28 fevereiro 2025

Cubal, terra de talentos: O desporto em destaque no Jornal de Benguela

Este artigo de 27.03.1969 resgata a memória de um tempo em que o desporto cubalense pulsava com vitalidade e paixão. O entusiasmo de Novais da Silva (que já havia residido no Cubal)  ecoa até hoje, inspirando-nos a valorizar o potencial desportivo da nossa terra e a cultivar o espírito de união que ele tão bem descreveu. Que a história do Recreativo do Cubal e de suas atletas talentosas nos inspire a construir um futuro ainda mais promissor para o desporto cubalense.
Texto: Ruca
Acervo : Fernanda Valadas

"Por mais de uma vez nas colunas deste jornal e de outros órgãos da Informação da Província, ventilámos a possibilidade do Cubal estar presente na vida Desportiva em que se integra.

O facto, de por várias vezes termos sido residentes da terceira cidade do Distrito de Benguela, tem-nos proporcionado a oportunidade de aquilatarmos do valor desportivo do Cubal. Portanto, foi com grata satisfação que lemos a notícia que este jornal publicou numa das suas últimas edições, de que o Clube Recreativo do Cubal ia participar com uma equipa sua, no campeonato distrital e até possivelmente no torneio de Abertura, que terá início no próximo domingo.

Do valor e possibilidade do Cubal, nunca duvidámos. Rapaziada esfuziante e que gosta da sua terra não lhe falta. Gente com capacidade para orientar o seu Desporto, também felizmente por lá existe. E não é só em futebol, que a cidade do Cubal pode estar presente nas provas do seu distrito. Também em outras modalidades o Cubal pode ter presença válida e valorosa, e daqui estamos a recordar uma equipa de basquetebol feminino, que começámos a germinar naquela cidade, e onde se estavam a revelar jogadoras de muito apreciável nível técnico. Podemos afirmar que moças como Fernanda Silva, Fernanda Valadas, Lília, Rosa e outras de que de momento não temos presente os seus nomes, seriam valores positivos do nosso basquetebol feminino, se lhes fosse dada oportunidade de competirem a sério, em provas oficiais.

Mas o assunto, agora não é basquetebol, mas sim futebol, o desporto das multidões. O Recreativo vai dar o arranque. A cidade do Cubal tem o dever de estar presente no campeonato do seu distrito e como tenacidade não falta às gentes cubalenses, por que não na prova máxima da Província?

Porém, faço daqui um pedido a todos os cubalenses. Nada de politiquices clubistas. Uma equipa, mas válida. Neste caso, que envergue a camisola do Recreativo, mas que para além de simples equipa de clube, seja a verdadeira representação de uma cidade, estuante de vida e de querer. Nada de dispersão de valores. O Recreativo deu o pontapé de saída. Que todos os cubalenses se juntem em volta da bandeira do mesmo. Se todos forem unidos e derem o seu contributo sincero, desde já podemos afirmar: temos equipa para largos voos.

Portanto, amigos do Cubal: corações ao alto e lembrem-se do velho ditado: «A união faz a força».

NOVAIS DA SILVA"



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo contributo/comentário que será publicado brevemente.NÃO TE ESQUEÇAS DE INSERIR O TEU NOME.Abraço
Ruca