A imagem mostra um momento da visita oficial do Presidente Craveiro Lopes e da Primeira-Dama, D. Berta Craveiro Lopes, a Angola, em 1954. O registo foi feito na estação do CFB, no Cubal, durante as receções protocolares (verso da imagem com carimbo do Estúdio "Eureca M.F. ...(ilegível) - Cubal"
Destaques da imagem
- D. Berta Craveiro Lopes, vestida de branco com chapéu, é o centro da imagem.
- À sua esquerda, vemos a cubalense Sra. Amélia Guerra, seguida por D. Helena Sousa.
- A cena retrata o ambiente social e oficial da visita, marcado por eventos e festividades em várias localidades angolanas.
Sobre a visita
A visita presidencial incluiu diversas localidades, como Tchivinguiro, Humpata, Sá da Bandeira, Vila Arriaga, Baía dos Tigres, Novo Redondo, Gabela, Massangano e Luanda. Em cada local, ocorreram receções, visitas protocolares e festividades, demonstrando a importância do evento para a Angola da época.
Agradecimento
Agradecimento especial a Fernanda Valadas pela cedência da imagem do seu arquivo pessoal/familiar para partilha no blogue Cubal Angola Terra Amada.
Contexto Histórico
Este evento ocorreu durante um período importante da história de Angola, então parte do Império Colonial Português. Visitas oficiais como essa eram usadas para fortalecer laços com as colónias e demonstrar o poder do governo central.
Como curiosidade:
D. Berta Craveiro Lopes faleceu inesperadamente aos 58 anos de idade, 4 anos após esta imagem, vítima de um acidente vascular cerebral, um mês antes do presidente terminar o seu mandato, no Palácio Nacional de Belém. Os seus restos mortais foram depositados no Cemitério dos Prazeres. O seu marido ainda sobreviverá mais 6 anos.
Tem o seu nome dado a:
- Um Jardim-Escola em Benguela, Angola
- Uma escola secundária em Bissau, Guiné
- Um jardim em Maputo, Moçambique
- Uma rua em São Vicente, SP, Brasil
Ruca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo contributo/comentário que será publicado brevemente.NÃO TE ESQUEÇAS DE INSERIR O TEU NOME.Abraço
Ruca