07 maio 2025

Laços que o tempo não apaga: Cidália, Alcides e Socorro - Anos 50

 

Cidália (irmã do Sr. Mário Paulo) ao lado dos irmãos Alcides e Socorro

Esta fotografia, transporta-nos diretamente para os anos 50 no Cubal, capturando um momento de genuína conexão familiar. Nele, encontramos Cidália (irmã do Sr. Mário Paulo) ao lado dos irmãos Alcides e Socorro, três rostos que contam histórias de uma época marcada pela simplicidade e pelos laços inquebráveis.

A imagem, mais do que um registo do passado, é um testemunho da vida comunitária que caracterizava o Cubal de então. Cada detalhe — das expressões serenas às roupas da época — convida-nos a imaginar o dia a dia desta família, tão rico em pequenos gestos e cumplicidades.

Agradecemos à Nanda por partilhar estas memórias connosco, permitindo que novas gerações descubram e valorizem as raízes que os unem. Afinal, como diz o ditado: "Recordar é viver"


Ruca

Raízes e lembranças: Natália Freire, António Valadas e Laura Freire nos Anos 50 Fazenda Jamba

 


Nesta rara fotografia dos anos 50, capturada na Fazenda Jamba, Cubal, vemos a Natália Freire, António Valadas e Laura Freire (Valentim), num cenário que reflete o quotidiano da época. Com vestimentas típicas do período e um ambiente rural ao fundo, a imagem traz à tona lembranças de um tempo marcado pela força e resiliência de seus protagonistas. Cedida por Nanda Valadas para enriquecer nosso blogue, esta fotografia é mais do que um registo visual—é um pedaço vivo da história cubalense.

ruca

05 maio 2025

Laços que o vento não leva – Memórias da Fazenda Jamba - anos 50

Natália Freire, Chico Freire  e Laura Freire

Neste registo singelo e afetuoso, Natália Freire, Chico Freire e Laura Freire (Valentim) partilham um momento de cumplicidade na Fazenda Jamba, Cubal, em finais dos anos 50. A imagem, carregada de leveza e ligação, capta a essência de uma comunidade unida pela amizade e pelo dia a dia simples, mas repleto de significado. Cada sorriso, cada gesto, conta uma história de laços que o tempo não apaga. Agradecemos à Nanda Valadas por preservar e partilhar esta joia do passado, que nos permite reviver a beleza das relações que moldaram vidas e memórias.

NB. Caso verifiquem alguma incoerência, p.f. deem-me nota. — Ruca