As fotos partilhadas pelo João Palmeira irradiam a atmosfera vibrante das Festas da cidade do Cubal em 1967. Em destaque, a elegante e desportiva seleção de futebol de salão do Lobito, especialmente convidada para abrilhantar as festividades. No meio dos jovens atletas, reconhecemos as figuras mencionadas por João Palmeira, o guardião das redes desta equipa memorável.
Na fileira de cima, o olhar do 'grandão' Edgar sobressai, imponente. Ao seu lado, Sequeira, com os seus característicos óculos, surge na fileira de baixo, denotando concentração. E claro, o próprio João Palmeira, o guarda-redes que nos recorda este momento, certamente cheio de orgulho por defender as cores do Lobito. (alguém consegue identificar os jogadores?)
Mas a estrela maior desta equipa era, sem dúvida, Edgar. Já com um nome firmado em várias seleções, na altura demonstrava o seu talento também nos relvados do futebol de 11, no Lobito Sports Club. Esta imagem captura um instante de união e expectativa antes dos jogos e da confraternização que se seguiria no clube.
No centro da imagem, podemos identificar alguns dos rostos que vimos na fotografia da equipa, agora sorridentes e descontraídos, desfrutando da hospitalidade cubalense. As garrafas nas mãos de alguns e os olhares trocados sugerem um ambiente festivo e acolhedor. É visível a camaradagem entre os jogadores visitantes e os membros do clube local, unidos pelo espírito das festividades e, certamente, pela paixão pelo desporto. Este era o espírito da época, onde o convívio e a celebração eram tão importantes quanto a competição
Esta última fotografia expande o nosso olhar sobre a celebração no clube, revelando um ambiente ainda mais abrangente de camaradagem. Vemos um grupo maior de pessoas, incluindo os jogadores do Lobito e os seus anfitriões Cubalenses, lado a lado, a partilharem momentos de convívio e boa disposição.
Os sorrisos nos rostos e a proximidade entre as pessoas demonstram a atmosfera acolhedora e festiva da ocasião. É notável a integração dos visitantes do Lobito na comunidade Cubalense, transcendendo a rivalidade desportiva e celebrando a união através das festividades da cidade. Esta imagem final é um testemunho do espírito de comunidade e da alegria que marcaram as Festas do Cubal em 1967, onde o desporto serviu como um elo para fortalecer os laços entre regiões vizinhas como o Cubal e o Lobito.
Imagens: João Palmeira
Texto: Ruca com indicações do João Palmeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo contributo/comentário que será publicado brevemente.NÃO TE ESQUEÇAS DE INSERIR O TEU NOME.Abraço
Ruca