Só quando vi o Vítor, combalido, ferido , chocado, mas vivo é que serenei um pouco . Não podia dar largas à minha felicidade pois, à volta, o espectáculo de dor e sofrimento eram enormes. Nos dias que se seguiram , pude confirmar a amizade e solidariedade de tanta gente. Embora a entrada fossa permitida apenas aos familiares directos, alguns amigos conseguiram entrar e transmitiam a tantos que se encontravam fora, o que se passava. Quando, enfim, pudemos regressar ao Cubal, com muitas reticências dos médicos, não poderia imaginar o que nos esperava. Antes do Cubal, estava uma verdadeira caravana de boas vindas, com carros a apitar e pessoas a acenar, num cortejo que nos fez chorar de alegria, emoção e muita gratidão. Neste dia, em que comemoramos o milagre desta dádiva de Deus, lembramos sempre todos os que perderam a vida e também como os Cubalenses mostraram a sua amizade e solidariedade.Eu nasci no Solo ( entre Catengue e Caimbambo), o Vitor é de Quilengues e vivemos grande parte das nossas vidas em Benguela. De coraçâo, somos CUBALENSES.Muito obrigada Para ti, Ruca, uma porta aberta a todos, um grande abraço, extensível a teus Pais e a todos os Cubalenses Deus vos guarde.
Celeste e Vitor
****

Meus Caros Celeste e Vítor,
Obrigado por tudo. Obrigado por partilharem esta efeméride que não só vos marcou, mas também à família cubalense e já aqui retratado (clicar aqui para relembrar) .
Lembro-me de tanta coisa que aqui referem. Lembro-me que faltavam dois dias para eu fazer 10 anos e da aflição dos meus pais quando souberam da notícia. Logo se puseram dentro do carro e fomos direitos à vossa casa, onde a Celeste se encontrava no jardim em frente sem saber de nada... acho que a avalanche de notícias que íamos recebendo pelo auto-rádio, tenham desencorajado os meus pais de irem falar com a Celeste. Não me lembro se o fizeram... lembro-me sim da alegria que foi, depois desta angústia toda... lembro-me da felicidade de todos nós, quando o nosso querido Vítor regressou ao Cubal.
Obrigado pelas Vossas palavras amigas.
Recebam um forte abraço de saudades meu e dos meus pais.

17 maio 2009

Notícias do Eduardo Dinis Chaves (TONDELA)

O nosso amigo Eduardo Dinis Chaves (TONDELA) chegou hoje a Portugal vindo directamente do Cubal.Já combinei encontro com ele para saber notícias na primeira pessoa da nossa saudosa terra.Depois darei notícias sobre tudo aquilo que ele tem para nos contar.
Seria muito bom um testemunho dele no blog do Ruca, que acham?
Para mim este amigo e o Chiputia é que foram e são os verdadeiros heróis da nossa geração.Um abraço
Fernando Carona
****
Caro Fernando,
Obrigado pela notícia. Claro que todos ficámos a aguardar com expectativa, pelos testemunhos que o Tondela nos trás.
Conto contigo para manteres a ligação entre o Tondela e o nosso blog.
Forte abraço
Ruca