17 abril 2025

Registo de alegria nas antigas Festas da Vila do Cubal, 25 de Agosto de 1962

Ecos de um baile no velho Cubal

Na foto antiga, um tempo já distante, O Cubal das memórias, doce instante. Um baile em festa, lembrança que persiste, Nos corações que a saudade ainda assiste.

Fernanda e Alcides, jovens a sonhar, No centro da imagem, um laço a se firmar. Um sorriso de menina, a vida a despertar, "Tudo era belo!", o tempo a confirmar.

Laranjeira e Graciete, par de outrora, Na dança da vida, uma eterna aurora. Hoje no céu, estrelas a brilhar, Do Cubal antigo, um amor a ficar.

E Luís, menino, espiando a folia, Um sorriso puro, que a alma irradia. Naquele Agosto de outrora, alegria sem par, De um tempo de encantos, a nuncaFindar.

As barracas de esteira, tecto de lona, Balões coloridos, a cena que entona. Um tempo singelo, de festa e calor, Onde a amizade vencia qualquer dor.

Cubal das saudades, terra do meu querer, Onde os velhos tempos insistem em viver. Nesta foto, um tesouro, para sempre guardar, De amigos unidos, que o tempo quis levar.

Mas no blogue amigo, a chama sempre acesa, Em cada olhar, a memória regressa. E nos corações que guardam a beleza, O velho Cubal renasce com certeza.

in, Cubal Angola Terra Amada! https://cubal-angola.blogspot.com/


Nanda Valadas e Alcides Tavares.
À esqª  Sr Laranjeira e Graciete , Luís Lírio (militar no destacamento ) sorri.

Esta fotografia  captura um momento vibrante das antigas Festas de Agosto do Recreativo no Cubal, a 25 de Agosto de 1962. No centro da imagem, vemos Nanda Valadas e Alcides a partilhar um alegre passo de dança, sorrisos nos rostos que refletem o espírito festivo da ocasião.

À esquerda do casal, o Sr. Laranjeira e sua esposa, D. Graciete, também desfrutam do baile. Um pouco mais atrás, o jovem Luís Lírio, na altura ainda namorado de Anita (irmã de Fernanda Valadas), espreita a animação com curiosidade.

As Festas de Agosto do Recreativo eram, outrora, um ponto alto no calendário do Cubal. Realizavam-se em barracas artesanais, construídas com esteiras, capim e cobertas por lonas, criando um ambiente rústico e acolhedor. O espaço festivo ganhava cor com muitos balões de papel e serpentinas (soutaches) a enfeitar o recinto. Eram momentos de convívio, celebração e reforço dos laços comunitários.

Os sorrisos espontâneos e a linguagem corporal dos presentes transmitem a leveza e a felicidade que se viviam nesses eventos. Nanda Valadas e Alcides, no centro da ação, personificam a juventude e a vivacidade da época.

Partilhamos esta preciosa recordação, gentilmente enriquecida pela memória de Fernanda Valadas, para celebrar os bons momentos que marcaram a história do Cubal e do Recreativo. Se tem mais histórias ou recordações destas festas memoráveis, convidamos a deixar o seu comentário! Vamos juntos preservar a memória coletiva do Cubal.


Ruca

2 comentários:

  1. Chico valadas, o rosto sorridente é do Luis Lírio que eractrpa no destacamento do Cubal na época.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo Chico. A tua mana confirmou-me agora mesmo, estamos juntos . ft abraço amigao . Ruca

    ResponderEliminar

Obrigado pelo contributo/comentário que será publicado brevemente.NÃO TE ESQUEÇAS DE INSERIR O TEU NOME.Abraço
Ruca