13 janeiro 2026

O rosto de quem nos ensinou a ler o mundo: Os professores da Escola Primária 40 - ano finais anos 60 ?

O rosto de quem nos ensinou a ler o mundo: Os professores da Escola Primária  40 - c. anos 70

Cedência e identificação: Prof. Bia - Olívia Lemos Borges | Restauro digital: Blogue Cubal Angola Terra Amada!

Há tesouros que ficam adormecidos nos recantos dos nossos arquivos digitais, à espera do momento certo para verem novamente a luz do dia. Foi exatamente isso que aconteceu com esta fotografia, uma partilha preciosa que a professora Bia Olívia Borges (Abreu) fez, gentilmente, com a nossa comunidade há algum tempo.

Hoje, depois de um cuidado trabalho de restauro para devolver a nitidez aos rostos que tanto nos dizem, trago-vos esta imagem que é um verdadeiro documento histórico do nosso Cubal. Estamos, segundo a nossa leitura, no início da década de 1970, no pátio da emblemática Escola Primária n.º 40.

Olhar para esta fotografia é recuar a um tempo em que a profissão de professor se vestia de uma dignidade quase palpável. Não é apenas uma foto de grupo; é um desfile de elegância e brio. Observem os padrões dos vestidos, desde os geométricos audazes aos florais delicados, os penteados cuidados e aquela postura serena de quem sabia ter nas mãos a responsabilidade de moldar o futuro da terra.

Graças à memória viva da nossa comunidade, e em especial à colaboração da Prof Olívia Lemos Borges, conseguimos hoje identificar todos estes rostos que marcaram gerações. É com emoção que completamos este quadro de honra:

Em pé, da esquerda para a direita:
Prof. Leonel Teixeira, Prof.ª Jacinta Ramos van der Kellen, Prof.ª Lurdes Vilares (esposa do Presidente da Câmara), Prof.ª Nazaré Miranda, Prof.ª M.ª Helena Sousa, Prof.ª Filó Carvalho, Prof.ª Antonieta Condesso e Prof.ª Esmeralda.

Sentadas, pela mesma ordem:
Prof.ª Olívia Borges Abreu (Bia), Prof.ª Ana Maria Paulista, Prof.ª Anizabel Cabral e Prof.ª Olga Santos (Olguinha).

Este registo vem dar continuidade à nossa viagem pela memória do ensino no Cubal, juntando-se aos testemunhos que temos vindo a publicar sobre o legado inestimável destes mestres. Eles foram os pilares da nossa educação, numa altura em que a escola era, muitas vezes, a nossa segunda casa.

Para reverem outros capítulos desta nossa história, convido-vos a visitar os seguintes apontamentos:



Fiquem atentos, pois a seguir a este momento solene dos mestres, traremos a alegria dos alunos num momento de lanche, continuando a escrever, página a página, o livro de memórias da nossa terra.

-Ruca

💬 Comentários e Memórias

1 comentário:

POR FAVOR IDENTIFICA-TE COM O TEU NOME OU ALCUNHA.Abraço
Ruca