24 agosto 2009

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - António João L. Oliveira Pinheiro

Nasci no Cubal a 29 de Janeiro de 1958, numa fazenda de sisal da família Lara, onde o meu pai foi médico durante pouco tempo.
Se houver alguém que me possa dar pistas sobre a localização da tal fazenda, ficarei eternamente grato.
Em Outubro vou fazer a minha 1ª viagem a Angola, depois que de lá vim em 1961 (Abril) e vou tentar descobrir o local em que nasci.
Lembro-me que o meu pai se referia ao local da fazenda como " Bembassoco". Este nome diz-vos alguma coisa?
António João L. Oliveira Pinheiro

ajoaopinheiro@gmail.com

3 comentários:

Bernardete disse...

Olá António João L. Oliveira Pinheiro, sou a Bernardete, não nasci no Bembassoco mas vivi lá a minha infância e grande parte da adolescência. O meu pai trabalhou nessa fazenda que pertenceu à Companhia de Açúcar de Angola e que era conhecida por Fazenda Marco de Canaveses e cujo nome nativo era Bembassoco.Ficava entre o Cubal e a Ganda, mais ou menos a 20km do Cubal. Quando se ia do Cubal para a Ganda e se chegava à estação do Marco, havia um desvio à direita da estrada principal que ia em direcção à povoação da fazenda.Antes de chegar às habitações tinha que se atravessar uma ponte sobre o rio Cubal.Desejo-te boa viagem, tira fotos e envia-as para o blog para podermos reviver tempos passados.Quem me dera poder lá ir.Talvez um dia lá vá, a esperança, é a última a morrer.Pelo que dizes,penso que te conheci assim como os teus pais e irmã. Espero ter ajudado.Um abraço para ti e outro para todos os cubalenses.Bernardete

Rui - "Ruca" disse...

Olá Maria Bernardete e António João,
Tenho indicação que o termo correcto da povoação é Membassoco . Se o António João levar um GPS poderá colocar as seguintes coordenadas:

latitude: 12°58'0.03"S
longitude 14°23'0.01"E

-12.96667 / 14.38333

Obrigado pela V. participação e ao António quando regressar dessa planeada viagem, aqui aguardamos testemunhos da mesma. Um boa viagem. abraços Ruca

Paulo Couto disse...

Boa tarde Bernardete e restantes interessados neste espaço.
Eu não sou Angolano, no entanto estou em Angola à 5 anos, é já uma paixão.
Acontece que sou do Marco de Canaveses em Portugal.
Esta localidade em Portugal ou alguém oriundo dela tem algo a ver com o nome da Fazenda Marco de Canaveses ou com aquele local.
Eu sstive lá no passado sabado , tentei saber ,mas não consegui, tenho procurado e vi este blogue
Agradeço a vossa ajuda
Obrigado
Paulo Couto