Este escrevi quando ainda vivia em Lenzerheide,Suíça em Agosto de 1986 e é dedicado a minha tão querida Professora LAIDITA!!!
No meu livro de autógrafos infantil,tenho uma quota que diz mais ou menos assim:
"Tudo o que fizeres fá-lo com Deus no coração" Esta frase e lembrada e relembrada vezes sem fim em varias ocasiões da minha passagem por esta vida;
Ela leva-me ao passado,onde sentada na escola,ouvia a voz doce e carinhosa deste ser bondoso,meigo e atentivo as nossas necessidades de criança.
Com ela aprendi a ler,contar,escrever...
Aprendi também que a vaidade é fútil,a nada nos leva, aprendi que e melhor dar que receber;
Ela ensinou-me a respeitar o ser humano,ensinou-me que quem perdoa e feliz.
Aprendi com ela o sentido da família,amizade,amor pelo próximo.
Aprendi alegria,aprendi canções, aprendi tambem tristezas e orações...
Ensinou-me lições que jamais esqueci, ensinou-me a dar os primeiros passos na estrada da vida e,embora jamais a tenha visto, continua a ensinar-me a cada momento que passa, pois a marca da sua bondade esta gravada na minha alma e, sem saber, ela guia-me.
Há pessoas que nos marcam pelas mágoas que nos causam...Mas tu, minha doce professora, estás GRAVADA pela bondade e devoção demonstrada!
Isa Valadas
"Momentos que o tempo não apaga, gravados na alma de quem os viveu" Revive a história do Cubal através de fotografias e memórias partilhadas. Junta-te a nós nesta viagem ao passado! Chamada para ação: 📩 Envia as tuas recordações para: cubal.ruca@gmail.com Nota de Respeito: Preservar a história e a dignidade das memórias é o meu compromisso. Caso algum visado ou familiar prefira a remoção de uma imagem, por favor entre em contacto e o pedido será atendido de imediato. — Ruca
6 comentários:
Relativamente a este tributo da Isa Valadas que não deixa de ter o especial sabor de nos relembrar-mos de tantos outros que mereciam igual menção, é com satisfação que hoje, passados tantos anos e três gerações depois ainda haja alguém com capacidade de escrever esta simples dedicatôria a quem dedicou muito da sua vida para transmitir algo da sua sabedoria. É uma dedicatória que expressa bem o que nos vai na alma e que a nossa memória não quer esquecer.
Gostei. Um abraço do Carlos Canais.
Fiquei muito sensibilizada com o que a Isa escreveu sobre a minha mãe, já lho tinha transmitido há uns dias quando me enviou o texto antes da publicação.
Sou suspeita para falar da professora Laidita, tão amada e querida pelos seus alunos, pais, amigos e familiares.
A Laidita está mais velhinha, mas continua doce e querida.
beijos e abraços
Miló
Ontem, voltei a ler este texto da Isa à minha mãe Laidita.
Já está esquecida de algumas coisas, a saúde é bastante frágil, mas o passado ainda está presente.
Envia beijos à Isa, aos seus antigos alunos e a quem se lembra dela
Minha querida professora Laidita. Quando não pude ir às aulas, pois tinha as pernas engessadas dos pés até às virilhas, ela ía a minha casa, a pé, com um sol abrasador dar-me aulas e tirar as minhas dúvidas, para me preparar para o exame da quarta classe. Sempre com uma doçura que expressava a professora que se importava, realmente, com os alunos. Beijinhos, minha querida professora Laidita. Está sempre no meu coração e nas minhas lembranças.
É a sua aluna Alice Almeida, não sou anónima. Esqueci-me de me identificar, no comentário acima.
Sem a mais mínima dúvida
Uma grande professora
Sabia ensinar
Uma grande Senhora
Uma enorme pessoa
Enviar um comentário