18 abril 2025

Instituto Liceal do Cubal: rostos e histórias de um tempo (Parte I)

 


O Instituto Liceal do Cubal, imponente na sua traça, ergue-se nesta fotografia de 1963, como um farol de conhecimento num período de grande desenvolvimento para a região. A sua arquitetura moderna e funcional era o reflexo da aposta na educação das jovens gerações do Cubal. Esta imagem capta a solenidade do edifício, que marcou a paisagem e a vida da comunidade local.


Na escadaria do Instituto Liceal do Cubal, neste dia de 16 setembro de 1965, um grupo de jovens estudantes oferece-nos um sorriso aberto. Da esquerda para a direita, vemos o Celso Rogério, com uma pose relaxada, depois o Silva (Karivera) sentado, com o seu sorriso inconfundível. Mais acima, o Luciano Ferreira, de óculos, espreita por entre os colegas. Do lado direito, a Nanda, a Palmira, a Marília e a Olga surgem lado a lado, contagiando-nos com a alegria dos seus tempos de liceu. Esta fotografia é um retrato de convívio e da camaradagem que unia estes jovens nas paredes do seu liceu.


Celso Rogério,  o João Silva (Karivera) sentado, com o seu sorriso inconfundível. Mais acima, o Luciano Ferreira


Nanda, a Palmira, a Marília e a Olga


Esta terceira fotografia, tirada também a 16 de setembro de 1965 nas escadas do Instituto Liceal do Cubal, mostra-nos um trio de estudantes num momento de pausa. À esquerda, a Nanda sorri com uma energia contagiante. No centro, o Bernardino abraça as colegas pelos ombros, num gesto de amizade. À direita, a Marília completa o grupo com um olhar sereno. A imagem transmite a vivacidade e os laços fortes que se criavam no ambiente estudantil do Cubal.


Nanda , o Bernardino, a Marília 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo contributo/comentário que será publicado brevemente.NÃO TE ESQUEÇAS DE INSERIR O TEU NOME.Abraço
Ruca