27 janeiro 2010

Variante do Cubal

Variante do Cubal

O comboio chegou ao Cubal em Junho de 1908, proveniente do Lobito e continua a ser o percurso. Vamos viajar um pouco sobre a história da Variante Cubal: o terreno acidentado e árido colocava problemas técnicos de difícil solução. Ao quilómetro 54, por exemplo, foi necessário utilizar um complicado sistema de cremalheiras, porque, em dois quilómetros de percurso, o comboio passava da cota 97, no Lengue, para a 236, em São Pedro.
As cremalheiras foram abandonadas em 1948, com a construção da variante do Lengue. Em 1972, foi iniciada a construção de um novo trajecto entre o Lobito e o Cubal, que ficou concluído em Outubro de 1974 – a variante do Cubal.
A distância entre o Lobito e o Cubal passou de 197 para 153 quilómetros. O número de curvas, de 415 para 122 e o raio mínimo, de 100 para 350 metros. Em 31 de Dezembro de 1974 o CFB possuía 103 locomotivas a vapor. Doze anos depois, a 30 de Junho de 1987, só 16 se mantinham operacionais. As primeiras locomotivas diesel foram adquiridas em 1974.
O troço Lobito-Cubal, após muitos anos de interrupção, foi reinaugurado no dia 18 de Dezembro de 2004, mas só arrancou definitivamente em Julho de 2005 devido a obras de manutenção e restauro da ponte sobre o rio Halu, a 79 quilómetros da cidade do Lobito, com cerca de 300 metros de comprimento e 10 de largura. A circulação dos comboios faz-se agora três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas.

in Jornal de Angola Online´
Extraído do artigo com o título:
"Universidade leva progresso ao Centro e Sul"
27Jan2010


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