![]() |
Esta fotografia, tirada do quintal da tua família Valadas, é daquelas que nos faz parar e pensar. Olhem só para a cena: aquela carroça, puxada por uma junta de bois, com um homem a guiá-los e outro ali ao lado. É o dia a dia, a vida a acontecer, num ritmo que hoje nos parece quase de outro mundo. Faz-nos lembrar de como as coisas funcionavam, de como a força animal era tão essencial, de um tempo mais lento, mais ligado à terra. É a essência do Cubal daquelas décadas de 40 e 50 a manifestar-se ali, à nossa frente.
E ao fundo, meus amigos, lá está ele, o edifício que foi ponto de referência! A residência e o comércio do Senhor Emídio de Lemos, o pai do nosso Zé Lemos, um nome que tantos de nós conhecemos e respeitamos. E depois, como a vida muda, aquele espaço transformou-se na Gardénia de Rodrigues e Viana. É incrível como um único enquadramento nos pode contar tantas histórias, tantas transições de um mesmo lugar.
É por isto que adoro estas partilhas, Nanda. Não é só uma foto antiga; é um pedaço da nossa história, da nossa infância, das ruas que pisámos. É o Cubal que temos no coração, ali, vivo e presente. Muito obrigado por nos continuares a dar estes presentes visuais!
NB. caso verifiquem alguma incorreção, datas etc. avisem-me . Obrigado
Ruca
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo contributo/comentário que será publicado brevemente.NÃO TE ESQUEÇAS DE INSERIR O TEU NOME.Abraço
Ruca