31 outubro 2025

⭐ Resgate Histórico: O cartão de Sócio N.º 523 do Clube Beneficente e Recreativo do Cubal

(Imagem: Cartão de Sócio N.º 523 do Clube Beneficente e Recreativo do Cubal, enviado por Carlos Monteiro)

O nosso amigo Carlos Monteiro presenteia-nos hoje com mais uma preciosa memória cubalense e um pedaço da história da sua família!

Trata-se do cartão de Sócio N.º -523- do histórico **Clube Beneficente e Recreativo do Cubal**, pertencente ao seu pai,  Antonio Saraiva da Fonseca Monteiro.

Este singelo, mas riquíssimo, documento transporta-nos de imediato para a **vida social e comunitária do Cubal de outros tempos**. O Clube, enquanto ponto de encontro e coração das atividades recreativas e beneficentes, era um pilar essencial na nossa "Terra Amada". É um vislumbre autêntico do que era fazer parte da sociedade cubalense.

O Carlos Monteiro partilha connosco uma curiosidade que a história, agora partilhada, nos ajuda a corrigir e a recordar com um sorriso: apesar do registo oficial no cartão indicar "Conceição," o apelido correto do seu pai era, na verdade, **Fonseca**. Pequenos lapsos que não diminuem o valor desta relíquia!

Grato pela partilha deste documento que enriquece o nosso blogue **CUBAL Angola Terra Amada**!


📢 Memórias Cubalenses: O Passado Vive no Presente!

Este cartão de sócio do Clube Beneficente e Recreativo do Cubal, que nos foi carinhosamente enviado pelo Carlos Monteiro, é mais do que um pedaço de papel: é um **tesouro da nossa história coletiva**.

✨ Apelo à Comunidade Cubalense:

O blogue **CUBAL Angola Terra Amada** existe para todos nós! Assim como o Carlos Monteiro, convidamos cada um a abrir as suas gavetas e baús de recordações.

  • Tens **fotografias antigas** do Cubal?
  • Tens **documentos, postais, ou bilhetes de eventos** da nossa terra?
  • Tens **histórias, lendas, ou poemas** que marcaram a tua vida no Cubal?

Partilha-os connosco!

A tua contribuição é **vital** para mantermos viva a chama do Cubal e para construirmos, juntos, o mais rico e completo arquivo de memórias da nossa Terra Amada.

Obrigado, Carlos Monteiro, por este incentivo! **

Junta-te a nós, e partilha a tua história!**

Saudações Cubalenses!

Sem comentários: